Durante a inauguração do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde), o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski afirmou que o Estado brasileiro “não vai hesitar em usar o poder de polícia caso haja ultrapassagem dos limites legais”. O evento ocorreu na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira, 12.
De acordo com o TSE, o novo órgão tem o objetivo de “atuar no combate à desinformação, a discursos antidemocráticos, discriminatórios e de ódio no âmbito eleitoral”. O comando do Ciedde ficará a cargo de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do TSE. Outros sete integrantes da Corte Eleitoral vão compor o centro.
Leia também: “TSE publica acordos de funcionamento do centro contra desinformação”
A Procuradoria-Geral da República (PGR), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MSJP), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foram as instituições convidadas a participar do Ciedde.
Na inauguração, Lewandowski também assinou um termo de cooperação com o TSE para atuação conjunta durante o ano eleitoral.
“A presença do Ministério da Justiça e Segurança Pública neste ato, assinando esse acordo, significa o cumprimento do dispositivo da Constituição que diz que os Poderes são independentes, mas harmônicos entre si”, afirmou Lewandowski.
É previsto que, em um segundo momento, empresas responsáveis pela administração de redes sociais também serão convidadas a colaborar. Os integrantes vão trocar informações para “agilizar a remoção dos conteúdos vedados” e “aprimorar a atuação preventiva”.
Ciedde não é órgão censório, diz Lewandowski
De acordo com Lewandowski, a ênfase que Alexandre de Moraes quer dar à nova estrutura é no aspecto educativo, mas ponderou que “há componente repressivo para evitar e reprimir condutas abusivas”.
“Não será órgão censório, mas que antes de mais nada veio para proteger a democracia”, disse o ministro, durante a inauguração do Ciedde. “O novo órgão irá combater os discursos de ódio e as fake news”.
Na mesma noite, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, disse que a agência vai “retirar do ar todos os sites e aplicativos que estejam atentando contra a democracia por meio da desinformação e usando Inteligência Artificial para deepfakes”. A Anatel é uma das instituições que atuarão em conjunto com o Ciedde.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Estamos lascados. Teremos que nos defender com facas, pedras, paus e flechas pq não temos sequer direito de nos armar contra o crime e as facções criminosas… E vem mais um inútil dizer que a prioridade do seu ministério será o combate às fake news com a policia. Tá osso.
Lewandowski, sua função é usar o poder de polícia contra o crime, o tráfico de drogas e manter os presídios federais invioláveis contra a ação dos chefes de quadrilhas. Suas atitudes até agora foram fazer exatamente o contrário. Pelo seu curriculo, o Sr. favorece seus amigos e parceiros!
Canalhudo. O ESTADO, O ESTADO. Até quando vamos aceitar esses desgraçados sustentados por nós nos ameaçando todos os dias? Até quando Brasil? Até quando, brasileiros? Esses malditos que o diabo há de carregar estão provocando o povo, estão convictos que somos seus escravos, não tem mais um mínimo de respeito e cuidado pra falar com quem lhes paga o salário e proporciona a uns estrumes desses, vida de reis absolutistas.
O cara nem consegue manter preso, em penitenciaria de segurança máxima, criminosos perigosos, nem consegue prender esses fugitivos com todo aparato policial mobilizado, não guarda nem imagens do dia 8 de janeiro, está se preocupando com fake news. fake news é seu ministério da injustiça e insegurança publica
O triste disso tudo, é que além do Brasil ter se tornado um país fora do Estado de Direito (não existe mais limitação legal ou lei a serem cumprida ex-ante), ainda temos que escutar, de uma quantidade incrível de limitados cognitivamente e amorais alienados, cada vez mais, e mais, absurdos contra nossas liberdades e práticas de desenvolvimento.
Os ungidos, limitados do Direito, que se supõem mais inteligentes do que a sabedoria milenar de milhões de indivíduos que nos trouxeram até aqui, no ocidente, em razão justamente das civilizações que professavam a liberdade de expressão.
Pobre de nós com o Brasil tomado por medíocres, criminosos e alienados!
A grande pergunta : “quem definirá o que é ou não fake news ???”
Avaliação inicial que estado, judiciário não deveria atuar se envolver com isso.
Enquanto isso em um Presidio federal perto de você…..
Ridículo! Só a presença do ministro da justiça de um governo de esquerda mostra q a iniciativa tem lado. Vejam q ninguém da oposição foi convidado! O governo irá censurar a oposição a qualquer momento q achar isso devido. Bastará pressionar a tecla e acionar o careca amigo para isso. Não há uma única razão para a criação desse órgão q não seja a mais absurda censura contra quem pensa diferente deles. Mesmo q a informação postada pela direita seja verdadeira, eles censurarão dizendo q está fora do contexto, que é desinformação. Tudo será justificado como atentado contra a democracia ( a democracia deles). As grandes ditaduras sanguinárias começaram assim.
A propósito, onde estão aqueles seres da USP? Aquela gente da carta a favor da democracia? Onde está Miguel Reale? Eu sei. As Arcada$ tem um outro significado q o devido processo legal e o correto estado democrático de direito. Tá explicado.
Ministro da justiça, o senhor ja apresentou seu projeto para combater o crime organizado no pais ? E quanto ao tráfico internacional de drogas, tem algum plano de combate ?
Lewando, se preocupa em evitar fugas de mais “gente boa” dos presídios de segurança máxima. E punir os responsáveis nas ocorrências recentes.
Onde estão os fugitivos de Mossoró?
O resto já está na Constituição, não se preocupe.
Eis aí o ministério da verdade.
Quem vai comandar? O careca?Entao será outra” missão dada missão cumprida “
Porque não usam o poder de polícia para prender os corruptos, começando pelo chefe? Eles próprios mentem em entrevistas e “palestras”. Daí não é fake news,? Como fica o poder de polícia? Que mais cria fakes é a esquerda. Serão punidos ou só vale para um lado?
A boçalidade deste cara, o coloca na lista dos grandes imbecis, do Brasil…..
cinismo em estado puro