Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você
Neste domingo, 26, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que fará uma ligação telefônica com o secretário-geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping, às 22h, ao participar de uma cerimônia no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). Lula também disse que se prepara para a visita do presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-Myung, que chega ao Brasil nesta segunda-feira, 27.
Compromissos internacionais movimentam a agenda do presidente Lula, neste domingo, 26. Durante cerimônia no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), ele anunciou que vai conversar por telefone com o secretário-geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping, às 22h.
+ Entenda o que é Política em Oeste
Receba nossas atualizações
Lula explicou que, depois do evento sindical, precisa retornar a Brasília para essa ligação.
Também afirmou que se prepara para a visita oficial do presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-Myung, que chega ao Brasil amanhã.
Compromissos sindicais e agenda de Lula

Segundo o próprio petista, ele quase precisou cancelar sua participação na posse da nova diretoria do sindicato em razão da agenda intensa.
No entanto, afirmou que não queria faltar, pois desde 1969 nunca havia deixado de acompanhar a posse de um novo presidente do sindicato.
“Eu ainda vou ter um telefonema hoje à noite, às 22h, com o presidente da China”, disse Lula.
Leia também: “Como nasce uma ditadura”, artigo de Eugênio Esber publicado na Edição 332 da Revista Oeste
Até o momento, a Presidência da República não detalhou quais temas vão fazer parte da conversa entre Lula e Xi Jinping. O anúncio acontece em meio a tensões com os Estados Unidos, que recentemente implementaram tarifas sobre produtos brasileiros, o que o governo brasileiro considera como ação política ligada ao cenário eleitoral.
Na quarta-feira 22, o chanceler chinês Wang Yi reafirmou, em encontro com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que a China seguirá em apoio ao Brasil , com críticas às tarifas norte-americanas e com posicionamentos contrários à pressões econômicas no comércio internacional.
Em janeiro, Xi Jinping já havia manifestado a Lula, por telefone, que o país apoiaria o Brasil diante de desafios internacionais. Ele ressaltou a importância das Nações Unidas.
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.