MPF do RJ acusa responsáveis pela defesa do ex-presidente de liderarem esquema de desvio de dinheiro
Os advogados Cristiano Zanin e Roberto Teixeira serão denunciados à Organização das Nações Unidas (ONU) ao decorrer dos próximos dias, informa o site da revista Veja na noite desta sexta-feira, 27. Responsáveis pela defesa do ex-presidente Lula, eles são alvos de ação que partiu de procuradores do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF-RJ).
Leia mais: “Moro X Bolsonaro: STF prorroga inquérito sobre ação na PF”
O documento a ser encaminhado à ONU é assinado por 12 procuradores atuantes na Operação Lava Jato. Segundo a Veja, o material destinado à entidade internacional reforçará as acusações sobre Zanin e Teixeira. Os dois são alguns dos investigados no âmbito da E$quema S, ação deflagrada pela Polícia Federal em setembro e responsável por apurar denúncias de desvio de até R$ 150 milhões no Sesc e no Senac do Rio de Janeiro. De acordo com o MPF-RJ, a dupla seria responsável por chefiar o esquema.
Ainda como desdobramentos da Operação E$quema S, a Justiça chegou a pedir o bloqueio de mais de R$ 230 milhões em bens de Zanin. Em contrapartida, ele se colocou como vítima de “clara prática do lawfare“, termo do inglês que pode ser interpretado como “guerra jurídica”. Além disso, ao lado de Teixeira, enviou representação à ONU denunciando a questão.
Resposta
No documento para a ONU, procuradores da Lava Jato no Rio de Janeiro reforçam a legalidade nas investigações contra os dois advogados de Lula. Nesse sentido, a equipe afirma que Zanin e Teixeira fechavam contratos fictícios, sem a devida prestação de serviços, em eventos que ocasionariam “desvios e apropriação de verbas públicas”. “Compadrios” e “influências” são alguns dos termos usados pelo time do MPF-RJ.
“Esdrúxula e vazia a versão conspiratória”
“É, portanto, absolutamente esdrúxula e vazia a versão conspiratória apresentada às Nações Unidas pelo Sr. Roberto Teixeira e pelo Sr. Cristiano Zanin Martins, que, ao revés de exercerem o seu legítimo direito de defesa pelo uso de pródigos recursos disponíveis na legislação brasileira, buscam vias heterodoxas para artificializar narrativas e alcançar vitimização e blindagem contra a possível punição por atos criminosos pelos quais vêm sendo acusados pelo Ministério Público Federal”, diz trecho do documento, informa a Veja.
No Brasil uma boa parcela dos que viviam no Olimpo da impunidade agora clamam por teorias conspiratórias mas na verdade, aqui ninguém é responsável por nada, o ladrão tem perdão, o político tem foro de impunidade, o pequeno vai preso por roubar pão e os mais espertos roubam à luz do dia, mas são eleitos e reeleitos. Aqui tudo é de mentirinha. Será que nós somos uma mentira?
Estamos no ninho de cobras. Este é o caminho para sanear o único poder que ainda não foi auditado.
O JUDICIÁRIO BRASILEIRO tem que se preocupar com a PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado. Instituídas estas PAUTAS ANTICORRUPÇÃO, as delações premiadas de SENADORES, em sua maioria corruptos, e DEPUTADOS, dentre eles Aécio, enfim acabarão com o CONLUIO com as instituições tipo STF.
A ONU tornou-se um clube de tecnocratas. Não serve prá nada.
A investigação do sistema S, é a ponta do iceberg para a operação lava toga, ela investiga grandes escritórios de advocacia, que tem ligação direta com o judiciário, sairia dali o que chamamos de “venda de sentença” , delatado pelo presidente da FECOMÉRCIO do Rio. O juiz Bretas, diferente de Moro, é discreto e toma suas decisões enfrentando o pior de seus inimigos, o próprio judiciário. Confesso que não entendi a denúncia na ONU, Talvez isso traga luz a este processo de corrupção do judiciário brasileiro, Mas logo na ONU, que deram cadeiras para o Conselho de direitos humanos para a China e Cuba?
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!
Tá de sacanagem? Se o e-presidiário Luladrão está livre, leve, solto e bêbado, por qual motivo iriam prender seus defensores corruptos quando a ONU corrobora com o mecanismo petista?
Vejam só… reclamar na ONU! Vou puxar um banquinho e aguardar, até quando , não sei. Reclamar de um advogado de um comunista, numa instituição comunista, façam me rir.
Enfim o ninho das cobras. A LAVAJATO não é de MORO/PSDB, não é de Tofolli/PT, não é de orcrims partidárias e instituições federais, a LAVAJATO nunca acabará! .
Moro já foi.
PSDB e Doria se explodem juntos no mesmo Boulos!!!
Nunca covas deixará de ser Neto de Mário. As oligarquias são ORCRIMS. Entendeu Doria?
Esse Zanin na verdade estava defendendo era ele. Que roubalheira! Que gente sem escrúpulos. Que a terra lhes seja leve.