Lava Jato: STF libera acesso de Lula a mensagens vazadas

Decisão favorável ao ex-presidente foi tomada por Lewandowski
-Publicidade-
O ex-presidente Lula contou com decisão favorável vinda do STF | Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert
O ex-presidente Lula contou com decisão favorável vinda do STF | Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert | lula - stf - lava jato - ricardo lewandowski

Decisão favorável ao ex-presidente foi tomada por Ricardo Lewandowski

lula - stf - lava jato - ricardo lewandowski
O ex-presidente Lula contou com decisão favorável vinda do STF | Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert
-Publicidade-

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá acesso às mensagens trocadas por autoridades ligadas à Lava Jato e que foram salvas no âmbito da Operação Spoofing. A decisão favorável ao petista foi tomada pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). O parecer foi divulgado na tarde desta segunda-feira, 28.

Leia mais: “Fux demite funcionário que pediu ‘reserva’ de vacinas”

Com a decisão do STF, os advogados de Lula poderão ver conteúdos originalmente trocados de modo privado entre autoridades por meio do aplicativo Telegram. Há conversas que envolvem procuradores da Lava Jato e o ex-juiz federal e ex-ministro Sergio Moro. Parte do material deixou de ser privada após criminosos virtuais invadirem os aparelhos celulares dessas autoridades e vazarem conversas a um blog.

“Compartilhamento das mensagens informais trocadas no âmbito da força-tarefa Lava Jato”

“Diante da verossimilhança da alegação e tendo em conta o direito constitucional à ampla defesa, defiro, por enquanto, sem prejuízo de providências ulteriores, o pedido deduzido pelo reclamante [Lula]”, afirma Lewandowski em trecho de sua decisão. “[Determino] o compartilhamento das mensagens informais trocadas no âmbito da força-tarefa Lava Jato, encontráveis nos arquivos arrecadados ao longo da Operação Spoofing“, prosseguiu o ministro, que chegou ao STF em 2006 após ser indicado pelo então presidente Lula.

Prazo

Ricardo Lewandowski ainda afirmou que sua decisão em favor de Lula deve ser cumprida em até dez dias. Dessa forma, ele orienta a Justiça do Distrito Federal a pedir apoio à Polícia Federal para liberar os arquivos das conversas salvas pela Operação Spoofing. De acordo com o ministro, o material soma aproximadamente 7 terabytes de memória.

Mais: “Para onde vai o Supremo”, matéria de capa da Edição 31 da Revista Oeste

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

18 comments

  1. Lewandowski representa o que de pior temos como cidadão, quanto mais como um membro de um dos três Poderes.
    Para todos nós brasileiros, vale o que está nos autos, mas para os seus comparsas e cúmplices, qualquer evento, fala, pensamento, suposição ou sonho, é para se tornar mais prova do que aquilo que se encontra nos autos!
    Até quando vamos pagar um limitado inescrupuloso e lesivo cidadão como esse para nos prejudicar?

  2. E ainda vão dizer que a culpa é de Bolsonaro. Cadê o tal do Fux para fazer o que fez com Marco Aurelio quando soltou o Andre do Rap?. Não vai imediatamente impedir essa baderna?. Isso ai é uma Corte de Justiça? Ninguém combate as Instituições, combatemos ministros sem caráter que legislam, decidem o que querem a ponto de cometer o absurdo de declarar inconstitucional a Lei do voto impresso, por “violação do sigilo e liberdade do voto”. Provavelmente pensaram que o voto impresso seria levado para casa pelo eleitor ou agiram de má fé, para impedir que as urnas eletrônicas tenham uma verdadeira AUDITORIA e possível RECONTAGEM de votos se solicitada por qualquer dos concorrentes em disputas acirradas. É possível respeitar tanta ignorância? Quando esse Poder quer ser superior aos demais Poderes, não cabe afinal o art. 142 da Constituição como tão bem defende o constituinte e competente jurista dr. Ives Gandra Martins?

  3. Quando irão liberar também as mensagens trocadas entre os advogados do ladrão e dos abutres de toga, já que conversas privadas viraram públicas?

  4. Lula é a salvação do Brasil.
    Só Lula solto, candidato novamente à presidência, tendo Sérgio MORO como vice, estaremos à salvo do PROGRESSO e da ORDEM.
    Pasmem senhores! A “redução ao absurdo ” ñ mais é, p menos na República das bananas, algo que teoremas possam sofismar..

  5. Olha a foto gente!
    Se voltar, voto nele.
    Estamos sem Papa desde qdo Lula foi lá no pardieiro, no Banco do Vaticano, visitá-lo.
    E tbm visitou Cesare Battisti.
    A Europa se rendeu a Dória. A social democracia é a cara de FHC.

  6. Quem está pagando pela defesa de Lula, desde o início da roubalheira?
    Ninguém comenta sobre isto, muito menos a mídia porca, tendenciosa, lulista e esquerdista.
    Por que o Magneto (ministro Lelé) sempre atende aos pedidos de Lula?
    É a IMPOTÊNCIA em forma de ministro. enquanto isto o povo brasileiro vai levando tungada dos golpistas (STF). É quanto mais tungada ga o povo leva, mais quieto fica.

  7. Quem está pagando pela defesa de Lula, desde o início da roubalheira?
    Ninguém comenta sobre isto, muito menos a mídia porca, tendenciosa, lulista e esquerdista.
    Por que o Magneto (ministro Lelé) sempre atende aos pedidos de Lula?
    É a IMPOTÊNCIA em forma de ministro. enquanto isto o povo brasileiro vai levando tungada dos golpistas (STF).

  8. Lewandowski, o advogado de porta de cadeia que bebia cachaça nos botecos do ABC com os sindicalistas da montadoras, incluindo o ex-presidiário Lula. Chega uma hora que a conta chega e o advogado de porta de cadeia tem que prestar contas.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site