O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, 9, que o Brasil responderá com base na legislação de reciprocidade econômica à tarifa de 50% anunciada pelos Estados Unidos sobre todas as exportações brasileiras. Mais cedo, o presidente norte-americano Donald Trump informou a adoção da medida a partir de 1º de agosto.
Lula enfatizou a soberania do país diante da iniciativa norte-americana. “O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”, escreveu o presidente.
Receba nossas atualizações
A resposta ocorreu horas depois de Trump justificar a tarifa com críticas ao Supremo Tribunal Federal e à condução do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, além de acusações de censura a plataformas digitais.
Em sua nota, Lula avaliou que as taxas visam a interferir no caso. “O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de Estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais.”
O presidente brasileiro também comentou as alegações de Trump sobre a atuação de empresas digitais norte-americanas no Brasil. “No contexto das plataformas digitais, a sociedade brasileira rejeita conteúdos de ódio, racismo, pornografia infantil, golpes, fraudes, discursos contra os direitos humanos e a liberdade democrática”, afirmou.
Sobre o argumento econômico utilizado na carta norte-americana, que cita o déficit comercial com o Brasil, Lula rebateu: “É falsa a informação, no caso da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, sobre o alegado déficit norte-americano.”
Em seguida, citou dados do governo dos EUA: “As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de US$ 410 bilhões ao longo dos últimos 15 anos.”
Por fim, Lula anunciou que o país não deixará sem resposta a medida tarifária: “Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica.”
Leia mais:
O que é a Lei de Reciprocidade Econômica, citada por Lula
Sancionada em abril deste ano, a Lei nº 15.122, conhecida como Lei da Reciprocidade Econômica, estabelece os critérios legais para que o Brasil adote contramedidas comerciais diante de ações unilaterais de outros países ou blocos econômicos que prejudiquem sua competitividade internacional.
A norma autoriza o Poder Executivo a suspender concessões comerciais, investimentos ou obrigações relacionadas a direitos de propriedade intelectual sempre que for identificado impacto negativo decorrente de medidas comerciais, financeiras ou ambientais aplicadas unilateralmente contra o Brasil.
Segundo o artigo 1º, a lei busca reagir a práticas externas que afetem “a competitividade internacional brasileira”. O artigo 2º detalha os tipos de ações que justificam a aplicação da lei, inclusive interferência em decisões soberanas, violações de acordos internacionais e medidas ambientais mais rigorosas que aquelas já adotadas pelo Brasil.
Nestes casos, o governo brasileiro pode responder com restrição a importações, suspensão de benefícios comerciais ou suspensão de obrigações previstas em tratados multilaterais dos quais o país faça parte.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Ainda de acordo com o texto legal, as contramedidas devem ser proporcionais ao impacto econômico sofrido e buscar minimizar os efeitos adversos sobre a atividade econômica interna. A lei também prevê a realização de consultas diplomáticas como etapa obrigatória para tentar mitigar ou anular os efeitos das sanções e contramedidas.
O artigo 3º reforça que essas ações poderão ser implementadas em coordenação com o setor privado, e que o Executivo deverá estabelecer mecanismos de monitoramento e revisão periódica das medidas adotadas. Já o artigo 6º prevê a possibilidade de adoção provisória de contramedidas em situações excepcionais.
A Lei nº 15.122 foi aprovada por unanimidade no Senado Federal e assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad e pela secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha.
A entrada em vigor da norma, anteriormente aplicada ao caso das tarifas norte-americanas sobre aço e alumínio, agora serve de base para a resposta brasileira à nova tarifa de 50% anunciada pelo presidente Donald Trump. Lula declarou que “qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”.
Leia também: “O novo saque dos fundos de pensão”, artigo de Carlo Cauti publicado na Edição 232 da Revista Oeste
Alckmin critica tarifas de Trump, mas quer diplomacia com os EUA
Lula convoca ministros para reunião de emergência sobre novas tarifas de Trump
Janja reage a perguntas de jornalistas sobre tarifas de Trump: ‘Ai, esses vira-latas’
😂 Interessante é quando ele foi preso por roubo e entregue pela quadrilha, que na maioria nem era política, sua quadrilha saiu gritando até pra aljazera pedindo socorro…. ninguém deu bola 😂😂 Essa é a diferença de um criminoso, e alguém perseguido por uma quadrilha
Um Faz àquilo que pode dentro da lei, “meu amigo Argentina é taxa zera, meu inimigo vassalo e apoiador de ditadura, também é zero, a tolerância
🤔 deixa ver se entendi. A gente exporta minério, carne,etc matéria prima pro Zé industrializar e a gente compra de volta, e foi tachado 50%👍 , como o “João ling”😂 faz uma taxinha barata pra gente , o negócio vai crescer com o João, que vai comprar tanto que vai causar “excesso”. Vira um comerciante que revende a matéria prima O Zé que taxou o João em 10% , compra esse excesso que no final das contas sai para ele 20%, e se a gente quiser ifone ou carro feito com o nosso aço melhorado, no final das contas vai pagar 70% a mais porque um incompetente daqui já taxou as exportações nas alturas, e agora a “reciprocidade” dele vai ferrar mais você. Logicamente o amigo Zé (Argentina)) , que foi zero de taxação, e faz parte do Mercosul, vai comprar tudo e exportar
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
O molusco 🦑 no sabe o que diz e, muito menos o que faz. Vai enterrar mais o Brasil, tá na hora do Congresso botar ordem na casa 🇧🇷🇧🇷💪💪
Miau miau miau kkkkkk
Em um governo de idiotas…. mais uma atitude idiota !
O jumento na propaganda do PT (GOVERNO) é o próprio Lula interpretando…
As sansões são políticas seu jumento.
Impeachment ja para esse ladrao hi
Parabéns presidente!!! Bananinha mirou o Xandão e mirou o agro. Kkkkkkkkkk
Jumento falando besteiras
Parasita petista na área.
Só um imbecil tem essa conclusão.
Estamos sendo governados por uma quadrilha de bandidos. O Brasil já taxa pesadamente as importaçoes americanas. Em alguns casos em quase 100%. Lula é um bufão, safado, que está venezuelizando o Brasil a toque de caixa.
Help, help!!!!
Trump tá morrendo de medo desse analfabeto
Ou seja: nós vamos pagar a conta dos atos absurdos do Lula.
Temos um incompetente no governo que não sabe lidar com o mundo comercial internacional. É isso que sobra para nós.
Os atos absurdos: 1) em reuniào com os BRICS ( sem a presença da China e da Rússia que nào são idiotas), lula propos abandonar o dólar nos negócios; 2) defende o Hamas; 3) ataca Israel; 4) vai à Russia comemorar vitória na 2a. Guerra; 5) Trouxe o Irã para is BRICS; 6) ficou do lado da Rússia contra a Ucrânia; 7) aceita a guerra do Moraes contra as redes sociais… chega, se isso nào basta, é só entender: quem pode, manda; quem não pode. Obedece.
Marcos, é melhor desenhar para o Paulo entender. Kkkkk