O presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou na terça-feira 6 que “uma pessoa inocente foi condenada”, referindo-se à sentença de seis anos de prisão e cassação perpétua do direito de exercer cargos públicos contra a sua vice-presidente, Cristina Kirchner. De acordo com a decisão, ela participou de fraudes em licitações de obras rodoviárias durante os seus dois mandatos como presidente da Argentina, entre 2007 e 2015.
“Hoje, na Argentina, uma pessoa inocente foi condenada. Alguém que os poderes jurídicos tentam estigmatizar, com juízes complacentes, que passeiam por aí em aviões privados e mansões de luxo nos fins de semana”, escreveu o presidente na sua conta do Twitter, fazendo referência à sua ordem, na segunda-feira 5, de investigar empresários, juízes, procuradores e ex-funcionários públicos que teriam feito parte de uma viagem a casa de um empresário na Argentina.
Hoy, en Argentina, ha sido condenada una persona inocente. Alguien a quien los poderes fácticos trataron de estigmatizar a través de medios de comunicación y perseguido a través de jueces complacientes a los que pasean en aviones privados y mansiones de lujo los fines de semana.
— Alberto Fernández (@alferdez) December 6, 2022
Segundo Fernández, a condenação de Cristina “é o resultado de um julgamento em que as formas mínimas de um processo justo não foram tratadas” e se disse solidário com a vice-presidente, “sabendo que ela é vítima de uma perseguição absolutamente injusta”.
O ditador de Cuba, Miguel Diaz-Canel, afirmou, no Twitter, que reiterava “nosso repúdio a processos judiciais de motivação política e reafirmamos todo nosso apoio e solidariedade a Cristina Kirchner contra o assédio judicial e da mídia contra ela”.
Reiteramos nuestro rechazo a los procesos judiciales políticamente motivados y reafirmamos todo nuestro apoyo y solidaridad a @CFKArgentina frente al acoso judicial y mediático en su contra.#CubaTeAbraza #TodosConCristina
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) December 7, 2022
O presidente da Bolívia, Luis Arce, manifestou “solidariedade para com a irmã Cristina Kirchner, que se pretende banida da vida política com uma condenação injusta. Estamos certos de que a verdade prevalecerá sobre qualquer ataque à dignidade dos povos e à democracia em nossa pátria.”
Desde #Bolivia, nuestra solidaridad con la hermana @CFKArgentina, a quien se busca proscribir de la vida política con una sentencia injusta. Estamos seguros que la verdad se impondrá ante todo atentado contra la dignidad de los pueblos y la democracia en nuestra #PatriaGrande. pic.twitter.com/DmqIZCRRM5
— Luis Alberto Arce Catacora (Lucho Arce) (@LuchoXBolivia) December 7, 2022
O ex-presidente boliviano, Evo Morales, se juntou à lista. “Nosso mais veemente repúdio e condenação ao golpe judicial e fraudulento que tenta truncar os direitos políticos de nossa irmã Cristina Kirchner. Depois de fracassar na tentativa de assassiná-la, hoje tentam eliminá-la politicamente. Força, irmã Cristina, a luta continua!”, escreveu.
Nuestro respaldo a la hermana @CFKArgentina que después de sobrevivir a un atentado contra su vida, enfrenta un juicio político armado por la derecha con la complicidad de algunos operadores corruptos de la justicia. El pueblo y la verdad están de tu lado hermana Cristina. pic.twitter.com/Vsk4uddtFL
— Evo Morales Ayma (@evoespueblo) December 6, 2022
O governo de Honduras, da presidente Xiomara Castro, também se solidarizou com Cristina em uma postagem no Twitter.
La Patria de Morazán se solidariza con la compañera @CFKArgentina. ¡La verdad está de tu lado! 🇭🇳#FuerzaCristina pic.twitter.com/RwAmdh9zV2
— Gobierno de Honduras (@GobiernoHN) December 7, 2022
No Brasil, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou no Twitter que Cristina foi vítima de perseguição. “Todo apoio à companheira Cristina Kirchner, vítima de perseguição e politização do Judiciário. O PT está ao seu lado; força, a verdade vencerá!”, escreveu.
Todo apoio à companheira @CFKArgentina, vítima de perseguição e politização do judiciário. O PT está ao seu lado, força, a verdade vencerá!
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) December 6, 2022
Compartilhando mensagem da ex-presidente Dilma Rousseff, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) também prestou solidariedade a Cristina.
Todo apoio à @CFKArgentina !
Cristina, estamos contigo! Sabemos o que significa o ataque que é feito à democracia na Argentina com falsas acusações contra CFK. https://t.co/q4kDoFF8DO— Maria do Rosário (@mariadorosario) December 7, 2022
A maior prova de que ela é culpada…. olha os nomes de quem está mandando msg de apoio. Não existe prova maior que essa
Cometeu crime!
Tem que pagar, foi julgada e agora é ir pra cana.
Só bandido e corrupto para defender um ao outro
Safados protegem safados
São todos farinha do mesmo saco.
Essa história já foi contada aqui mo Brasil. Ex presidente condenado pela justiça, a Suprema Corte libera, descondenado se candidata a presidente e ganha a eleição.
Tudo farinha do mesmo saco, podre, não demora muito e ela será eleita presidente da Argentina, ignorantes tem em toda parte, e são a maioria, e só olhar o que ocorreu na América latrina nos últimos tempos, o canto da sereia prevaleceu.
P essa galera, roubar é a coisa mais normal do mundo. Ah, e vc tem que bater palmas.
É uma candura de anjinha…#sqn! A alma mais honesta…ops!
A esquerdalha só aceita as leis que eles fazem para se perpetuarem mandando nos países . Leis ordinárias e condenações por corrupção não tem qquer valor . Pelo contrário. Eles costumam soltar bandidos condenados e anular os espectivos processos.
¡Los gabirus en solidariedad a la rata!
São todos um bando de “pendejos-hijos-del-las-putanas”.
Cristina – leu o livro do L adrão e se deu mal, resta agora pedir asilo político em cuba a terra dos comunas
Tomara que chegue logo uma punição pra luladrão pra esse seboso nem subi a rampa
Lá tem STF? Nem presa a vagaba será e logo com o ladrão de cá estará recebendo financiamento do BNDES para propinarem juntos.
Banimento perpétuo do direito de exercer função pública . Precisamos adotar isso aqui no Brasil!
Meu Deus onde vai parar essa ladroeira toda e diz ser inocente.
Até a Argentina consegue combater os comunistas, até porque lá não tem os comparsas vestidos de morcegos nos altos poderes.
Enquanto isso aqui os meliantes do nine vomitando condolências nas mídias. Óbvio, muito óbvio!