O Estado de S. Paulo voltou a criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Em editorial publicado nesta sexta-feira, 3, o jornal mira especialmente a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) imposta pela dupla, na quarta-feira 1º.
Conforme o Estadão, é uma medida populista recorrer à GLO para combater o tráfico de drogas e de armas nos Portos de Santos, do Rio de Janeiro e de Itaguaí e nos aeroportos do Galeão e de Guarulhos. A operação seguirá até maio de 2024, com a participação de 3,7 mil militares.
Entenda | O que é a Garantia da Lei e da Ordem (GLO)?
“Segurança pública é coisa séria”, lembra o editorial. “Exige conhecimento do problema, planejamento, responsabilidade e respeito às competências institucionais e às habilidades funcionais dos diversos órgãos de Estado.”
De acordo com o jornal, o presidente da República parece preferir outro tipo de medida, baseada exclusivamente em cálculo político-eleitoral. “Sem enfrentar as causas, simula alguma proatividade e, para piorar, ainda envolve os militares”, observa. “É pedir, por decreto, para dar errado.”
A estatura moral e cívica de Lula
O Estadão afirma que o envolvimento das Forças Armadas na segurança pública é um equívoco institucional e funcional. E recorda de um argumento do próprio Lula para não recorrer à GLO em outros momentos: os militares têm vocação para outras tarefas, não para lidar com a bandidagem.
“Colocar os militares para combater o crime organizado é uma resposta amadora, completamente antiprofissional”, constata o jornal. “Para piorar, a medida transmite uma mensagem errada à população, como se coubesse a militares cuidar da segurança pública.”
O Estado de S. Paulo atribui a Lula a responsabilidade pela implantação da GLO. É com esse tipo de medida, segundo o jornal, que o presidente “reitera uma vez mais sua estatura moral e cívica”.
Leia mais: “GLO de Lula em portos e aeroportos revolta auditores da Receita Federal”
“Diante de um problema gravíssimo, que afeta direitos fundamentais da população, ele opta por uma solução populista e sabidamente ineficaz”, salientou o Estadão. “É um simulacro de governo. Fingindo preocupar-se com a população, ocupa-se apenas de si mesmo.”
O ministro da Justiça e Segurança Pública também se transformou em alvo de críticas. Para O Estado de S. Paulo, a implantação da GLO desmoraliza Dino e o torna conivente com tal decreto. O maranhense teria descumprido suas duas principais atribuições: zelar pelo cumprimento da Constituição no âmbito da administração federal e prover políticas de segurança pública responsáveis.
“A excepcionalíssima Garantia da Lei e da Ordem pelas Forças Armadas, prevista no art. 142 da Constituição, não tem nenhuma relação com colocar militar em portos e aeroportos para combater o crime organizado”, resume o jornal. “É esse o ministro cotado para o Supremo?”
Não caiu o PIX do Esquerdão??
Este” Estragão” é um morde e assopra da mídia brasileira. Se está falando sério, vai demorar décadas para acreditar.
O que ele fez com Bolsonaro e a nação não tem perdão e agora quer vestir a roupa de cordeirinho.
Nem circo quer este jornal.
.
O Estadão, um dos responsáveis por induzir boa parcela de ignorantes e indivíduos frágeis (fragilizados emocionalmente e não preparados), a odiar e defenestrar Bolsonaro, e para tanto foi também uma das mídias do consórcio venal que incentivaram a liberdade do ignorante corrupto e sua condução fraudulenta à Presidência, agora começa a fazer água em seu barco.
Por quê?
Qual interesses?
Qual estratégia?
Agora não adianta. Mas a verba deve ter atrasado esse mês. Semana que vem, esse veículo muda de opinião. Me entristece a Oeste usar como fonte esse jornal comprado.
Mim então né Sr Estadão passador de pano que ajudou eleger esse miserável corrupto sem escrúpulos !! agora vcs vem com seus editoriais medíocres !! seus apoiadores de bandidos !! seus F F P !!!!
tb acho
Estadão foi isso que vocês conseguiram impor ao nosso pais que estava muito bem e tecnicamente administrado pelo “genocida” “camisa parda” “fascista” Bolsonaro. Agora vocês e vossa curriola do CONSORCIO DA IMPRENSA vão ter que ENGOLIR esses INSANOS nesta nova “DEMOCRACIA” brasileira.
Faltou ao Estadão dizer pros seus leitores que eles fizeram o L . Agora é tarde.
O molusco cachaceiro não tem palavra. Quem fez o L ferrou o Brasil. Estragão, foice de São Paulo, globoesgoto, cnn, e agora a jovem pan sp, devem estar satisfeitos com a besteira, que lhes rende milhões no bolso.
