O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) afirmou nesta segunda-feira, 10, que reforma tributária deve ser fatiada em três ou quatro partes. Segundo ele, o trâmite da matéria será definido com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM- MG). “Vamos avançar com a reforma tributária sem nos preocupar com a paternidade do projeto”, garantiu o deputado.
Segundo Lira, dentro da tributária, existem duas reformas: a que envolve renda e a que envolve consumo. Ele quer que a parte da renda seja fracionada e distribuída para “três ou quatro relatores diferentes”. A equipe econômica do governo também é favorável à votação fatiada.
Leia mais: “Pela 3ª semana seguida, mercado aumenta projeção para o PIB”
Na semana passada, o presidente da Câmara extinguiu a comissão especial da Casa que analisava a reforma tributária. Segundo ele, os trabalhos do grupo expiraram há um ano e meio e o encerramento evitaria contestações judiciais futuramente.
Horas antes, em outra comissão, a mista, que reúne senadores e deputados, o relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), ler seu parecer. Nesta semana, após analisar sugestões de parlamentares, Ribeiro ainda deve apresentar uma última versão do texto e, em seguida, a comissão mista também será extinta.
Vamos avançar com a reforma tributária sem nos preocupar com a paternidade do projeto. Esta semana devemos definir a tramitação, o formato. Temos aí duas reformas, a que envolve renda e a de consumo. Daremos um passo esta semana para fazermos a reforma de maneira ordenada.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) May 10, 2021