Na tarde desta sexta-feira, 24, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se retratou nas redes sociais depois de uma declaração a respeito do narcotráfico de drogas. A fala ocorreu durante uma coletiva de imprensa em Jacarta, capital da Indonésia.
Lula publicou na plataforma X que “foi uma frase mal colocada”. Além disso, afirmou que o governo petista tem atuado para combater o crime organizado.
Receba nossas atualizações
“Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado”, declarou o chefe de Estado brasileiro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Ele mencionou também que o governo encaminhou ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança. Além disso, citou que em sua gestão foram batidos “recordes na apreensão de drogas no país.”
Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime…
— Lula (@LulaOficial) October 24, 2025
Entenda o caso da declaração de Lula
Na manhã desta sexta-feira, 24, Lula fez um pronunciamento saindo em defesa de traficantes de drogas. Em entrevista coletiva à imprensa da Indonésia, o presidente disse que “traficantes são vítimas de usuários”.
A fala surgiu logo depois que jornalistas perguntaram a Lula sobre as recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que defendeu ações militares contra grupos de narcotráfico fora do território norte-americano.
+ Trump vai à Malásia, mas não confirma encontro com Lula
A declaração gerou polêmica. Para o líder da oposição na Câmara, Luciano Zucco (PL-RS), o presidente da República usou uma viagem no exterior para sair em defesa de criminosos, enquanto não leva em consideração o que ocorre com as vítimas do tráfico de drogas.
“Defender traficante é o fim de tudo”, enfatizou Zucco. “Enquanto o país enfrenta uma escalada de violência, e enquanto milhares de famílias choram filhos, netos e irmãos destruídos pelo vício, o presidente prefere tratar criminosos como vítimas.”
Leia também: “Presidente da CPMI do INSS: Governo Lula tenta blindar nomes de sua base”, reportagem publicada na Edição 292 da Revista Oeste
Nada cola em Lula. Vai ser eleito por mais 4 anos. Depois fico imaginando: Janja? Um amigo meu me disse que está preparando Boulos. Mas não sei. Janja será mais fácil para controlar.
Lógica no assalto. Foi o que Márcia Tiburi disse sobre o assalto, a esquerda ama bandidos.
Não, a frase está correta e desmascara o que sempre foi o atual presidente Lula.
É uma besta… E vai ser reeleito….