Durante seu pronunciamento no Egito, nesta quinta-feira, 15, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Israel descumpre as decisões tomadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e por outros órgãos multilaterais sobre a reação bélica do grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza.
O petista disse ainda que a ONU “não tem forças suficientes” atualmente para evitar guerras e defendeu a reforma dos órgãos multilaterais internacionais. As declarações foram dadas a jornalistas ao lado do presidente do Egito, o general Abdul Fatah Khalil al-Sisi, que está há mais de dez anos no poder.
“A única coisa que se pode fazer é pedir paz pela imprensa, mas me parece que Israel tem a primazia de descumprir, ou melhor, de não cumprir nenhuma decisão emanada da direção das Nações Unidas”, declarou Lula.
O chefe do Executivo desembarcou no país na quarta-feira 14, quando as tensões entre o país árabe e Israel aumentaram devido às ameaças de ações militares israelenses no sul da Faixa de Gaza.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Apesar da viagem ao Egito marcar os cem anos das relações diplomáticas com o Brasil, a guerra contra Israel foi o principal tema da conversa entre os presidentes. A região sul de Gaza abriga mais de 1 milhão de palestinos, que saíram de outras regiões destruídas pela guerra. O local é praticamente o último refúgio.
Ainda em seu pronunciamento, Lula disse considerar o ataque do Hamas como um ato terrorista, mas destacou que a reação de Israel “não tem explicação”, pois estaria matando mulheres e crianças em Gaza.
“O Brasil foi um país que condenou de forma veemente a posição do Hamas no ataque a Israel e ao sequestro de centenas de pessoas, e nós condenamos e chamamos o ato de terrorista”, declarou o petista.
“Mas não tem nenhuma explicação o comportamento de Israel a pretexto de derrotar o Hamas, estar matando mulheres e crianças, coisa jamais vista em qualquer guerra que eu tenha conhecimento”, continuou.
O presidente disse ainda que as instituições multilaterais globais, como a ONU, foram criadas para resolver problemas entre países, mas não conseguem atuar nesse sentido.
“Temos a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que, por mais que eu procure explicação, eu não encontro uma explicação porque a ONU não tem forças suficientes para evitar que essas guerras aconteçam, antecipando qualquer aventura”, observou Lula.
“As últimas guerras que nós tivemos, como a invasão ao Iraque, não passou [sic] pelo Conselho de Segurança da ONU; a invasão à [sic] Líbia não passou pelo Conselho de Segurança da ONU; a Rússia não passou pelo Conselho de Segurança para fazer a guerra com a Ucrânia, e o Conselho de Segurança não pode fazer nada na guerra entre Israel e Faixa de Gaza”, disse.
Lula pede apoio do Egito para ‘mudar’ a ONU
O petista pediu apoio ao Egito para promover mudanças na ONU. Trata-se de uma bandeira que o presidente defende desde o início do seu terceiro mandato, mas que dificilmente terá sucesso.
“É preciso que o Conselho de Segurança da ONU tenha outros países participando, outros países da África, outros países da América Latina”, destacou. “É preciso que tenha uma nova geopolítica na ONU. É preciso acabar com o direito de veto dos países e é preciso que os membros do Conselho de Segurança sejam atores pacifistas e não atores que fomentam a guerra.”
Por fim, Lula agradeceu ao presidente egípcio pela cooperação na retirada de 115 brasileiros e familiares que estavam na Faixa de Gaza. A passagem de Rafah, que dá acesso ao Egito, é a única fronteira da região que possuí saída para outro território que não seja por Israel.
Desse modo, o Brasil precisou negociar com o governo egípcio para que os brasileiros entrassem no território do país e embarcassem de volta ao Brasil.
“Eu não poderia deixar de começar toda a minha conversa agradecendo ao presidente Al-Sisi pela solidariedade que ele teve em ajudar o Brasil a tirar os brasileiros e brasileiras que estavam na Faixa de Gaza”, disse Lula.
Estalinacio não tem jeito não. Eh muito cara de pau. Brasil Patriota pedindo liberdade é terroristas. Terroristas matando crianças etc, eh nada pra ele…acorda Povo Brasileiro
É estarrecedor o nível de mediocridade e obtusidade deste biltre asqueroso.
Como é mesmo???? Vossa excrecencia nunca viu matar mulheres e crianças?? E seus sócios no inferno como stali no Holodomor, Mao tsé na China, Fidel em Cuba , Maduro na Venezuela!!!