Esse Jornaleco, que já foi razoável, está, ultimamente, fazendo mea culpa, percebendo os estragos que essa GALERA DA ESCURIDÃO que ocupa o poder, está fazendo ao país…mas, é incapaz de admitir que, tanto ele, mídia deteriorada pelo tempo, juntamente com outras iguais ou piores, deram o suporte midiático para essa turma do mal se acastelasse no poder, onde pretende ficar alguns longos anos. Isso é historinha para boi dormir. Pobre Brasil, azar dos brasileiros, sobretudo, dos analfas funcionais que elegeram esses seres nefastos.
AOS BRASILEIROS CONTRÁRIOS A ESSE TIRÂNICO DESGOVERNO (E SOMOS A MACIÇA MAIORIA, SIM, DE NÃO ELEITORES DESSA QUADRILHA), NADA DO QUE VEMOS É SURPRESA, ENQUANTO TODA A MÍDIA COMPRADA COM MILHÕES DE REAIS, ACARICIAVA E TRABALHAVA, DESAVERGONHOSAMENTE, PELA VOLTA DO BSNDID0.
NÃO SABIA O ESTADÃO QUE LUL2 NÃO APRESENTAVA NADA DE BOM E NOVO AO PAÍS? QUE TODA SUAS MENTIRAS DE PALANQUE MOSTRAVAM QUE O ATRASO ESTARIA DE VOLTA, QUE NÃO HAVIA NENHUM PLANO DE GOVERNO, QUE SÓ O RANCOR E VINGANÇA ERAM SUA ÚNICAS PAUTAS? E PRA ISSO ELE CONTAVA COM O TROGLODITA DESRESPEITOSO E DESPREPARADO DIN0, QUE NADA FAZ PELA SANGRENTA INSEGURANÇA PÚBLICA QUE DILACERA A POPULAÇÃO? DIN0 NÃO FAZ PORQUE NÃO QUER, DIGA-SE. PORQUE ESSA QUADRILHA DE VOLTA AO PLANALTO TEM, CLARAMENTE, COMPROMISSOS CABULOSOS COM CRIMINOSOS DE TODA ESPÉCIE. O APOIO AO HAMAS É SINTOMÁTICO, E DIZ MUITO SOBRE A INÉRCIA DO LULA/DIN0. INÉRCIA ESTA, BEM PLANEJADA, ALIÁS, PARA A EXPLOSÃO DO DOMÍNIO DOS TRAFICANTES PELO BRASIL.
POR TODO O DESASTRE ANUNCIADO, ESTADÃO E SEU CONSÓRCIO DE IMPRENSA, SÃO OS GRANDES CÚMPLICES DA SITUAÇÃO QUE ESSE DESGOVERNO COLOCOU OS BRASILEIROS, INCLUINDO-SE AS BARBÁRIES JURÍDICAS DA DITADURA DA TOGA/DIN0. ESTADÃO, PORTANTO, NÃO SENSIBILIZA E NEM CONVENCE COM SEUS EDITORIAIS CRÍTICOS AO GOVERNO, QUE SEMPRE DEIXOU CLARO A QUE VINHA. E VEIO!
O POVO BRASILEIRO NÃO VOTOU NESSA GENTE PORQUE SABIA QUE SERIA O QUE ESTÁ SENDO.
O ESTADÃO TAMBÉM SABIA!
Considerando o apreço que Lula e Dino tem por movimentos terroristas e revolucionários como ferramentas legítimas de engenharia social, faz mais sentido imaginar que a GLO tem a função de facilitar o acesso do crime organizado a armas pesadas e o tráfico internacional. Quem já leu algo sobre métodos revolucionários sabe que tal nível de dissimulação é natural vindo da extrema esquerda.
Fizeram o L e agora estão nessa campanha desesperada para recuperar assinantes. SÓ ISSO!
Imprensa sórdida e nojenta!
Perfeito comentário.
A Impressa Nacional fez o L e agora fica fazendo esses editoriais criticando o governo que eles mesmo colocaram lá. Qualquer criança de 5 anos sabe que o PT e seus partidos de apoio são incompetentes em tudo o que fazem. Vão levar o Brasil para o fundo do poço em pouco tempo.
Queria saber onde essa IMPRENSA PAVOROSA estava antes das eleições? Até eu, uma simples dona de casa, sabia que esse governo seria um absoluto e completo DESASTRE, e eles NAO???? Todos sabemos que a antiga imprensa ajudou fartamente a eleição desse corrupto e incompetente. São mais despreparados que os guarda-costas dos Kennedys!
O Estadão fez campanha para essa corja, agora adota e leva para casa!
O Estadão fez o “L” esta acordando do pesadelo. Lula é Dino são dois fanfarrões.
Desqualificados/ irresponsáveis.