A judicialização da política foi criticada pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com ele, deputados e senadores devem parar de acionar a Corte em questões que cabem ao Congresso Nacional legislar e lidar com o ônus eleitoral de suas propostas. A declaração ocorreu durante a abertura do seminário Direito na Indústria, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 12.
“O Parlamento deve assumir o custo social”, afirmou. “O que não pode haver é essa judicialização que tem havido”, criticou Fux. “Tudo eles vão ao Supremo Tribunal Federal, porque não querem pagar o custo social de uma deliberação que não agrade o povo.”
O magistrado ainda defendeu o respeito da população com os ministros do STF, mesmo que não tenham sido eleitos. Conforme Fux, isso é necessário para evitar que se repitam casos com o de 8 de janeiro, quando a Praça dos Três Poderes foi invadida em Brasília.
Fux também lembrou que há casos em que o Judiciário não tem competência legal para analisar — ele citou como exemplo uma ação que chegou à Corte sobre o Código Florestal. “Nós que vamos dizer o que é certo?”, questionou. “Nós não temos nem formação para isso. É preciso que não haja esse excesso de judicialização nem da justiça, nem das questões sociais.”
No evento, o ministro também defendeu a divisão dos Três Poderes e a importância do Legislativo, por representar a soberania popular.
Leia também: “Alexandre, o Supremo”, texto publicado na edição 164 da Revista Oeste
Primeiro os ministros do STF que devem se dar o respeito para serem respeitados. Não são figuras públicas nem vedetes. O povo já descobriu, finalmente, que a maioria são advogados indicados e não juízes de carreira como deveriam ser. Em segundo lugar um orgão pago pelo povo, que em meio a uma pandemia e miséria global se deliciavam com lagostas regadas a champanhe francesa enquanto pessoas eram demitidas e reduziam salários espontaneamente pra poder manter seus empregos? Que respeito? Em terceiro é o contrário, foi o judiciário que se politizou. Alexandre o Grande chegou a levar o texto para a lei das Fake News na Câmara pessoalmente. Ridículo!!!!…. ou “ridiculus” o feitiço do bicho papão do Harry Potter?
Palavras. De que vale a crítica se não vemos efeito prático com rejeição da causa? Somos Manés!
Ele defende sua corte acusando o legislativo de inépcia, como forma de isentar os ministros do stf do arbitrarismo que praticam descaradamente e impunemente.
Sempre argumentando com sensatez enquanto faz justamente o contrário. Essa composição do STF está destruindo a Constituição Federal e todos os valores democráticos, e o que é pior, acusam os outros daquilo que eles praticam. Jogam com a ignorância dos brasileiros, que felizmente, estão cada vez mais bem informados. Não é atoa que querem calar as vozes dissonantes (Matar o mensageiro num muda a realidade). É um escarnio! Que os maus juízes sejam expurgados na forma da lei. Pelo bem das instituições legalmente constituídas, pelo nossa liberdade, pelo bem do Brasil e dos animais de estimação que não querem virar comida de famintos desesperados. Quer Respeito? Respeite e se dê o Respeito!
Mas na hora H vota cpm seu pares e contra o que reza a constituição. Fala mas não haje como fala um covarde.
Deve ter bagagem jurídica, já que é um juiz de fato, mas no STF é apenas uma figura decorativa, corroborando seguidas violações da CM.
Esse era um cara que botei fé quando virou presidente do supremo. Ledo engano. Apesar de ser juiz, se dobrou aos outros que nunca foram juízes anteriores e apagou sua própria imagem.
Lindas palavras mas não coloca NADA em prática. Respeito não se pede. Respeito se CONQUISTA e os seus pares tem feito de TUDO diariamente para perder o respeito. Por quê suas palavras não foram colocadas em prática nos 4 anos da presidência do Bolsonaro? Se meteram em TUDO sob falsas alegações. Aliás, peçam de volta a CONSTITUIÇÃO que Rosa Weber deu ao Bolsonaro. Pelo visto, a falta da Constituição fez com que os excelentíssimos ministros parassem de segui-la!
O que mais admiro nesse ministro é o cabelo dele. Uma maravilha. O penteado também é coisa de primeira. Uma verdadeira cabeleira. Pena que o restante, é falso. Sempre diz a mesma coisa e não faz nada do que diz.
Que tal o nobre semi-deus falar em POLITIZAÇÃO DO JUDICIÁRIO, que envolve-se em todo tipo de questões as quais não tem absolutamente nenhum controle ou envolvimento de acordo com a nossa constituição, a qual o olimpo fake de BSB insiste em desrespeitar, rasgar e nem tomar conhecimento.
