O corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Felipe Salomão, afastou a juíza Gabriela Hardt, titular da 13ª Vara de Curitiba, nesta segunda-feira, 15. Gabriela foi responsável pela vara da Operação Lava Jato, em Curitiba, depois da saída do ex-juiz Sergio Moro do cargo.
Além dela, três magistrados que atuam no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A decisão do CNJ se dá com base em elementos da inspeção extraordinária sobre a condução dos processos da Lava Jato.
Saiba mais: “Lava Jato: decisão da Justiça dos EUA evidencia a ‘impunidade’ no Brasil, avalia Estadão“
Os desembargadores federais Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz e Loraci Flores de Lima, do TRF-4, e o juiz federal Danilo Pereira Júnior, atual responsável pela Vara da Lava Jato, foram afastados. Conforme o CNJ, a punição se dá porque eles descumpriram ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), conforme a decisão.
CNJ acusa juíza de Lava Jato de homologar fundo de recursos da operação
Ao passo que Gabriela homologou um trato, segundo avaliação do CNJ, que viabilizou a criação de um fundo privado da Operação Lava Jato.
O acordo do fundo privado ocorreu em 2019, entre o Ministério Público Federal (MPF), Petrobras e autoridades dos Estados Unidos. Com a homologação do trato, cerca de R$ 3,5 bilhões de multas e indenizações a serem pagas pela Petrobras a órgãos dos EUA iriam para o Brasil, e uma fundação privada ficaria encarregada de gerir esses recursos.
Leia mais: “‘TRE honrou os votos de quase 2 milhões de paranaenses’, diz Moro depois de ser absolvido”
No entanto, o acordo foi suspenso, ainda em 2019, pelo ministro do Alexandre de Moraes, do STF. O magistrado ainda determinou o bloqueio dos valores depositados pela Petrobras, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Conforme o corregedor do CNJ, identificram-se “diversas irregularidades e ilegalidades ocorridas nos fluxos de trabalho” durante diversas investigações e ações penais da Lava Jato.
Confira: “Juíza Gabriela Hardt deixa a Lava Jato”
Salomão cita o procedimento como “instaurado de ofício e com grau máximo de sigilo” sobre repasses de valores depositados em contas judiciais à Petrobras, decorrentes dos acordos de colaboração premiada e de leniência homologados na vara.
Conforme a decisão do corregedor, a juíza admitiu ter discutido previamente decisões com integrantes da extinta força-tarefa.
Descumprimento de decisões do STF
O corregedor analisou as condutas dos desembargadores Thompson Flores e Loraci de Lima e do juiz Danilo Pereira Júnior por determinação do ministro Dias Toffoli, do STF.
Os três teriam burlado determinação do STF ao aprovar a suspeição do então juiz da Lava Jato Eduardo Fernando Appio. Loraci determinou a suspeição, referendada pelos outros dois. Na época, Pereira Júnior atuava como juiz convocado na 8ª Turma do TRF-4.
Leia mais: “PT anuncia que vai levar ação contra Moro ao TSE”
O relatório preliminar da inspeção revelou que houve uma “gestão caótica” nos valores dos acordos de leniência e delação premiada relacionados à operação.
Em contrapartida, de acordo com a emissora CNN Brasil, Moro afirmou que não houve identificação de nenhum desvio de recurso em 60 dias de correição da 13ª Vara pelo CNJ. Sobre os acordos de leniência, ele alegou que, antes da homologação, a aprovação deles sempre passava pelo MPF.
+ Leia mais notícias da Política em Oeste
Muito honesta, não serve.
Parece que esse iluminado juiz, apesar da origem, entende muito de trâmites judiciais e poderia ensinar o st4 a fazê-lo corretamente, sob pena dos infratores serem sumariamente afastados. Ultimamente têm quebrado todos os protocolos para condenar rapidamente, mesmo sem provas ou direito de defesa, de vários emboscadas e traídos no dia 8/01, por puro ódio e vaidade. Se sabem passar a limpo todo o trabalho da juíza que condenou um ladrão, a ponto de a afastarem, poderiam fazer o mesmo naquela que seria a suprema.
