O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, foi desmentido por uma checagem de internautas do Twitter, nesta quinta-feira, 27, depois de atribuir ao governo Lula a melhora da nota de crédito do Brasil, pela agência de classificação de risco Fitch.
No tuíte que ressalta o papel da Câmara no cenário econômico, Lira não cita os esforços de outros presidentes.
Leitores responsáveis pela checagem observaram que a avaliação positiva se deve também ao desempenho macroeconômico e fiscal obtido por administrações anteriores à petista, como a gestão Bolsonaro.
A decisão da agência de classificação de risco Fitch de elevar a nota de crédito do Brasil para “BB” é uma importante conquista para a economia do país.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) July 26, 2023
A nova avalição da agência se deve à política econômica do governo, que tem recebido todo o apoio institucional da Câmara [+]
Nota de crédito do Brasil
Com a mais recente mudança, o Brasil está agora a dois degraus abaixo da faixa considerada de menor risco de crédito, o investment grade.
Ao elogiar o Brasil, a Fitch citou reformas feitas no país desde 2015, como a da Previdência, e a independência do Banco Central, duas mudanças aprovadas sob Bolsonaro.
A agência disse ainda esperar que “o novo governo trabalhe em melhorias adicionais”. A Fitch desejou que “o pragmatismo e os freios e contrapesos institucionais mais amplos evitem desvios radicais de macro ou micropolítica, enquanto o governo busca iniciativas para apoiar o setor privado”.
Leia também: “Mais Brasília e menos Brasil”, artigo de Ubiratan Jorge Iorio publicado na Edição 174 da Revista Oeste
Com esse desgoverno é bem provável que a nota volte a descer.
Lira…. apenas mais um político que pensa em si mesmo e, não pensa nem nos seus eleitores.
+ UMA: Desde o início desse desgoverno, 40 BI já foram gastos leviamente. Vide reportagem da Oeste.
Esses crápulas, sempre pendurados na aba do chapeu alheio, takewsparyu!
Lira, trabalha mais o povo, seja honesto com o povo e pare de encher a bola do nine (molusco). É uma vergonha você mentir para o povo. Nota ZERO para você.
Ô LIRA, VOCÊ ANDA VISITANDO DEMAIS O MOLUSCO.
PARE COM ESSA CACHAÇA QUE ELA VICIA.
Definitivamente Lira delirou e ‘lulou’.
Não sei se esse Lira está aprendendo com o Pacheco, ou vice-versa. O fato é que os dois têm nota 10 em bajulação e submissão. Ambos aceitam a dominação total do Legislativo pelos outros dois poderes, juntos ou separadamente. Dá no mesmo. O que se lamenta é que os parlamentares aceitam esse tipo de liderança sem dar um só pio. Então, para que servem eleições se a voz do povo não vale em lugar algum?
Tentou roubar as realizações do governo predecessor. Mas esperar o que de um regime ladrão.
Esse crédito do Brasil não dura muito, pois temos um governo gerando gastos insustentáveis. Logo esse regime confiscador dos frutos do nosso trabalho sofre um colápso sobre seu próprio peso.
Lira safado.
Este coronelzinho de meia pataca, não vale O que respira.
Os seus interesses pessoais, estão acima de qualquer interesse do país…..
Lira, mais um porco que vomita lavagem o tempo todo. Lixo da Câmara.
Tenho um amigo esquerdista em Curitiba que em 2006 louvava Deus no céu e Lula na terra.
Eu dizia a ele que ações de governo – no caso atual DESgoverno – para serem analisadas com precisão demandam políticas implementadas, resultados obtidos, perspectivas futuras, etc.
Isto posto é evidente que a reclassificação para + do país é consequência de políticas e resultados antes do atua cenário político.
Estamos trilhando um caminho tortuoso. O tempo é o senhor da verdade e quem viver verá.
Pergunto se Lira irá fazer parte do inquérito das Fake News por divulgar desinformação.
Os canalhas tomaram conta do Brasil.
Em tempo, isso é reflexo da herança maldita.
E o arcabouço fiscal???
Quando Lira não tiver mas serventia para Lula será triturado.🤪🤪🤪
Que feio, Fake News?