O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu a agenda de compromissos oficiais nesta quinta-feira, 7, sem ir ao Rio Grande do Sul. O Estado tornou-se alvo de um ciclone extratropical nos últimos dias, que resultou na morte de pelo menos 40 pessoas.
Nesta tarde, Lula iniciou viagem rumo à Índia, onde participa do encontro do G-20 (grupo das 20 maiores economia do mundo). Mais cedo, o petista esteve no desfile de 7 de Setembro, em Brasília, para celebrar a Independência do Brasil.
O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional reconheceu estado de calamidade pública em 79 cidades gaúchas. O ato facilita a transferência de recursos para atender a crise. Segundo a pasta, a partir de agora os gestores podem solicitar recursos emergenciais e verba para reconstrução da área destruída.
O que Lula ignorou: os estragos causados pelo ciclone
As chuvas, as enchentes e as cheias de rios deixaram um rastro de destruição no Rio Grande do Sul. Depois de mais de 70 municípios do Estado sofrerem danos em decorrência da passagem de mais um ciclone extratropical, o governador Eduardo Leite definiu a situação como similar a um “cenário de guerra”.
Ele proferiu a declaração ao visitar Roca Sales, uma das cidades mais afetadas pela tragédia climática. “Estamos muito impactados e emocionados com o que vimos”, disse Leite. “Mas precisamos ser fortes.”
O governador do Rio Grande do Sul afirmou ainda que vai direcionar recursos públicos para auxiliar na reconstrução de municípios do Vale do Taquari, região mais afetada pelas recentes tempestades. Em Roca Sales, Leite conversou com moradores e comerciantes. Depois, voltou para a capital Porto Alegre.
O cenário de guerra citado por Leite passa pelo número de mortos que os temporais e os alagamentos dos últimos dias provocaram. De acordo com o governo gaúcho, 37 mortes tinham sido confirmadas até a noite da quarta-feira.
Conforme comunicado do governo do Rio Grande do Sul, as mortes ocorreram em dez municípios do Estado:
- Muçum — 14;
- Roca Sales — 9;
- Lajeado — 3;
- Cruzeiro do Sul — 3;
- Estrela — 2;
- Ibiraiaras — 2;
- Mato Castelhano — 1;
- Passo Fundo — 1;
- Encantado — 1; e
- Santa Tereza — 1.
A tragédia no Rio Grande do Sul ainda conta com 2.319 pessoas desabrigadas. Além disso, há 3.575 desalojadas. Conforme autoridades locais, 1.777 pessoas foram resgatadas — e ainda há nove desaparecidos.
Leite decretou estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Por fim, o governo gaúcho também cancelou os desfiles do 7 de Setembro em todo o Estado.
♪♫♪ …E o povo já pergunta com maldade: / e as pessoas da cidade? / e as pessoas da cidade… ♫♪♫ (Desvirtuei parte da letra da música de Noel Rosa, Onde Está a Honestidade?, 1933). Se os nossos avós passaram por isso é possível que nossos netos também passem. E a culpa não terá sido dos nossos avós, é nossa!
Ele deveria, assim como Putin e Xi Ji Ping ter faltado ao encontro por motivos Obvios.
Nem o Goverdador doRio Grande Do Sul (Que por sinal também tinha feito o “L”) foi poipado do desprestígio deste DESQUALIFICADO
Governador do Rio Grande do Sul, analfabeto funcional, apenas isto.
PelamordeDeus, alguém ensine ao Dilmo que na Índia as vacas são consideradas sagradas e será muito grosseiro falar em picanha. E que indianos não são indígenas que vivem fora da Amazônia. Já nos envergonhamos o suficiente pela proposta da cervejada da paz (guerra na Ucrânia) e admitir não saber porque o dólar é tão usado no comércio internacional. Só falta criar o C20.
#Lulaanalha; #Lulacovarde
#Moraescrápula, #tofolimafioso
.
No caso, certamente não precisava de álibi, como no dia 8 de janeiro, que por muito menos foi visitar o amigo Edinho em Araraquara. Lamentável!
É até bom que viaje mesmo, para não atrapalhar. E que o tucano do RS faça um exame de consciência e apoie alguém minimamente decente na próxima eleição.
Esse praga esta se achando um estadista, só se for do presidio de bangu, viagens e mais viagens, mas o governador do Rio Grande do Sul merece, foi um dos que fizeram L. Imaginem se fosse o Bolsonaro o que a globo lixo não estaria noticiando.
Esse cara nunca esteve , e nunca vai estar nem nem aí para o povo ou quem quer que seja , ele está a fim de aproveitar o máximo enquanto ficar lá. como já fez anteriormente
Ele sabe que não vai ficar , então vai aproveitar enquanto a farsa durar e depois quando acabar acabou , e fim de papo
E ele sai fora rindo de todo mundo , com cara de sem vergonha e fica tudo certo
O maior ódio dele é saber que pelas probabilidades ele vai para o saco e o capitão vai ficar .
Ele gostaria de ver todos mortos antes dele , mas isso não vai acontecer
É um sujeito mesquinho e avarento ,quer tudo só para ele.
Quem já teve sua casa arrombada e assaltada recebeu telefonema do assaltante depois pra saber se está tudo bem?
Esse é o desgoverno que quer o “bem e a paz social”para a população.
Isso que é um verdadeiro presidente, deixa a tragédia de lado e foge para longe!! Inútil e imprestável!!!!
Esperar o que desse sujeito!!!