O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou que a pauta sobre a regulação das redes sociais será um desafio para este ano. De acordo com o petista, a eleição de 2026 tornará necessária a aprovação do projeto.
As declarações de parlamentar, que é cotado para se tornar o próximo presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), ocorreram em entrevista à rádio Opinião CE, na última sexta-feira, 3. Na ocasião, Guimarães lembrou que o parecer do relator do Projeto de Lei 2.630/2020, o PL da Mordaça, Orlando Silva (PCdoB-SP), segue sem a análise do plenário da Câmara.
“[O projeto] está dormindo nas gavetas da Câmara, ninguém tem a coragem de votar”, declarou o deputado petista, antes de reforçar que o seu partido planeja resgatar a proposta. “Mas nós vamos retomar. Nós não podemos ir para a eleição de 2026 sem lei nessa área aí. Sem lei, estamos ferrados.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O deputado federal também rechaçou as críticas ao projeto sobre a possibilidade de cerceamento à liberdade de expressão e de imprensa. De acordo com ele, atualmente, há impunidade sobre a disseminação de informações falsas na internet. “Penso que temos grandiosos desafios para 2025”, afirmou Guimarães, sobre o projeto que, segundo ele, é para “regulação das redes” no país. “Entre tantos, temos de avançar nessa regulamentação.”
Lira fala em votar “regulação das redes”
Conforme registrou o Broadcast Político em dezembro, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em conversa com aliados, citou a regulamentação das redes como um dos temas que poderiam ter ido à votação no plenário em 2024. A tramitação do projeto, no entanto, foi repudiada pela oposição e por big techs. Elas falaram, a saber, em possibilidade de censura. Além disso, reclamaram que o PL poderia favorecer empresas tradicionais de mídia, como emissoras de TV e jornais impressos.
Leia mais:
A decisão de pautar novamente a questão caberá ao sucessor de Lira no cargo, que deve ser eleito em fevereiro. O nome mais cotado para vencer a disputa pelo presidência da Câmara dos Deputados é o de Hugo Motta (Republicanos-PB).
Leia também: “Censura oficial”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 246 da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Parece-me que a Nova Justiça, da republiqueta de ladrões de Lula, inocenta quem rouba e esconde o “furto” do seu trabalho nas cuecas.
A volta do Capitão Cueca em grande estilo! Surreal.
Eles querem calar o povo
Em 2026 os corruptos nao irao usar a tal cueca, ja estao treinando o uso da vaselina e assim o roubo nao sera notado, e alguns terao a capacidade de transportar milhoes………… KKKKKKK. Com ou sem rede social os comunistas serao exterminados e irao desaparecer definitivamente da politica.
Claro, assim pode encher a cueca de dinheiro e ninguém vai poder publicar nas redes.
Esse pústula só quer continuar andando impunemente com as cuecas abarrotadas de dinheiro dos pagadores de impostos.
“As redes sociais deram voz aos imbecis”, como disse Umberto Eco. Mas houve um avanço imenso na liberdade de expressão. Quanto à divulgar fake news, também tem uma importância significativa (de qualquer lado ideológico). Minha opinião é que nada pode impedir a liberdade de expressão; porque é se expressando que se combate a ignorância, ou seja, a falta de conhecimento.
Esse aí tem a qjualidade que o pt precisa, para ocupar tal cargo. O que a gente sabe sobre o mesmo já o qualifica mas imaginem o quanto não sabemos.
Infelizmente temos um povo subserviente a esse tipo de político, povo esse que está movido a promessa que nunca é cumprida há décadas e continuam elegendo esses déspotas. Não dá para ter dó de um povo assim.
Esse despreparado esta preocupado com o que as redes sociais publicam no resto do pais. A maioria do povo que ele representa infelizmente é analfabeto.
O vagabundo não quer que saibamos de suas safadezas. Que tua mãe se vire dentro da cova, seu FDP!
Esses cretinos querem regulamentar “censurar” antes das eleições para prejudicar opositores. Sabem que o PT é seus satélites estão ladeira abaixo, como ficou evidente nas eleições de 2024.
quem é sem vergonha age assim; nem ele, nem o pt, nem o Llla, nem o STF, nem a Globo falam do controle das idas invasões em celulares pelos golpistas, nem os hackers. Na berdade todos eles estão atrasados e o assunto é só para encher linguiça. O avanço na área da internet já está dez anos a frente de todos eles. Vem aí o celular que não poderá ser rastreado e nem saber quem espalhou boatos.