O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) inocentou o influenciador digital Lucas Pavanato da acusação de “violência de gênero” contra a ex-deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB-RS). O juiz eleitoral Paulo Eduardo de Almeida Sorci proferiu a decisão nesta terça-feira, 18.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O processo aberto pela comunista contra o influencer remonta a 2022. Em abril daquele ano, durante um evento de debate sobre “violência política de gênero” na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Pavanato gravou um vídeo no qual fazia perguntas a Manuela. No evento, a ex-deputada lançou o livro intitulado Sempre Foi Sobre Nós.
Uma das perguntas feitas pelo influenciador era “se uma mulher pobre conseguiria comprar o livro, que custava R$ 40”. Pavanato também fez perguntas relacionadas a aborto. A ex-deputada reclamou e o chamou de “cocozinho”.
Depois do ocorrido, a ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (Une) Carina Vitral denunciou Lucas Pavanato. Em 2023, o TRE-SP o tornou réu no caso. Conforme a denúncia, o influenciador teria constrangido as mulheres que estavam presentes no evento.
Lucas Pavanato se manifestou sobre a acusação que envolve a Manuela D’Ávila
Depois de tomar conhecimento da decisão da Justiça, Lucas Pavanato escreveu no Twitter/X: “A Manuela D’Ávila me chamou de ‘cocozinho’ por perguntar o preço do livro dela e eu fui quem virou réu na Justiça”.
Leia também:
Em sua defesa, o influencer alegou que não houve intenção de menosprezar nem discriminar as mulheres presentes no evento no campus da PUC-SP. Ao julgar o caso, o juiz Sorci entendeu que não houve crime de violência de gênero. Dessa forma, inocentou Pavanato.
“Julgo improcedente a pretensão veiculada na presente ação penal e o faço para absolver o réu Lucas Pavanato de Oliveira dos delitos que lhe foram imputados na denúncia.”
A Oeste, Lucas Pavanato disse que Manuela D’Ávila “escancarou o autoritarismo de esquerda e tentou usar o Estado para calar um jovem político conservador”.
“A vitória de hoje não é minha”, afirmou Pavanato. “A vitória é da verdade, da liberdade e da democracia.”
Com 1,2 milhão de seguidores no Instagram, Lucas Pavanato é pré-candidato a vereador paulistano pelo Partido Liberal (PL). A Oeste, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, acredita que ele possa ser um “puxador de votos” na disputa pelas cadeiras na Câmara Municipal de São Paulo.
Leia também: “Justiça libera PT a distribuir panfletos com críticas a Ricardo Nunes”
Vencer comunistas é glorioso. Vale tanto para essa delirante Manuela, quanto para o juiz do TRE que viu crime onde obviamente não existe.