O presidente Lula discursou para poucas autoridades, na plenária de Havana, em Cuba, durante encontro de países do G77, neste sábado, 16. A plateia deveria ter, ao menos, cem autoridades e 16 chefes de Estado.
Além disso, ao subir à tribuna, o petista sequer foi aplaudido pelos presentes, de tal modo que não percebeu quando seria a hora de falar.
O vídeo divulgado à imprensa pela Empresa Brasileira de Comunicação não mostra a quantidade de pessoas no local, mas, sim, apenas o presidente falando. Jornalistas enviados por outros veículos de comunicação, contudo, registraram a baixa adesão de pessoas.
G-77: Diante de plenária quase vazia, Lula condena embargo a Cuba e exalta cooperação Sul-Sul https://t.co/AFfjmGRaNv
— BBC News Brasil (@bbcbrasil) September 16, 2023
O que Lula disse em Cuba
No evento, Lula vitimizou a ditadura cubana e acusou os Estados Unidos de imporem um “embargo ilegal” ao regime castrista. O petista não citou os mais de mil presos políticos que existem na ilha.
Criado nos anos 1960, o G77 é um grupo composto de mais de 130 países do chamado “Sul Global”, mas tem historicamente tido pouca voz nas definições tomadas em ambientes geopolíticos, como a ONU.
O petista criticou ainda a inclusão do regime castrista na lista de Estados patrocinadores do terrorismo, pelos norte-americanos. “O Brasil é contra qualquer medida coercitiva de caráter unilateral”, disse.
Lula também apoiou a ideia segundo a qual as redes sociais têm de ser regulamentadas. “O projeto de diretrizes globais para regulamentação de plataformas digitais, da Unesco, equilibra a liberdade de expressão e o acesso à informação com a necessidade de coibir a disseminação de conteúdos que contrariam a lei, ou ameaçam a democracia e os direitos humanos”, observou.
Leia também: “O triunfo da injustiça”, reportagem publicada na Edição 182 da Revista Oeste
O fracasso de Lula,até em Cuba.
Lula está mesmo sem prestígio, plateia vazia igual a 7 de setembro, aparência de desolação.
A maior ameaça a democracia no Brasil é Lula, um socialista que apoia ditadores e quer controlar as redes sociais para não ser criticado. FORA LULA.
Ladrão liberticida! E tem gente que acredita nesse vigarista. É, censurar an internet é para o nosso bem!
Tá feia a coisa. Até em Cuba o cara perdeu a importância. Deveria ter levado com ele o Chico Buarque que talvez conseguisse ter uma plateia maior. Notável a cara do sujeito, o retrato fiel da decepção, de perceber que já não conta mais, que já não é mais nada, exceto um boneco que faz um papel de presidente em um país e o papel de bobalhão em todos os outros.
Um petista desse quilate ser tratado assim em Cuba (nosso devedor) é muito revelador. A foto mostra um sujeito tão desolado quanto no ‘0,07’ de setembro. Quase tenho pena do PT e simpatizantes.
Um bosta falando para ninguém…
Velhaco tá com os dias contados pra ir bater papo com Satanás.
O nine vai fazer um discurso num país comunista e fala de regulamentação de redes sociais onde não existe redes sociais 🙄
Parecia o desfile de Sete de Setembro…
Sem ninguém, exceto, moscas.
Mais uma viagem inútil e a de Nova Iorque, mais inútil ainda. Mas continua valendo a frase de Margareth Thatcher: “O socialismo dura enquanto durar o dinheiro dos outros”, algo assim.
Fim de farsa