publicidade
Política

Lula deve ceder ao agro em demarcação de terras indígenas

Enquanto o governo não tem base consolidada no Congresso, a Bancada do Agro tem cerca de 350 parlamentares

Agro quer demarcação de terras indígenas fora do Ministério dos Povos Indígenas | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem admitido, reservadamente, que terá de ceder nas negociações com a bancada do agro em relação à medida provisória que reestruturou a Esplanada dos Ministérios, especialmente em relação à demarcação das terras indígenas, segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo de quarta-feira, 10.

Além da demarcação das terras indígenas, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) também pode ser atendida em relação à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). A Conab foi transferida do Ministério da Agricultura e Pecuária para a pasta do Desenvolvimento Agrário. O CAR, por sua vez, foi transferido para o Meio Ambiente.

Receba nossas atualizações

Bancada do agro quer retomar organização do governo Bolsonaro

agro
Coordenadora de Política da Bancada do Agro no Senado e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Até o início do governo petista, a questão sobre a demarcação de terras indígenas estava com o Ministério da Justiça. Desde janeiro, as políticas públicas para o setor estão sob liderança do Ministério dos Povos Indígenas, de Sonia Guajajara.

A Bancada do Agro está organizada para retomar a organização do governo Bolsonaro, de modo a fortalecer o Ministério da Agricultura e esvaziar as outras pastas. “Agora, integrantes dos ministérios, da base do governo e da Casa Civil já admitem, sob reserva, que terão de ceder”, revelou a Folha.

O motivo para o governo Lula ceder seria a crise na articulação política do Executivo, como, por exemplo, a derrota nos decretos que queriam destruir o Marco do Saneamento, assim como o enfraquecimento do governo no Congresso diante do PL 2630.

Enquanto o governo Lula não tem base consolidada no Congresso, a FPA tem cerca de 350 parlamentares.

Leia também:

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Christian
    Christian

    A revolta vai começar pelo Agro
    Não mexam com os donos da terra.
    Mexeu com um, mexeu com todos.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade