O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse em entrevista publicada neste domingo, 26, pelo jornal Correio Braziliense que a Lava Jato “era um projeto político de viés totalitário”. O magistrado é um crítico da maior operação de combate à corrupção no Brasil.
De acordo com Mendes, o período da Lava Jato foi o pior enfrentado por ele nos últimos 20 anos — o ministro chegou à Corte em junho de 2002, depois de indicação do então presidente da República Fernando Henrique Cardoso.
“Vieram as revelações da Vaza-Jato, um jogo combinado: denúncias que eram submetidas antes ao juiz. Aquilo saiu do status de maior operação de combate à corrupção para o maior escândalo judicial do mundo”, disse Mendes. “Mais do que um projeto político, a Lava-Jato era um projeto político de viés totalitário: uso de prisão para obter delação e cobrança para que determinadas pessoas fossem delatadas.”
O magistrado disse ainda que as normas impostas pela Lava Jato proibiam liminares ou pedidos de soltura de acusados em prisão provisória. Ele comparou o movimento jurídico com o Ato Institucional (AI-5), editado durante o regime militar.
“Tinha normas que praticamente proibiam o habeas corpus. Normas tão radicais quanto a do AI-5. Proibição de liminares e coisas do tipo. A Lava Jato era um projeto que ia para além das atividades meramente judiciais. E (os integrantes) passaram, também, a acumular recursos”, afirmou.
Gilmar Mendes está com covid-19
O ministro do STF está infectado pela covid-19, informou o jornal Estado de S. Paulo, neste domingo, 26. Mendes teve o resultado positivo detectado em exame de rotina antes de participar de um evento na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal. Com 66 anos, o ministro está com sintomas leves e não precisou ser hospitalizado.
Esse ministro é um gângster
Richard Seu cretino! Vem aqui com essas mentiras despejadas aos montes pra tentar limpar a barra daquele imundo ser satânico do Lula! Va de retro satanás!
Richard Seu jumentóide MAV PETISTA! Inventa, tira fora do contexto e vai ver se cola né seu ignaro cretino! Filho de satanás!
não consigo nem olhar na cara desse Ser.
Há sei, sei, aquele seu video onde você fala claramente dos vultuosos roubos do PT e do projeto para eles se perpetuarem no poder, o que mudou ? kkkkk, até quando vamos ter que aguentar isto.
Esse câncer, Gilmar Mendes, é muito pior que a COVID!
Se a COVID o levasse não faria falta nenhuma!
Coleguinha do aécim do pó
Vamos usar a lógica. Se o Gilmar vê similaridade entre os atos, quer dizer que a Lava Jato era o AI5 e os ativistas eram os petistas? Bom saber. Deveríamos ter corrigido naquela época. Não faz nal, dia 2/10 vem aí. “AI5”, nos ajude, URNAS LIMPAS.
Lembrando: FHC, Geraldo Brindeiro (já falecido), Renan Calheiros, Gilmar Mendes, entre outros, ainda é a gangue campeã de “engavetamento de processos de corrupção”… Gilmar Mendes é a metástase ainda resistente do cancro FHC, embora, até jornalistas renomados como, o brilhante Guilherme Fiuza, ainda se esforcem por atribuir ao ex-presidente, méritos que jamais lhe pertenceram (Plano Real, por ex.)… Pesquisem com isenção e encontrarão o contraditório… Chegarão, fatalmente, à figura do “Intelectual Orgânico” da Hegemonia cultural de Gramsci…
Nunca vi tanta mentira saindo da boca de juízes, principalmente da mais alta corte da justiça.
O 5TF virou o ministério da MENTIRA, só tem lixo humano. Que vergonha.
Tem que fechar essa possilga, só falam merda e trazem um perigo a estabilidade constitucional…
Haja cinismo …
Esse STF/TSE tem q ser fechado até julho, se não adeus reeleição, motivos tem de sobra..!! A começar pelo não cassação dos direitos politicos da Dilma, nem dá para enumerar tantos. Não por acaso foi solto o bandido de estimação.
Logo antes q seja tarde.
E o projeto político atual do STF? Sabemos muito bem qual é, só não enxerga quem não quer.
Apenas duas palavras: sem vergonha e ordinário e mais uma chorão
Finalmente algo sensato sai da boca de Gilmar Mendes, embora em parte. O AI-5 tinha também a finalidade de nos proteger contra criminosos além de terroristas e traidores, enquanto a Lava-Jato apenas se concentrava nos criminosos, o que, efetivamente, vez nossa Suprema Corte do órgão mais relevante de resistência a favor do crime organizado no País e, Gilmar Mendes, seu maior expoente!
As declarações de de Gilmar Mendes sobre a criação de um regime totalitário mais parece uma análise de como age o Supremo do qual ele faz parte dando aval a todas as decisões anticonstitucionais tomadas por seus colegas e por ele próprio,
Com efeito, todos os atuais integrantes do Supremo exceção aos dois últimos ministros começam a compreender que a situação desses nove é irreversível, ou pensam que depois da reeleição de Bolsonaro a vida segue como se diz? Tentaram de tudo para constranger o Presidente achando que o derrubariam, mas o povo a colheu Bolsonaro e a ele se juntou. Bolsonaro se reelege eo que vem depois não será nada bom para o Supremo.
A lava jato não inventou a corrupção, nem precisava. Quando os diretores e gerentes da Petrobras começaram a devolver os milhões de dólares acumulados não havia como esconder o gigantesco assalto feito na nossa maior estatal. Agora vem esse ministro com essa conversa mole de projeto autoritário, AI-5, etc. Tudo cortina de fumaça que não esconde a triste realidade do crime cometido.
Não foi esse sujeito que disse que o PT tinha montado um projeto de poder e instituído a cleptocracia? Segundo Gilmar, PT instalou um modelo de governança corrupta, definido pelo próprio ministro de “cleptocracia”, que significa estado governado por ladrões… É muita safadeza e mau-caratismo pro meu gosto…
Ok, Vossa Excelência, o Lava Jato tinha viés totalitário, obrigado pela sua opinião sobre o tema. Talvez em mil anos, com demência total, eu concorde com o senhor. Agora, fica impossível concordar.
Vai tomar no … boca de caçapa fdp.
Como pode um homem, sem preparo adequado, que despreza a população em geral, ser guindado à suprema corte? Devemos, como povo, ter cuspido em um santo, no passado recente….
Para nós leigo é complicado entender este processo, foi julgado em 3 instancias, todas condenatórias, anos mais tarde se deram conta que o CEP do tribunal julgador não era de sua competência. Voltou então para a estaca zero. Os historiadores terão que fazer malabarismo para explicar as gerações futuras todo este processo.
Há tá Richard, muito obrigado pela explicação então não teve corrupção. E quando é que vamos começar a devolver o dinheiro recuperado dela Lava a Jato?
E como você vai melhorar o STF que hoje é totalmente desacreditado?
esse verme cara de porco é a vergonha dos Brasileiros de bem !!!!
Boa tentativa, mas não vai colar.
O que espanta e foge a lógica, é que o Supremo deveria sempre manifestar-se pelo colegiado, ou seja, pelos onze ministros, por isso que o número é impar, e jamais individualmente. É muito poder para um só indivíduo. É uma irregularidade. Pura ditadura.
Esse personagem enlameia o Brasil. Devia ter vergonha na cara e renunciar ao mandato de juiz. É o mínimo que se espera.
Ficamos ouvindo esses imbecis a destilarem essas merdas…não dá nem pra comentar.
Em tempo.
Para antecipar a saída desta turma de safados, saiba votar em outubro, escolha bem seu candidato ao SENADO.
Só com o senado menos corrupto é que poderemos reverter as indicações de governos corruptos.
