Depois de demitir três mulheres de seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva culpou os partidos — e não admitiu sua responsabilidade — pela redução da representatividade feminina no alto escalão da administração federal.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste.
“Eu, às vezes, lamento profundamente não poder indicar mais mulheres do que homens no governo. Acontece que quando você estabelece uma aliança com um partido político, nem sempre esse partido tem uma mulher para indicar”, disse o petista na sexta-feira 27 durante café com jornalistas, no Palácio do Planalto.
A declaração foi dada dois dias depois da demissão de Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica para entregar o cargo a Carlos Vieira Fernandes, indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), uma espécie de líder do centrão.
+ Demitida por Lula, ex-presidente da Caixa já elogiou ‘política de inclusão’ do governo
Eleito com a retórica de igualdade de gênero, Lula já demitiu outras duas mulheres do primeiro escalão: Daniela Carneiro, do Ministério do Turismo, e Ana Moser, do Ministério do Esporte, foram substituídas por homens.
Nos dois casos, assim como no caso de Rita, em vez da promessa de campanha, prevaleceu o acordo com o centrão.
Daniela Carneiro, conhecida como Daniela do Waguinho, foi trocada pelo deputado federal Celso Sabino (União-PA), em 13 de julho. Já Ana Moser, que participou ativamente da campanha de Lula, foi demitida para acomodar outro deputado federal: André Fufuca (PP-MA), líder do Progressistas na Câmara.
Lula volta a prometer mais mulheres para o governo
Depois de “lamentar” as demissões, Lula acrescentou: “Mas isso não quer dizer que eu não possa no governo tirar homens e colocar mulheres. Eu ainda posso trocar muita gente, só estou com 10 meses de mandato.”
Dos 37 ministérios, 27 — o que corresponde a 73% — são ocupados por homens. Das 11 pastas cedidas ao PT, apenas uma é ocupada por mulher — Cida Gonçalves, ministra da Mulher. E dos oito ministérios que estão com titulares não filiados a partidos, quatro estão com mulheres.
+ Demitida por Lula, ex-presidente da Caixa fala em ‘misoginia’
Na conversa com os jornalistas, Lula ainda afirmou ter pedido às legendas que indicassem mulheres, mas os líderes partidários alegaram que não tinham quadros femininos para indicar e por isso aceitou a indicação. E, a exemplo do que fez na campanha, o petista prometeu que “ainda vai ter mais mulher no governo, em outros cargos”.
Quando que admitiu alguma culpa ?
Fique frio, Lula, você tem a Carmen Lúcia e isso é que conta.
O Covardão mostrando a cara e sempre fuginda da raia.
A culpa nunca é dele. Não sei se é para rir, chorar ou tomar um calmante.
Eu sei quem será a número 4 a levar um pontapé no traseiro. ST
Será algum tipo de ‘racismo partidário’?
Ó Lula, vc não tem experiência não é mesmo? Vc não aprendeu que pra governar o país o presidente tem que ser tchutchuca do centrão? E agora? Conta aí pros companheiros aqueles que criticavam o Jair, se é bom ser tchutchuca do centrão?