Este senhor está a esperar aplausos, é!?
Ora caro ministro, é muito simples resolver esta panacéia toda.
É só os senhores não aceitarem a provocação, simples.
O senhor quer elogio por esta posição, esqueça. Compra seu papel…
Esse peruquento não tem moral pra dizer nada. Juiz fajuto.
Senhor Luiz Fux: Cabe ao STF indeferir qualquer petição que não diga respeito à sua jurisdição. Simples assim.
Se a competência sobre certas matérias é do Congresso, deixem o Congresso decidir. Mas, como se tem visto quase diariamente, o STF tem se metido em muitas matérias que não lhe dizem respeito e, em desrespeito aos ditames da Constituição Federal.
Se acha que não devem judicializar é só se manifestar se dizendo incompetente para tanto, simples assim.
Corretíssima a fala do Ministro.
Fux ainda tem esses lampejos alternados com os apagões de silêncio, quando não se insurge contra a avacalhação das leis, da Constituição, da justiça e do país.
O silêncio, nesses casos, tem sido visto como conivência e contrário à democracia.
LIDERE, MINISTRO mais capaz que o restante, um ressurgimento do STF, cumpridor das leis e defensor lídimo da democracia.
O POVO TÁ DOIDINHO PRA AMAR O SUPREMO, MAS ESTÁ DIFÍCIL.
Quando um ministro do STF se desloca de seu local de trabalho, até a Câmara, para interferir nas votações do voto impresso auditavel e do PL 2630, também é uma ‘judicializacao da política’?
Posso VOMITAR?? Foi um dos ministros mais OMISSOS que já tivemos. Agora vem cagar regra.
assim como TI e deriveides
É muito simples: basta os ministros declinarem de analisar o mérito, é só mandar arquivar!
E não tem formação sobre economia, sobre saúde, sobre transportes, sobre informática, etc.
Olha!!! o peruca reapareceu! mas voltará a dormir diante dos abusos do colega careca que se acha Deus!
Foi um omisso e covarde
Ministreco, primeiro q o STF do qual o sr. é atual titular NAO ELEITO, perdeu o respeito de TODOS os brasileiros por suas respectivas açoes CRIMINOSAS E INCONSTITUCIONAIS. Segundo, esta conversinha sua ocorre no momento em que a direita começa a acionar esta corte PODRE E CORRUPTA, pois enquanto vinham pedidos da ESQUERDALHA do qual vpces fazem parte, vpce nunca criticou. Terceiro, pior q a judicializaçao da politica é a POLITIZAÇAO DO JUDICIÁRIO, totalmente nociva aos preceitos da democracia….DEMOCRACIA ESTA QUE VOCES EXTINGUIRAM
É tarde para fazer este comentário.
Pena que ele vota ao contrário do que ele prega.
Alguém ainda confia ?
Zé bunitin peruqueiro, o problema não é a judicialização da política; é a politização da justiça. Saia do meio das pernas dessa mulher decadente e venha pro mundo real.
Passou quatro anos do governo Bolsonaro, sem dizer uma única palavra, mesmo com Randolfe, rede e outros oposionistas ajuizando uma ação por semana. Agora diante da presunção de que a oposição faça o mesmo, vem com este tipo de conversa.,
O Juiz elitista que rasgou a Constituição do Brasil, quer respeito. Isso seria risível se não fosse tão prepóstero.
Qualquer que seja o compromisso entre alimento e veneno, é somente a morte que pode vencer. Em qquer respeito entre o bem e o mal, é somente o mal que pode lucrar.
Filhinha Desembargadora no TJ Rio de Janeiro quinto constitucional.
Canalha , covarde , porque não se manifesta em tribuna, porque não chama os presidentes do senado e câmara e íntima-os a por ordem na casa , muita canalhice essas palavras agora.
Me decepcionei com todos os ministros do STF. Cármen Lúcia, Fux, Rosa Weber, Barroso e Gilmar Mendes. Fiquei horrorizado com a permissão e adesão desses aos inquéritos absurdos criados por Dias Toffoli, que se superou no petismo. De democratas e humanistas viraram algozes de 2000 pessoas e censores de 215 milhões de pessoas e sabotadores da mais importante operação contra a corrupção no Brasil e no mundo, a Lava Jato.
Fiquei tão horrorizado que acionei o MPF, que foi jogado para escanteio, para o banco dos reservas.
Ministro por que estás tão calado? O que temes?
Esse Zé peruca pensa que engana quem com essa conversa?