Lula dispensa mais cinco militares

Outros 74 oficiais já foram afastados de cargos institucionais

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Recentemente, Lula disse que tem 'desconfiança' em relação a alguns militares | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Recentemente, Lula disse que tem 'desconfiança' em relação a alguns militares | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dispensou, nesta sexta-feira, 27, outros cinco militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Dos cinco afastados, quatro eram do escritório de representação do GSI no Rio de Janeiro e um era da Secretaria de Coordenação Presidencial do Gabinete. As portarias foram assinadas na quinta-feira 26 e publicadas no Diário Oficial da União nesta tarde.

Essa é a quinta leva de dispensas de militares comandadas por Lula. Ao menos outros 74 militares já foram afastados de cargos institucionais próximos à Presidência e à Vice-Presidência da República.

As demissões tiveram início depois que Lula declarou, em 12 de janeiro, que não confia nos militares e que “muita gente” das Forças Armadas foi “conivente” com a invasão nas sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro. “Estou convencido de que a porta do Palácio do Planalto foi aberta para essa gente entrar, porque não vi a porta de entrada quebrada”, disse, na ocasião.

-Publicidade-

Em café da manhã com jornalistas, o presidente disse que “não tem ajudante de ordens”, cargo ocupado tradicionalmente por militares. Segundo o chefe do Executivo, seus ajudantes “são companheiros que trabalharam” com ele desde 2010. “Agora, por exemplo, eu não tenho ajudante de ordens”, disse o petista. “Meus ajudantes de ordens são meus companheiros que trabalharam comigo antes.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

9 comentários Ver comentários

  1. O Presidente está lançando esta cortina de fumaça para esconder o que todo mundo já soube: foi gente do próprio governo que dispensou o reforço da guarda do palácio e os infiltrados que provocaram os danos. Por que não se abre a CPI para deixar tudo transparente?

  2. O ladrão, na verdade, não está nem aí se depredaram os 3 poderes, ou que tenham sido manifestantes do Psol e PT infiltrados. Ele usa desse argumento de “respeito” mesmo tendo roubado de dentro do Palácio objetos da presidência. Coisas do passado que a gente não se esquece. Do que ele tem medo mesmo é de expor o que está por trás desse “respeito”; sua ganância criminosa, alinhada aos 9 corvos e senadores e deputados do nível de Pacheco e Calheiros, que vai calar a liberdade.
    Lula, ladrão, seu lugar é na prisão!

  3. Está tudo errado, militares batendo continência e sendo mandados por um ladrão,o Brasil está sendo jogado na lama vergonhoso as forças armadas se renderem ao sistema corrupto

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.