Luiz Inácio Lula da Silva não está tão feliz com as declarações públicas do presidente do Chile, Gabriel Boric.
Durante a cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e União Europeia, realizada na Bélgica, Boric cobrou mais firmeza de países latino-americanos contra a Rússia.
O presidente chileno, que é de extrema esquerda, disse que os líderes da Celac devem ser mais enfáticos ao condenar a invasão russa da Ucrânia.
“Estimados colegas, hoje é a Ucrânia e amanhã pode ser qualquer um de nós”, declarou o esquerdista. “Não duvidemos disso devido à complacência que se pode ter em um momento ou outro com qualquer líder”, disse o presidente chileno.
A cúpula emitiu uma declaração conjunta que traz menção ao confronto no Leste Europeu, mas sem termos hostis à Rússia, e com um asterisco no final, citando que um país não concorda com um parágrafo. Esse país é a Nicarágua e o trecho é relacionado ao conflito.
Leia mais: Na Europa, Lula discute a possibilidade de normalizar a situação da Venezuela
A resposta de Lula
Lula respondeu a jornalistas sobre a declaração do presidente do Chile. O brasileiro afirmou que Boric é um “jovem sequioso e apressado” e que não tem costume de participar de cúpulas internacionais.
“Eu não tenho o porquê concordar com o Boric, é uma visão dele”, rebateu o petista. “Possivelmente, a falta de costume de participar dessas reuniões faz com que um jovem seja mais sequioso e mais apressado, mas as coisas não são assim”, afirmou o presidente aos jornalistas nesta quarta-feira, 19, em Bruxelas.
“A gente tem que compreender que nem todo mundo concorda com a gente”, disse Lula. “Nem todo mundo tem a mesma pressa e visão sobre a mesma coisa” argumentou o presidente brasileiro.
Leia também: “Anão diplomático”, reportagem publicada na edição 166 da Revista Oeste
O digníssimo presidente do Brasil primeiro deveria aceitar o ponto de vista ou opiniões dos demais integrantes do Congresso em questão, além do que Lula é extremamente invejoso e já demonstrou isso claramente, quando em outros Congressos teve sua pessoa ofuscada por Zelensky. É isso ai Brasil. O duro é não ter votado nele e no PT ter que aguentar tudo isso, e pior não ter também opções durante a eleição pois Bolsonaro e Lula no meu ponto de vista são opções ruins para nosso país.
O moluco é um borra botas que precisa de alguém para trocar as fraldas geriátricas.
Se temos um jovem político “sequioso”, temos também um velho político arrogante, mitômano, velhaco e imbecil.
Ora, Ora, se essa reunião tivesse ocorrido em um boteco com muita cerveja todas as sedes e pressas teriam sido aplacadas.
Sequioso. Para quem odeia ler, o ladr4o está com um repertório do português acima do que ele de fato tem!
Qual seria o resultado do cruzamento de um mafioso criminoso com um sequioso?