O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) anunciou, nesta quinta-feira, 1°, que não está mais na disputa pela Prefeitura da cidade de São Paulo (SP). O parlamentar, que se colocava como pré-candidato, não teve o apoio público do União Brasil para a corrida eleitoral.
A legenda deve anunciar apoio a reeleição do prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB). No anúncio, Kim Kataguiri também informou que apoiará o emedebista para derrotar a “extrema esquerda” do deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP), candidato ao posto e apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Não desisti de disputar as eleições para a Prefeitura da cidade de São Paulo”, disse Kim Kataguiri. “Fui desistido e sabotado pelo meu partido, justamente em razão disso, é que não disputarei as eleições. A partir do momento que bati 9% na pesquisa Atlas, no final do ano passado ainda, parece que a minha candidatura não se tornou mais interessante para o meu partido.”
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Durante o pronunciamento, Kim Kataguiri ainda teceu críticas ao presidente do diretório municipal do União Brasil em SP, o vereador Milton Leite. Segundo o deputado, Leite “chegou a dizer que apoiaria até Guilherme Boulos ou o próprio nome” para a prefeitura, mas nunca mencionou seu nome.
“Não vou participar dessa armadilha que vai ser a decisão, que é um jogo de cartas marcadas do diretório municipal do União Brasil”, completou. “Meu partido preferiu ser coadjuvante, ser um ator menor em um jogo de terceiros em vez de ter o protagonismo próprio, uma candidatura própria”, continuou.
Kim Kataguiri se encontrou com Nunes antes de anunciar desistência
O deputado informou ainda que o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), intermediou um contato entre ele e o emedebista. Ambos se encontraram e, conforme Kataguiri, Nunes se comprometeu a apoiar e a adotar duas propostas do seu plano de governo. São elas:
- Investimento na vacina contra o craque e a cocaína;
- Projeto sonho grande, que leva os melhores alunos da rede pública para visitar a Nasa;
“Entendo que precisamos construir uma frente ampla contra o extremismo autoritário de Guilherme Boulos”, explicou Kim Kataguiri.
“Estive recentemente com Nunes e ele se comprometeu a apoiar e a adotar, em seu plano de governo, duas propostas principais e muito relevantes para mim, do meu plano de governo, e que vão ser encampadas por ele”, continuou.
Ótimo!
Um aventureiro a menos para dividir votos e confundir a cabeça do paulistano…
Segundo Paulo Kogos, o União Brasil aceitou a candidatura dele a vereador pelo partido, em troca de deixar de apoiar Kim Kataguiri para prefeito.
Kataguiri se faz de inocente.
Esse União Brasil é useiro e vezeiro nessa prática de boicotar os candidatos. Em 2022 ele puxou o tapete de Sérgio Moro por causa de dinheiro. É mais um partido usado para enriquecer seus dirigentes, com o dinheiro do fundo partidário e da venda de vagas a candidatos.