O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) revogou a prisão preventiva do militante sem terra José Rainha Júnior, líder da Frente Nacional de Lutas (FNL). A 13ª Câmara Criminal do TJ-SP proferiu a decisão na segunda-feira 12, em caráter liminar.
Em fevereiro deste ano, Rainha coordenou diversas invasões de fazendas no Pontal do Paranapanema, no extremo oeste de São Paulo. Ele contou com a ajuda de Luciano de Lima e Cláudio Ribeiro, outras duas lideranças da FNL.
Leia mais: “O MST agoniza”, reportagem de Edilson Salgueiro publicada na Edição 115 da Revista Oeste
Os três militantes estavam presos desde 4 de março deste ano, no Centro de Detenção Provisória de Caiuá (SP). Eles são acusados de extorquir produtores rurais para não invadir suas propriedades.
O “Carnaval Vermelho”, nome dado à onda de invasões, foi a primeira manifestação dos sem-terra durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva. Os militantes reivindicam áreas devolutas do Estado para a implantação de assentamentos da reforma agrária aos sem-terra.
Justiça libera José Rainha, na mira da CPI do MST
A decisão liminar do TJ-SP ocorre em meio à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Rainha participou do grupo invasor durante décadas.
Recentemente, em uma das primeiras diligências da CPI do MST, os membros do colegiado foram até uma fazenda no município de Rosana, no interior de São Paulo. Ali encontraram os estragos causados pela FNL, responsável pela invasão da propriedade.
Leia também: “A guerra contra o agro”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 165 da Revista Oeste
No local, os oito deputados federais que participaram da diligência relataram que os moradores vivem em condições “sub-humanas”.
“Vimos ‘barracos’, pessoas e crianças morando em condições sub-humanas”, explicou o deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS). “Segundo a Justiça, se o produtor rural deixar seus trabalhadores nessas condições, ele se torna um autor de trabalho análogo à escravidão.”
Na fazenda, o parlamentar gravou o que seria um “centro de reuniões”, com fotos e frases de grandes líderes da esquerda estampados nas paredes, como Che Guevara, Vladimir Lenin e Karl Marx.
Leia mais: “Sem terra e sem lei”, reportagem de Joice Maffezzolli e Artur Piva publicada na Edição 156 da Revista Oeste
Isso não se chama “justiça”. Isso é um bando de criminosos de toga ditando os rumos de nosso país.
Soltou para “Fugir” esse bandido ele é um arquivo vivo preso, pra virar um arquivo solto e morto e questão de tempo.
Soltou para “Fugir” esse bandido e um arquivo vivo preso, pra virar um arquivo morto e questão de tempo.
TARCISIO TEM DE RETIRAR TODOS ESSES DESEMBARGADORES E JUIZES BANDIDOS… MAS…. Tarcisio nem limpou a Tv CULTURAL das pessoas nefastas e comunista que lá estão encasteladas…
VAI SER OUTRO BOZO TARCISIO…sem coragem??! Olha no que deu a covardia do BOZO…não dá para fazer acordos com bandidos de TOGA. ou esquerdalhas
Está na hora de TODAS as PM do Brasil se juntarem e darem um PAU nesses PERFIDIAS das Forças Armadas Brasileiras viu…TUDO ISSO por serem covardes e traidores.
O BRASIL É UM NARCOESTADO COMUNISTA
Vai sair com tornozeleira ou é somente para quem pratica atos antidemocráticos? Afinal, invasões de propriedade, chantagem e outros crimes contra a sociedade não são antidemocráticos?
Esse pessoal está forçando a barra faz tempo , eles ficam provocando os fazendeiros e produtores rurais com essas intimidações , ameaças e invasões esperando surgir uma reação violenta por parte desses fazendeiros e do agro , para tentar justificar sua narrativas furadas , e o pior é que tem o apoio desse desgoverno .
Esse pessoal do mst não está levando em conta que se começarem reações violentas e armadas o bicho vai pegar e eles não vão conseguir segurar a barra porque quando começa uma coisa dessas nunca se sabe quando e como vai acabar .
Eles estão desrespeitando o ditame básico que diz……. “quem procura acha” , ou aquele que diz ….”tome cuidado com o que deseja , pois voce pode conseguir”.
E se isso começar a acontecer no campo não será a policiazinha federal , e nem esse exercito incompetente e muito menos o stf com o tal ” prende e arrebenta” que vão dar fim nisso com facilidade.
Tomara Deus que todos envolvidos nessa causa tenham o bom censo do comedimento para o bem do próprio país , e não digam …..”pior que isso não vai ficar”,,,,,, porque pode ficar sim.
Mais um bandido solto pela justiça brasileira.
Extorsão é prerrogativa do MST. Trabalho escravo também.
O que a justiça ganha com isso ? Nada.
O que o Brasil ganha com isso ? Nada.
Bandido e vagabundo!! Esse país eh uma piada!
Isso daí não tem jeito. Quem se sentir prejudicado por essa escumalha só tem duas saídas: Ou abandona a atividade laboral e muda de local ou toma outras providências mais definitivas contra esses marginais. Quando a justiça falha ou toma um certo partido, sobrevém o caos, a baderna.
Existe um princípio na Medicina de que veneno se combate com outro veneno, simples assim. Se alguém não está disposto a aplicar esse tipo de tratamento, que abandone o local.
Decisao completamente coerente com o novo modelo judicial com que teremos que nos acostumar. Bandido na rua, gente honesta na cadeia.
Pais de instituiçoes nojentas.
Anotem. Ele será convocado para depor na CPI do MST para detonar o agro, como se o tamanho do produtor rural seja qualificativo para ser eficiente, ou não. A sorte é que existem fatos PROBATÓRIOS para mandá-lo de volta para a cadeia.
E O DANIEL MONTEIRO , O CACIQUE SERERE , O GABRIEL MONTEIRO ,OS 1200 PRESOS POR ESTAREM EM BRASILIA DIA 8 DE JANEIRO??? ABAIXO A DITADURA , RESPEITEM A CONSTITUIÇÃO
Hoje no Brasil, ser bandido e amigo do sistema é a melhor profissão. BRASIL, PARAÍSO DA CORRUPÇÃO.
Que justiça? São vermes esquerdistas que passaram em concurso público
Enquanto isso, 1300 trabalhadores continuam presos em Brasília desde 08 Janeiro…