Tomou posse nesta quarta-feira, 15, o deputado Jones Moura (PSD-RJ), que era suplente da ex-deputada Flordelis (PSD-RJ), cassada sob acusações de participação na morte do seu marido, o pastor Anderson do Carmo.
Jones Moura é ex-agente da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e desde 2017 era vereador. “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”, jurou.
Leia mais: “Moraes pede ‘vista’ e julgamento sobre demarcação de terras indígenas é suspenso”
Em tom cordial, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez uma observação ao recém-empossado: “O senhor tem uma responsabilidade muito grande, é o primeiro representante das guardas municipais”.
Lira, o deputado federal é representante de todos os brasileiros. Ser do Rio e ser da categoria “gurdas municipais” é situação acidental. Também por conformação da institucionalidade do processo eleitoral, da forma de acesso aos cargos. O congresso não faz leis específicas, salvo casos raros, a atuação parlementar federal é para fazer leis direcionadas a todo o território nacional..