O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), pela ausência em reuniões que discutiam a dívida dos Estados com o governo federal. A fala ocorreu durante encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Estou na presidência há 10 meses e de vez em quando eu ouço o Haddad falar que tem tentado discutir a dívida dos Estados com os governadores”, disse Lula. “É importante lembrar que o governador de Minas Gerais não compareceu a nenhuma reunião.”
Zema vai se reunir com Pacheco
O governador é esperado para um encontro com Pacheco na tarde desta quarta-feira, 22. Na reunião, o senador deve apresentar uma proposta diferente da defendida por Zema para solucionar a dívida de R$ 160 bilhões de MG com a União.
Leia também: “Governo Zema propõe privatização da Cemig”
O governador mineiro ainda não se reuniu com o presidente da República. Na última segunda-feira, 20, ele foi até Brasília, mas encontrou somente o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).
Nas duas vezes em que esteve com Lula, Zema estava acompanhado dos demais 26 governadores em agendas institucionais.
Leia mais: “Zanin notifica Zema para explicar aumento de 300% em seu salário”
Desde então, porém, o governador se reuniu com Fernando Haddad em maio, para pedir mudanças nas regras do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), junto com outros governadores estaduais.
Leia mais: “Pacheco nega uso eleitoral de PEC do STF e diz que matéria é de ‘aprimoramento'”
No início de novembro, o vice-governador Mateus Simões (Novo-MG) se juntou a outros governadores do Sul e do Sudeste. O objetivo era pedir a Haddad que o governo federal alterasse a fórmula de correção da dívida estadual.
Esse vagabundo está pressionando o Zema sobre a dívida de MG. Então vamos fazer o seguinte: Que se cobre a dívida de todos os demais estados também e antes disso, fazer uma auditoria sobre essas dívidas, pois deve ter muito cambalacho nesse meio aí.
Ele está certo,não se reunir com um ladrão.
Zema não se reúne com corrupto. Está correto-não se mistura.