Não tragam este traste dinovo para a mídia, já basta o XANDÃO , e o BOCA DE VELUDO.
Este povinho me dá vômito!!
Toupeira de toga! Essa é a melhor definição de Gilmar Mendes!
Zero pessoas estão interessadas no que esse cidadão fala. Vai demorar ainda, mas esses cidadãos do STF terão aposentadoria antecipada.
a revista hoje colocou os presos do pt… o Gilmar Mendes faltou a respeito que irá inocentar todos?
ministro gilamar ( minusculas propositais):caso clássico de internação psiquiátrica para opinar o menos…
Projeto político de viés totalitário… Pois bem, me responda, Sapão, que corrente política da época da Lavajato estava no poder? Resposta óbvia: O PT/PMDB, qual outra corrente política que estava disputando o poder naquela época? Outra resposta óbvia: O PSDB, ambos sabidamente correntes de esquerda e aliados de bastidores sómente para manter as aparências. Então, senhor Sapão, me responda com sinceridade, se isso for possível à sua espécie: De onde poderia vir esse projeto totalitário? Do PT/PMDB? Do PSDB? De onde, Sapão? Não vá me dizer que era do deputado Bolsonaro, vaí?
Por evitar ler ou ouvir declarações dessa turma do STF, estou vivendo bem melhor e mais convicto que nem serão necessários “um cabo e um soldado”.
Estão em clara decomposição, são desconvidados, desmentidos, se enrolam a cada pérola midiática e seguem se apertando no próprio abraço de afogados.
Basta somente um tropeço do “Omisso Pacheco”.
CA-NA-LHA! Um milhão de vezes, CA-NA-LHA!
Esse sujeito, ou é muito canalha, ou é um doente mental!
Um dia teremos o prazer de ver esses “supremos” na cadeia.
É impressionante como distorce os fatos. E o Senado calado. #renovasenado22
Acuse-os daquilo que fazes! Eis a cartilha comunista bem aprendida pela militância judiciária.
TOTALITÁRIO foi o mimimi do juridiquês utilizado pelo senhor ministro EDSON FACHIN para libertar o ex presidente LULA, um ladrão e corrupto. Ora, ora, senhor GILMAR MENDES, pare com esse lero-lero porque a sua palavra não convence ninguém e não goza da credibilidade dos BRASILEIROS. Tem alguma dúvida sobre isso, senhor ministro? FAÇA UMA ENQUETE, SENHOR MINISTRO GILMAR MENDES. Encomende uma enquete a uma empresa que tenha credibilidade. E pergunte ao POVO BRASILEIRO qual é a confiança que ele tem no senhor e nos demais ministros do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
Richard o adorador de ladrões!
Jesuis!!!
O Richard, como todo esquerdopata, tem MATA-BURRO NA SINAPSE.
Sr. Richard, Fachin em primeiro lugar cometeu crime de lesa-pátria. Jamais poderia anular tudo, até pelo bom senso. A corrupção foi comprovada com documentos (lista da Odebrecht, arrependimento explicito, prisão de Presidentes em outros países que se beneficiaram com propinoduto, delações claras especificando detalhes como dos irmãos Batista da JBS e do próprio Palocci que levava dinheiro a Lula em caixas de sapato, etc, etc, etc), o País foi transformado no paraiso das empreiteiras, muito dinheiro foi devolvido e só de gente poderosa. O argumento do boca de sapo dizendo que as delações foram sob coação é ridiculo, pois todos os delatores eram pessoas esclarecidas e conscientes do que fizeram. Mas basta ter o cérebro do tamanho de uma ervilha pra entender o conteúdo, o objetivo e a forma como tudo foi feito. SE o CEP estava errado, tudo vai pra cidade certa e se continua de onde parou. Anulando tudo por motivo tão fútil e ainda mais que deixaram rolar quase 5 anos sabendo, é óbvio, que o cep estava errado porque não mudaram antes com uma simples medida administrativa? Simples: como não tinha como inocentar ninguém pois as provas eram claras, esperaram a prescrição. Anula-se tudo, até recomeçar, os crimes prescrevem ( com mais de 75 anos Lula tem seus crimes prescritos após apenas 5 anos) e o fascinora fica livre, não inocentado. Aí lava-se o cérebro da população insistindo que o meliante é inocente e, com o tempo, inocente ele será. Tudo o que foi feito, as diligencias da PF, a coleta de provas, as delações, os milhões devolvidos, a institucionalização da corrupção como politica de governo, tudo isso, com custo enorme pro País é jogado no lixo. O Sr. Fachin é um traidor da Pátria.
