O presidente Luiz Inácio Lula da Silva almoça, nesta segunda-feira, 25, dia de Natal, com brasileiros e familiares repatriados da Faixa de Gaza que chegaram a Brasília no sábado 23.
O encontro começou ao meio-dia no hotel de trânsito da Base Aérea da capital federal. Ao todo, são 16 brasileiros, com dupla nacionalidade, e 14 familiares palestinos.
Os repatriados de Gaza, o terceiro grupo a ser resgatado pelas autoridades brasileiras, saíram da região na sexta-feira 22 e embarcaram no dia seguinte no Aeroporto Internacional do Cairo, no Egito, com destino a Brasília.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
O petista passou o Natal no Palácio do Alvorada, em Brasília. A partir da terça-feira 26, o presidente vai entrar em “recesso“. O chefe do Executivo não terá compromissos oficiais até 3 de janeiro de 2024 e pretende se afastar de eventos públicos durante o período.
Outras repatriados de Gaza que viram ao Brasil
Em 13 de novembro deste ano, o primeiro grupo de repatriados da Faixa de Gaza chegou ao Brasil. Ao todo, foram 32 pessoas que desembarcaram e Brasília. Na ocasião, o petista recebeu o grupo ao lado de ministros de Estado.
O segundo grupo a chegar ao Brasil, com 47 brasileiros e familiares, pousou em 9 de dezembro depois que as autoridades de Israel e do Egito liberaram.
Leia também: “O Hamas não quer a paz”, reportagem de Dagomir Marquezi para a Edição 188 da Revista Oeste
Quando ele vai almoçar com repatriados israelenses ou visitar as famílias que fugiram da Venezuela?
Quem é o responsável pela triagem?