Em nota nesta quarta-feira, 30, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se manifestou sobre o impasse envolvendo o deputado Daniel Silveira (União Brasil-RJ), pedindo que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) analise a situação “o mais rápido possível”.
Na última terça-feira, o ministro Alexandre de Moraes determinou a instalação imediata de tornozeleira eletrônica em Silveira. Mesmo assim, o parlamentar manifestou em plenário que não aceitaria a decisão e acabou passando a noite dentro de seu gabinete na Câmara.
“Decisões judiciais devem ser cumpridas assim como a inviolabilidade da Casa do Povo deve ser preservada. Sagrada durante as sessões, ela tem também dimensão simbólica na ordem democrática”, disse Arthur Lira, na nota desta quarta-feira.
“Ideal que o STF analisasse logo os pedidos do deputado Daniel Silveira e que a Justiça siga a partir desta decisão — mais ampla da nossa Corte Superior. Condeno o uso midiático das dependências da Câmara, mas sou guardião da sua inviolabilidade. Não vamos cair na armadilha de tensionar o debate para dar palanque aos que buscam holofote.”
Em sua defesa, Silveira tem citado a inviolabilidade da Câmara como uma forma de não cumprir a ordem de Alexandre de Moraes. O deputado carioca ainda pede que a medida seja apreciada pelo STF antes de ser cumprida.
Réu por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições, Daniel Silveira foi preso em fevereiro de 2021 por divulgar um vídeo com ameaças a ministros do Supremo. O deputado acabou liberado em novembro do ano passado, com a condição de não se comunicar com outros investigados do caso e não utilizar seus canais nas redes sociais para se pronunciar.
A Procuradoria-Geral da República, no entanto, alega que o parlamentar segue participando de eventos públicos supostamente ligados à ameaça da democracia. A ordem de Moraes para a colocação da tornozeleira foi dada para a Polícia Federal e para a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro (Seap-RJ).
LIRA DEVERIA TOMAR UMA ATITUDE DIGNA E PEDIR PARA SAIR. ASSIM COMO O PRESIDENTE DO SENADO O PACHECO DEVERIAM RENUNCIAR E PEDIR PARA SAIR.
Cada vez que a Câmara se curva a arbitrariedades, perde o poder legalmente constituído e referendado pelo povo. O “xerife” vai dominando…
Enquanto o povinho analfabeto político continuar a votar em romario, color, tirricas, simone, maia, aecio,mdb, psol, pt, psb, pdt; esse puxadinho da oab dito $stf continuará a fazer M.
Portanto, a culpa ou dolo é do próprio povinho safado, preguiçoso…
Se prepare Lira. Gente frouxa assim como você, vira capacho. Vão esfregar sapato sujo sobre você e o seu companheiro de covardia Pacheco. O engomadinho inútil.
Pacheco e Lira, dois canastrões e covardes. Uma vergonha esse legislativo.
Que coisa feia Lira. Se afrouxou antes, permitindo o Moraes tripudiar sobre a Câmara, agora solta essa nota pífia. Vergonhoso.
DANIEL SILVEIRA, HOJE, É UM HERÓI!
https://youtu.be/DwpRsFTPT-4
Artur Lira, o covarde em pessoa, prostrado de quatro pro Xandão e o STF, e pedindo desculpa por estar de costas. Vá pra PQP com seu rabão preso.
Congresso assume de vez a vassalagem e não se levanta. De joelhos assiste os arroubos autoritários dos ministros do STF. Se um deputado está debaixo de vara, imagine só o cidadão comum!? Estamos perdidos.
LIRA COVARDE! É O LEGISLATIVO QUE TEM QUE DERRUBAR ESSA ILEGALIDADE CONTRA O SILVEIRA. TEM QUE FAZER SUA OBRIGAÇÃO CONSTITUCIONAL E NÃO EMPURRAR PRO STF, QUE OBVIAMENTE VAI MANDAR PRENDER O DANIEL, AGRAVANDO AINDA MAIS ESSA MONSTRUOSIDADE INCONSTITUCIONAL. SABEMOS QUE DO SENHOR NADA VIRIA DE GRANDIOSO, MAS NÃO PENSÁVAMOS QUE IRIA TÃO LONGE, QUE FOSSE TÃO PUSILÂNIME, UM BANANA! É VERGONHOSA A SUA COVARDIA, DEPUTADO LIRA!
O Sr. Lira não tem mais condição de presidir mesmo uma casa desmoralizada por si mesma ao aceitar um processo ilegal contra um membro cujo óbvio crime deve ser processado em 1a.instância sob sua licença … o legislativo que representa o povo não é mais poder algum é nada ou puxadinho submisso pelo terror da ditadura judiciária … e só o Art 142 da CF nos salva do caos e quem sobreviver verá.
Só tem um jeito de mudar isso : eleger 27 senadores do nosso lado e botar pra correr esses togados tiranos .
Ora Sr. Arthur Lira, não é o plenário do STF quem tem que tomar qualquer atitude. É a Câmara dos Deputados quem está sendo violentada. A Câmara deve fazer cumprir a Constituição Federal. O que se pede não é a proteção do deputado Daniel Silveira e, sim, o direito de livremente representar todos os seus eleitores e é DEVER da Câmara proteger a legislatura de todos os deputados eleitos. Inclusive a sua própria legislatura. Não se esqueça que quem o colocou ai foram os eleitores que confiaram em suas promessas.
PACHECO E LIRA, DIFÍCIL SABER QUAL DELES É PIOR….
Não é a primeira vez que o Poder Legislativo enfrenta o Poder Judiciário.
Papelão do Lira! Ao invés de defender a inviolabilidade do mandato, defende a da casa! Ao invés de defender a Constituição, dá a entender que se o Plenário do STF confirmar a decisão, aí a Casa poderá ser violada! Bando de covardes! Daniel Senador!!!!
O ministro em questão, reinventa a constituição, deixando a sociedade indignada, sem falar no nó que da na cabeça de professores e estudantes de direito.
Reportagem tendenciosa qdo afirma que Daniel e réu por incitar atos anti democraticos. Anti democráticos são os urubus do STF que viraram uma orcrim contra a democracia brasileira, essa é a realidade q a maioria pensa e fala desde 2018 qdo fou aberto o inquérito do FIM DO MUNDO.
2019
O mais patético dessa história toda é ter palhaços na PF que atendem ordens insanas desse demente. Não sei sinceramente quem é mais babaca.
Enquanto o Senado não assumir o seu papel e abrir processo de impeachment de ministros do STF e ainda enquanto se mantiver a subserviência da Câmara às decisões inconstitucionais, o País caminha a passos largos em direção à ditadura, sem chances de retrocesso