Um juiz isento, q se emocionou e chorou pelo trabalho insistente do advogado do Lulla. Um cara q luta pela volta dos mesmos. Aqueles, os quais direta ou indiretamente devolveram bilhões surrupiados da Petrobrás.
O senhor ministro GILMAR MENDES certamente enlouqueceu quando compara a LAVAJATO a um projeto totalitário. Totalitário, senhor GILMAR MENDES, é o comportamento dos senhores ministros do STF, inclusive o seu. A LAVAJATO, senhor ministro, foi uma réstia de luz no final de um túnel de CORRUPÇÃO SISTÊMICA NO BRASIL. Corrupção que não foi praticada por pé de chinelo ou ladrão de galinha, mas por AUTORIDADES e PODEROSOS. Por isto teve tanta repercussão e, por isso, gerou esse processo de DESCONSTRUÇÃO da credibilidade da lavajato, que culmina por tornar herói o bandido e transforma o bandido em herói. E tudo isto, infelizmente, conduzido por agentes do supremo tribunal federal, empenhados em fazer política ao invés de fazer justiça. Não tenho filiação partidária, senhor GILMAR MENDES. Sou um cidadão comum, trabalhador. Ganho o meu sustento com trabalho honesto. Não faço aconchavo e não fraudo os cofres públicos. Não roubo o dinheiro nem a riqueza do meu país. Portanto, posso dizer sem receio algum que não confio nos senhores agentes do supremo tribunal federal; não confio nos atuais ministros do supremo tribunal federal.
Ao contrário da afirmação de Gilmar, o desmanche da Lava Jato é que é um projeto autoritário. Basta ver os absurdos perpetrados por ele e seus colegas no STF, com inequívoco desrespeito à Constituição, prisões ilegais, desfaçatez com a imunidade parlamentar e até o inaceitável desrespeito com um indulto presidencial. Isto sim é um projeto autoritário! Operam para trazer de volta, o ladrão culpado das atrocidades que eles arranjaram um jeito de botar na rua. Gilmar não se envergonha. Nunca se envergonhará.
QUER DIZER ENTÃO QUE OS DESEMBARGADORES DO TRF-4, SEDE EM PORTO ALEGRE, TAMBÉM TINHAM UM PROJETO POLÍTICO DE VIÉS TOTALITÁRIO????? SERÁ QUE ESSA CRIATURA ACHA QUE OS CIDADÃOS CONTRIBUINTES AINDA ACREDITAM EM MULA
SEM CABEÇA, SACI PERERÊ, PAPAI NOEL E OUTRAS FANTASIAS??????
Boca de sapo safado!!!!
Mas enquanto a Lava Jato estava servindo aos interesses tucanos, o atual conselheiro do PT e ministro do stf nas horas vagas não criticava. Foi só o Bolsonaro correndo por fora desbancar o establishment comuno-petralha-tucano-corrupto-parasitário que o vigarista de Diamantino mudou de ideia.
Pensa q lá está por ser um magnânimo jurista.
Vive na ilusão narcisista e carente de amor próprio.
Ñ passa de uma besta quadrada lambedora de o… de políticos oligarcas.
#senadofederalcovarde
Engraçado, porque durante a operação lava jato não abriu a boca? O governo era do pt/mdb…….