Esses bandidos vão afastar todos os juízes, promotores e desembargadores que condenaram os corruptos petistas. Pro lugar desses que eles estão tirando vão nomear outros pertencentes ao esquema vigente.
É a ditadura promovendo sua vingança.
è só a sequencia da operação desmanche lavajato. No final, vão concluir que não houve robalheira na Petrobras, que foi tudo invenção com documentos falsificados, e todos serão indenizados pela União. Brasil definitivamente é pais da corrupção e da impunidade.
Salomão fdp, corruPTista, vagabundo, escória, bandido, pilantra, LAMBE ROLA do Luladrão, vc está entrando num terreno que vc não conhece, não queira agradar o bandido Luladrão, o povo brasileiro de verdade conhece bem vcs, A GUERRA CIVIL VAI TE PEGAR E NEM VAI DAR TEMPO DE FUGIR PRA CUBA QUE O PARIU. EU VOU PARTICIPAR, TENHO 72 ANOS E QUERO VER MEU POVO LIBERTO DE VCS DITADORES E GENOCIDAS.
Essas manobras nada tem a ver com os processos em curso e sim sã9o apenas manobras politiqueiras. Qual o efeito prático disso, eu não sei. Destruir os processos, eles não podem, Então é só pura politicagem e perseguição de magistrados.
Missão dada, é missão cumprinda… Enquanto isso o Brasil afunda mais.
O Salomão da Bíblia era um homem sábio, já o Salomão do CNJ não sei não, está seguindo o mesmo caminho do Benedito, ordem dada ordem cumprida……..ninguém merece isso. Brasil sil sil………..
A bandalheira dessa corja de esquerda não tem limites.
Está mais do que na hora de promovermos uma paralisação geral, e a suspensão do pagamento de DARFs e demais tributos por tempo indeterminado.
Tudo o que se coloca contra a Lava Jato é, no mínimo, suspeito. Vindo então do des-governo aí é descrédito total, vingança pessoal.
Graças a Elon Musk, toda esta perseguição já é conhecida pelo mundo inteiro. Dia 21 haverá um movimento no RJ, maior que o da Avenida Paulista. Será o início da virada.
Todos estes petistas, travestidos de “magistrados” vão pagar caro.
A direita voltará ao poder e estes vermes vão ter que fugir do país. A começar pelo verme mor: Alexandre Pica de Moraes.
CNJ ou CNI ? Conselho Nacional de INJUSTIÇA! SALOMÃO O REI DA PERSEGUIÇÃO, VERGONHA NACIONAL!
O que eu acho é que a desconstrução de uma operação como a LJ deveria vir a público com todos os detalhes.
Vamos morrer sem saber de nada.
É mais do mesmo, judiciário brasileiro virou a casa da tia Carmem, só tem put_
Todos os implicados na prisão do pai dos pobres estão perdidos. Essa juíza terá que fugir para Miami e se juntar à ex-juíza Ludmila e ficar sócia da juíza Ludmila Lins Grilo.
digo ficar sócia da agora advogada Doutora Ludmila Lins Grilo.
Conselho nacional da Vergonha !
Mais um dia na vingança do cachaceiro.
A bolada nao foi dividida…problema serio.
Impressionante. A turma quer mudar o passado de qualquer jeito. Daqui para frente nenhum juíz vai se atrever a colocar corrupto na cadeia. Futuro muito triste para o país. Quem vai confiar na justiça para qualquer caso.
A vingança dos corruptos não para. Querem dizer que todo o dinheiro devolvido aos cofres públicos, todos os acordos de leniência, tudo o que puniu corruptos e corruptores, não existiu, era ilegal. A impunidade descarada na Bananlândia, graças aos bandidos e corruptos de sempre. Vem, Elon Musk, expõe as vísceras podres deste sistema, quem sabe assim haja alguma reação. Se depender do nosso congresso (Pacheco e Lira), nada será feito.
Só falta agora prender a Juiza e os desembargadores.
O que não duvido…
Não vão prender. Vai ser aposentadoria compulsória como da ex-juíza Ludmila Lins Grilo.