O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), marcou para esta terça-feira, 6, uma reunião com a Mesa Diretora para discutir os trâmites da cassação do mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR).
A Câmara deve validar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e confirmar a cassação do parlamentar paranaense. A reunião da Mesa Diretora está marcada para ocorrer no início da tarde.
Pelas redes sociais, Deltan Dallagnol confirmou a realização da reunião e conclamou seus eleitores a pressionar os parlamentares para rejeitar a decisão do Tribunal.
Cassação
Dallagnol foi cassado em maio pelo TSE. O relator do caso do parlamentar na Corte, ministro Benedito Gonçalves, entendeu que Dallagnol tentou burlar a Justiça, ao deixar o Ministério Público durante o período em que, segundo o magistrado, respondia a processos administrativos, e que poderiam resultar em condenação, transformando-o em “ficha suja”. “Manobra para driblar a inelegibilidade”, afirmou o integrante do TSE.
A ação contra Deltan Dallagnol chegou ao TSE por meio de ação movida pelo PMN e pela Federação Brasil da Esperança, que é composta de PT, PCdoB e Partido Verde.
A decisão do TSE reverteu entendimento anterior, porque, durante o período eleitoral de 2022, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) havia rejeitado o pedido por parte dos petistas e de outros partidos de esquerda.
TEM ACABAR COM ESSE CONGRESSO NÃO SERVE PARA NADA, ALÉM DE COBRAR PIXULECO.
Vão se reunir só para sacramentar que são COVARDES ?
Lyra, seja homem ao menos uma vez nessa cadeira, e peite esse Benedito de m….afinal, quem defendeu e defende o mal, não pode ser perseguido, só numa republiqueta bananeira.
“Federação Brasil de Esperança” composta por esquerdistas, comunistas, socialistas e anarquistas. O quê poderia vir dessa turba?
Favor corrigir o subtítulo para “Banana frouxo e cúmplice, Lira marca reunião para CONFIRMAR cassação de Dallagnol”.
É lamentável e sem sentido, querer cassar nossas lideranças, calar nossos representantes legitimamente eleitos e impor o regime do poder e do medo!! Estou com 75 anos e nunca vi tanta injustiça!
e ainda vai piorar, cassarão todos que foram e ainda são ligados ao Bolsonaro.
O Lira tem o rabo preso com a justiça e vai manter a cassação do deputado.
prometi que nao vou mais votar vou la pago a multa de 3.50 e nao tm esse problema de sair um domingo pra votar em que a gente que eles nao querem
Se a Mesa Diretora optar pela cassação, será mais uma prova de vassalagem do Poder Legislativo ao Judiciário. Prova, também, que a sociedade não tem como fazer valer seus direitos. Será mais uma vergonha, dentre tantas que nossos parlamentares têm nos imposto.