Lula diz não saber por que as pessoas se preocupam com a regulamentação da imprensa

PT defende a medida
-Publicidade-
Petista fez caravana em Brasília para angariar apoio político
Petista fez caravana em Brasília para angariar apoio político | Foto: Reprodução/Instagram

O ex-presidente Lula voltou a defender o cerco no entorno da imprensa. O petista disse que a medida também é assunto do parlamento. “A regulamentação da mídia é um tema do Congresso”, afirmou, em entrevista coletiva, na sexta-feira 8. “Sinceramente, não vejo qual a preocupação que algumas pessoas têm com isso”, disse. “Alguns falam que é censura. Eu acho engraçado, porque se vocês prestarem atenção e olharem para minha cara, vão perceber que o homem mais censurado do Brasil está falando com vocês.”

“Lula se reaproxima do MDB e já quer Eunício presidente da Câmara e Renan, do Senado”

Lula disse que espera que a pauta possa ser discutida “um dia” pelos parlamentares e debitou na conta dos congressistas parte da responsabilidade. “Esse não é um tema do presidente da República, é um tema do Congresso Nacional.” A regulação da mídia é uma das propostas do PT e fez parte do plano de governo de Fernando Haddad na campanha eleitoral de 2018, quando o ex-presidente estava preso em Curitiba. Lula passou a última semana no Distrito Federal articulando-se para disputar o Poder Executivo no ano que vem.

-Publicidade-

Governo Lula

Durante o segundo mandato de Lula na Presidência, o então secretário de Comunicação Social, Franklin Martins, elaborou um projeto para criar o “marco regulatório da comunicação eletrônica”. O texto, que não chegou a ser encaminhado para a análise de deputados e senadores, foi engavetado na gestão de Dilma Rousseff. Entre os pontos considerados na época estava a criação de uma agência reguladora única para a comunicação social. A intenção do PT é formular um novo projeto em caso de vitória em 2022.

Leia também: “Lula e a censura anunciada”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 76 da Revista Oeste

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.