O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está tentando costurar acordos para promover a saída de Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) do Ministério do Turismo.
Para não desagradar Waguinho Carneiro (Republicanos), prefeito e marido da ministra, seu aliado na Baixada Fluminense, Lula se comprometeu a construir um Instituto Federal de Educação e um hospital do câncer em Belford Roxo. A informação foi publicada nesta quarta-feira, 5, pelo jornal O Globo.
O prefeito de Belford Roxo está em Brasília e ainda negocia uma nova posição para a mulher no governo de Lula.
Waguinho foi ao Palácio do Planalto na tarde de ontem conversar com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ao sair, afirmou ao jornal que retornaria hoje para uma “conversa definitiva”.
No Planalto, é dado como certo que a troca ocorrerá até sexta-feira 7 e que é improvável que a substituição seja adiada para a próxima semana.
Padilha tem afirmado que a expectativa é que haja “reuniões conclusivas” sobre o assunto.
O pacote do Planalto
De acordo com prefeito, Lula sinalizou uma ida no mês que vem a Belford Roxo para anunciar as obras do Instituto Federal e do hospital.
Os dois anúncios fortaleceriam o grupo político de Waguinho e sua gestão como prefeito, já no segundo mandato. Daniela foi eleita a deputada federal mais votada do Rio de Janeiro.
Ao longo das últimas semanas, Waguinho foi diversas vezes ao Planalto negociar uma saída honrosa para a mulher e tentar costurar demandas para seu grupo político no Rio.
“Origem da crise vem do PT da Bahia”
A origem da crise que envolve o Ministério do Turismo e Daniela Carneiro “vem do PT da Bahia”. A afirmação é deputado federal Arthur Maia (União- Brasil-BA). Daniela é deputada federal eleita pelo partido, mas pediu desfiliação.
“O PT baiano quis trazer as disputas regionais para Brasília”, disse Maia a Oeste. “O União Brasil tinha o nome do líder Elmar Nascimento para ocupar a pasta do Turismo. Contudo, o nome dele foi vetado por pessoas ligadas ao PT da Bahia. Então, fizeram uma montagem que não corresponde com o partido.”
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, é um dos caciques baianos. Ele já foi governador do Estado e possui muita influência.
Vejam quanto está custando o L de ladrão. Alias, onde anda o Fachin mentor desta balbúrdia?