(J. R. Guzzo, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 19 de novembro de 2023)
Desde que iniciou o seu terceiro mandato na Presidência da República, Lula vem fazendo tudo o que pode para sabotar qualquer tentativa mais séria de se criar uma atmosfera de paz política e social no Brasil. É como se a paz fosse um problema. O nível de tensão baixou? Então é preciso fazer com que ele suba de novo — este parece ser o único ambiente em que o presidente consegue funcionar, pelo menos nas suas declarações ao público em geral. O fato é que, em seus quase onze meses de governo, raramente perdeu uma oportunidade de fabricar tensão, agredir alguém e tentar jogar os brasileiros uns contra os outros. Até hoje não estendeu a mão para ninguém — ao contrário, insulta o tempo todo os adversários. Para ele, são sempre “fascistas”.
[Lula] tomou o lado dos terroristas do Hamas contra Israel, a quem seus ministros acusam de “genocídio”
J. R. Guzzo
Durante meses seguidos, acusou o presidente do Banco Central de ser uma espécie de criminoso econômico, responsável por todos os problemas que o seu governo não sabe resolver. Acusou de “fascista” uma “parte” (não disse qual) do agronegócio, o único setor da econômica brasileira que funciona. Atiça o Norte contra o Sul, os trabalhadores contra as empresas, o “povo” contra o “mercado”. Quer briga, até mesmo, com o seu próprio governo — diante da possiblidade de um pouco de sossego na economia, com as promessas de respeito ao teto de gastos públicos, anunciou que não vai respeitar os limites pretendidos pelo ministro da Fazenda. Tomou o lado dos terroristas do Hamas contra Israel, a quem seus ministros acusam de “genocídio”. Agora, enfim, resolveu declarar guerra à imprensa.
O ataque foi feito pela presidente do seu partido — como sempre, segundo o procedimento-padrão de Lula, se algo der errado a culpa vai ser dela. Depois de acusar os jornais Estadão e O Globo de “arrogância” e antes de chamar seus proprietários de “mesquinhos”, a dirigente do PT disse que ambos querem “censurar o presidente Lula”. Como assim? Jornal não censura ninguém; ao contrário, é censurado. Quem censura é a polícia, com a qual a esquerda radical brasileira vive hoje um caso de amor. Só fala, a propósito, de inquérito, denúncia, delação, prisão, processo, condenação. É uma falsificação maciça da realidade, ao mesmo tempo, chamar de “arrogância” a pura e simples manifestação de um ponto de vista por parte dos dois jornais. O que ela quer — editoriais que repitam a sua opinião? Se não for assim não pode?
+ Leia mais notícias da Política em Oeste
A decisão de agredir a imprensa é uma evidência a mais de que o único compromisso para valer de Lula e do PT (além de passar o resto da vida às custas do Tesouro Nacional) é ficar, sempre, contra a liberdade. Como o Hamas, não conseguem sobreviver se há paz.
Esse governo Lula.3 já chegou ao fim do poço, não tem como cair mais. Um bando de incompetentes e corruptos,critica o presidente do banco central pois é o único que resta do governo Bolsonaro. O ódio da popularidade de Bolsonaro é o grande problema de sua vida,não se atreve a sair nas ruas ,teme as vaias.No exterior já se tornou a grande piada,mente sem parar.Realmente acredita que todos são burros e estão desconectados da realidade brasileira. A ministra do meio ambiente fala em público que cento e vinte milhões de brasileiros passam fome,acho que inclusive ela,beira a anorexia. Nesse governo não se salva ninguém, é um balcão inesgotável de negócios obscuros, só aprova algo soltando bilhões. Lula só gosta de ditadores, portanto gosta do Hamas e odeia Israel. Agora quem emite opiniões diferentes das suas, inclusive a imprensa, será alvo de seu ódio insano.
A esquerdopatia é como um cancer para qualquer nação, destroi tudo o que havia de bom e reduz o país ao atraso, Chega ao ponto de escravizar o povo com seus incomensuraveis impostos usados para enriquecer a classe de parasitas cujo único trabalho foi o roubo das eleições. Agora usam o poder de polícia do governo para saquear os frutos do nosso trabalho.
Voce sempre acerta o centro do alvo, essa extrema esquerda e ridicula, mais falsa que nota de 4 reais , corruptos parasiras, fabricante de pobres.
Não leio o “O Globo” do qual já fui assinante em outros tempos, desconhecendo portanto quais as “críticas” (tardias) feitas ao governo que ajudou a eleger. Porém registre-se a ausência de novidades nos ataques de “narizinho” contra a liberdade de imprensa. Está no DNA desse partido a intolerância em relação à qualquer opinião que confronte o desgoverno Lul*.
Excelente texto. Esse é realmente o psicologismo lulopetista
O esquerdista produz tão somente ideias e falas, e como tal, apenas têm voz quando dizem algo de anormal, absurdo, diferente, preocupante.
É a mercadoria que possuem para oferecer à troca, um produto que só tem valor quando assuntos fora da temperatura e pressão ao nível do mar.
Motivo suficiente e necessário para as inverdades, distorções, agressões, fomento da pobreza, da criminalidade e da mediocridade.
Devemos entender essa faceta de uma parcela cada vez maior de profissionais no mercado de trabalho, que, quando aliada à falta de caráter, culmina por aparecer, se sobressair da vala comum de esquerdistas, se tornando um expoente, alguém a ser seguido!
Triste!
A esquerda mundial é nefasta, incoerente para dizer o mínimo. Os seguidores apoiam por ignorância. “O chefe”, usa-os d forma a conquistar com seu “paulofreirinismo”, o apoio, mesmo q mínimo, uma bandeira sem brilho, uma pauta cinzenta d um poder podre e fracassado. Ao chegar do crime, não basta cometer o crime. Irá levar com ele, um bando d ignorantes inúteis e seus comparsas amestrados. O Brasil não merece este câncer.
Respeito ao Ayotolá Lula. Lula mestiço é nazista? A máscara caiu e a realideade infelizmente aparece. O PT e o LUla “modernizaram”: agora uniram comunistmo+ fascimos + nazismo. O governo é uma combinação ou uma equação do mal e farão de tudo para destruir não só os judeus no Brasil mas quem se atraver a discordar dele.
Lula eh o Tulius Detritus da política brasileira. Tudo que faz eh semear a cizania através do único truque que sabe, a dialética marxista.
Cirúrgico… Um escárnio viabilizado por um STF amador. O Brasil querendo ir para um lado e os caras tentando afundar tudo. O Brasil tem um problema sério em termos de valores nos seus agentes públicos. São verdadeiras doenças para o País.
Me permita apenas uma correção, Antônio.
O STF é extremamente profissional no seu intento de levar o Brasil a uma ditadura de esquerda!
Foi colocado lá sem as mínimas condições , os fatos juntos