Oito líderes do Senado se manifestaram, na manhã desta sexta-feira, 19, contra o mandado de busca e apreensão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, que teve como alvo o deputado Carlos Jordy (PL-RJ). Assinaram o comunicado integrantes do PL, PP, Republicanos, PSDB e Partido Novo.
+ Leia mais noticias de Política em Oeste
As buscas que atingiram o líder da oposição na Câmara dos Deputados ocorreram no âmbito da 24ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada na última quinta-feira, 18, pela Polícia Federal (PF).
As investigações miram supostos envolvidos nos atos de vandalismo do dia 8 de janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).
+ Exclusivo: ‘O que fizeram é digno de ditadura’, diz Carlos Jordy
Para os senadores, a atuação de Moraes é “questionável e não tem amparo na Constituição Federal, na Lei Orgânica da Magistratura e no Código de Processo Penal”.
“O ministro não tem imparcialidade para os processos dos atos de 8 de janeiro, pois atua como suposta vítima, investigador e julgador”, declarou a nota pública.
O documento foi elaborado em conjunto pelos seguintes membros do Senado:
- Rogério Marinho (PL) – Líder da Oposição;
- Ciro Nogueira (PP) – Líder da Minoria;
- Flávio Bolsonaro (PL) – Líder da Minoria;
- Carlos Portinho (PL) – Líder do PL;
- Tereza Cristina (PP) – Líder do PP;
- Mecias de Jesus (Republicanos) – Líder do Republicanos;
- Izalci Lucas (PSDB) – Líder do PSDB; e Eduardo Girão (Novo) – Líder do Novo.
O grupo expõe “grande preocupação” com a conduta do ministro da Corte, mas deixa claro o seu apoio a investigações que apurem os “atos de violência e depredação ocorridos no dia 8 de janeiro”.
“Contudo, vivemos num Estado de Direito, e as investigações devem respeitar o juízo natural, os direitos e as garantias individuais, as prerrogativas do exercício do mandato parlamentar e o devido processo legal”, ressaltaram os líderes.
‘Atuação questionável”
Os senadores condenam a forma como Morais se porta sobre o caso:
“Ele comenta e concede entrevistas sobre processos que estão sob julgamento e opina sobre fatos ainda não julgados”, relatam. “A atuação do ministro é, sim, questionável.”
O grupo reforça que a nomeação de Alexandre de Moraes para a relatoria dos processos relacionados aos eventos de 8 de janeiro “se desviou do procedimento-padrão de livre distribuição”.
“As declarações públicas do ministro, nas quais ele se apresenta como vítima de ameaças, deixam dúvidas sobre sua capacidade de manter a imparcialidade necessária para os julgar os processos relacionados ao episódio.”
Cadê a cambada do PT? Bandos de pessoa que os pariu!
Bando!
Não adianta reclamar: queremos ação!
De que adianta os politicos condenarem a conduta da corte, se não tomam medidas concretas e enérgicas como homens estadistas e democráticos ?
De conversa de boteco que esses senhores pregam diariamente, a população já está de saco cheio.
Já passou e muito da hora de vocês fazerem jus aos salários milionários que recebem, para realizar trabalho tão pífio, como o fazem desde sempre.
A população quer ver resultados, pois foi para isso que vocês foram eleitos.
O Senado é assim, igual a cachorrinho de madame, ladra, ladra e faz nada! Sabem o porquê? Além de corruptos, na sua maioria, os senadores são covardes. Não é seu Pacheco? Inútil. Lixo político.
A apuração deste processo deveria estar na primeira instância e não no STF, está tudo errado.
Quando é que vão parar de falarem e partirem para AÇÃO de verdade para parar este ditador?
O senado tem líderes? Alguém pode me apontá-los?
“O DEFICIENTE CAPILAR” DEVE ESTAR TOMANDO AULAS COM A “JEZABEL”
Já está tudo arrombado,e eles so estão preocupados
Ação efetiva que é bom,nada
Covardes
Ora, devem urgentemente, pressionar o presidente do senado, para deixar de ser covarde e omisso por conveniência, simples assim! ou viva o ditador Alexandre, o careca!!!
A única investigação que não segue é contra os verdadeiros vândalos que tiveram a passagem liberada para as dependências do CN e foram filmados bebendo água das mãos do general Melancia durante o quebra-quebra e, misteriosamente, desapareceram dos prédios. Esses não estão na mira do Xandão ?