A direção do Partido Liberal (PL) acredita que o influenciador digital Lucas Pavanato, de 25 anos, vai ser um dos puxadores de voto na disputa eleitoral deste ano. Ele deve ser candidato a vereador em São Paulo.
Caso confirme a candidatura à Câmara Municipal da capital paulista, Pavanato tentará se eleger para algum cargo público pela primeira vez. Em 2022, enquanto estava filiado ao Partido Novo, o jovem se candidatou a deputado estadual por São Paulo. Com 36 mil votos, contudo, não saiu vitorioso das urnas.
Depois de estrear como candidato há dois anos, Pavanato mudou de partido. Ao sair do Novo, migrou para o Republicanos, partido do governador Tarcísio de Freitas. Em julho do ano passado, entretanto, foi para o PL.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No decorrer dos últimos anos, o agora filiado ao PL se consolidou como influenciador digital. No Instagram, Pavanato soma 1,1 milhão de seguidores, mesmo patamar que registra no TikTok. Além disso, o jovem conta com 141 mil seguidores no Twitter/X.
Com a força do aliado nas redes sociais, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, reforça que vê Pavanato como um dos puxadores de votos para a bancada liberal aumentar na Câmara Municipal de São Paulo. Atualmente, o Partido Liberal conta com seis vereadores na capital paulista.
“O Lucas Pavanato vai ser com certeza um dos puxadores de votos no partido”, diz Valdemar, em contato com Oeste. “Porque além do seu trabalho, ele vai ter o apoio exclusivo do Fernando Holiday.”
Leia mais
Holiday apoia Lucas Pavanato como candidato do PL a vereador de São Paulo
Vereador em segundo mandato, Fernando Holiday apoia Lucas Pavanato como seu “sucessor” na Câmara Municipal de São Paulo. Também filiado ao PL desde julho do ano passado, ele já avisou que não vai se disputar a eleição deste ano.
Assim como Valdemar, o atual vereador vê em Pavanato um potencial puxador de votos em favor do PL na disputa eleitoral de outubro. Nesse sentido, Holiday reforça a presença do colega, que é um dos seus assessores na Câmara paulistana, nas mídias digitais.
“O Lucas Pavanato, com certeza, será um dos puxadores da chapa”, diz Holiday. “Ganhou mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais desde a última eleição e tem cultivado um público fiel. Confio nele para ser meu sucessor, pois é um homem de coragem, lealdade e bons princípios.”
A Câmara Municipal de São Paulo é composta por 55 vereadores. Em 2020, o PL conseguiu eleger apenas dois de seus candidatos: Thammy Miranda, com 43 mil votos, e Isac Félix, que foi a escolha de 23 mil eleitores.
Leia também: “O fim do PSDB”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 210 da Revista Oeste
E mais: “Vereadópolis — Os vereadores e seu universo paralelo”, por Branca Nunes e Artur Piva