Cinico, mentiroso, dissimulado, imbecil, hipócrita e demoniaco!!!!!
É claro que não acata nada da ONU, pois o serviço de inteligência de Israel já conseguiu comprovar que a própria ONU ajudou os terroristas. Pelo menos 12 funcionários estavam ajudando que eles verificaram e sem falar nos servidores do Hamas embaixo de uma sede da ONU. Mas a imprensa velha e podre não irá divulgar tal assunto.
Esse traste podia ficar mudo. A Diilma era mais divertida pelo menos
Esse cara só se relaciona com ditadores. Aliás, não tenho dúvidas que ele toma gasolina quando sai para fazer turismo no exterior. Uma vergonha!!!
Antigo ditado romano, que sobrevive hoje em dialeto breschiano: A merda, quando sobe no trono, ou fede ou faz desgraça (nesse dialeto tem rima). No caso brasileiro, as duas coisas acontecem.
ESSE BOÇAL NÃO ME REPRESENTA.
SEMPRE NOS COLOCANDO (A TODOS OS BRASILEIROS DE BEM) DO LADO ERRADO, TORTO DA HISTÓRIA.
Egito, histórico covarde e agressor contra Israel. Desde o governo de Golda Meir que o Egito ataca Israel. Desde antes.
Foi mesmo um encontro de covardes.
Nunca viu uma guerra em que morrem mulheres e crianças? É um imbecil.
Infelizmente acontece em toda guerra. Lamentável.
E nesta ele vê apenas um lado.
Aliás que ele acusa sofreu, a história conta, um quase extermínio, principalmente de mulheres e crianças.
Alguém ensina a este bandido.
Avançando seu projeto globalista enquanto pagamos por tudo (a mulher dele inclusive)…
Independente do resultado das últimas eleições, tudo e qualquer coisa que este senhor dizer, a grande maioria da população é contra.
Código fonte requerido pelas forças armadas e negado pelo xerife do STF. Não se pôde averiguar a fraude.
O mau-carácter não está nem aí para o Brasil, ONU e Oriente Médio. Para ele importante é viajar com a oportunista, comer e beber bem, durante a viagem. Não sei como ainda tem gente que acredita nesse sujeito.
Como é que um cidadão pode der tão imbecil assim!.
Além do mais, mente com uma facilidade tão grande, que só pode ser genético. Disse que o seu governo condenou energicamente o ataque do grupo terrorista a Israel.
Tudo isto é a somatória de alguns fatores, CINISMO, CANALHICE, E EXTREMADA FALTA DE CARÁTER….
O cara atacando o Povo de Deus, cuidado porque um Anjo podera colocar o teu motel voador no chao. Nao se meta com Deus,
De repente, enquanto bebiam por aquelas taças, viram uns dedos de mão humana escrevendo no estuque da parede que estava em frente do castiçal. O próprio rei viu os dedos a escreverem. 6 Ficou lívido de terror, de maneira que até os joelhos lhe começaram a tremer e não se aguentou mais nas pernas.
7 “Tragam cá os magos e os astrólogos!”, gritou ele. “Tragam também os adivinhos! Quem for capaz de explicar o significado das palavras que ali estão na parede e de interpretar o sentido daquilo será vestido com roupa de púrpura de dignidade real, ser-lhe-á posto um colar de ouro ao pescoço e tornar-se-á o terceiro na hierarquia dos chefes do reino!”
mene, mene, tequel, parsin.
26 E é este o significado:
Mene quer dizer contado. Deus já determinou o número limite dos dias do teu reinado, que chegaram ao fim.
27 Tequel quer dizer pesado. Foste pesado na balança de Deus e foste achado em falta.
28 Parsin significa dividido. O teu reino será repartido e dado aos medos e aos persas.”
29 Então Belsazar mandou que Daniel fosse vestido de púrpura, que lhe pusessem um colar de ouro no pescoço e que o proclamassem terceiro na hierarquia real.
30 Nessa mesma noite, Belsazar, rei dos caldeus, foi morto; 31 Dario, o medo, entrou na cidade e começou a reinar com a idade de 62 anos.
FIQUE COM A BOQUINHA BEM FECHADA, CONTINUE A TOMAR A TUA CACHAÇA E DEIXE DE ATACAR A “”””DEUS”””