(J. R. Guzzo, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 13 de abril de 2024)
O Brasil vive hoje uma situação extraordinária: dedica uma parte cada vez maior do seu tempo e sua energia discutindo os meios mais indicados, virtuosos e patrióticos para reduzir a liberdade individual dos cidadãos. Nada revela tão bem essa experiência de engenharia social reversa quanto a última convicção das classes que se consideram progressistas, culturais e democráticas. A liberdade de expressão, no seu entender, tornou-se uma ameaça. É a pior inimiga da sociedade no século 21. É um perigo público. Faz muito mal — como a pressão alta, o colesterol e os derrames cerebrais.
Até há pouco tempo, o direito de se manifestar livremente o pensamento era uma das conquistas fundamentais da humanidade. Deixou de ser, para os que deram a si próprios a prerrogativa de pensar por todos e decidir como o resto dos cidadãos devem se comportar em suas vidas. Ao contrário, tem de ser regulado, reduzido e policiado ao máximo, para permitir a sobrevivência do “processo civilizatório”, como gostam de dizer hoje. Sua conclusão, quando se desinfeta a hipocrisia e a má fé que há no debate, é realmente um prodígio: para haver democracia, é preciso que não haja liberdade.
É essa, precisamente, a ideia fixa do governo Lula, do STF e de todo o seu suporte biológico. Sustentam uma trapaça incurável: a de que a liberdade de expressão deve ser permitida, mas exclusivamente quando for “bem utilizada” — e são eles, é claro, os que devem decidir o que é utilizar “bem” ou “mal” o direito do brasileiro de dizer o que pensa.
“Nenhum defensor verdadeiro da liberdade de expressão jamais pediu que o direito de palavra estivesse fora ou acima da lei”
J. R. Guzzo
É daí que vem todo o palavrório vigarista do atual esforço para controlar as redes sociais de comunicação. “Liberdade não significa libertinagem”, dizem. “Direito de expressão não é direito de agressão”. “Pensamento livre não é a liberdade de divulgar notícias falsas”. “A internet não pode ser uma terra sem lei” — e por aí se vai.
Não pode haver nada mais falso do que esse suposto combate contra a falsidade. Nenhum defensor verdadeiro da liberdade de expressão jamais pediu que o direito de palavra estivesse fora ou acima da lei; ao contrário, tem de haver limites claros e firmes, e esses limites estão na legislação brasileira atualmente em vigor. Fora isso, é censura.
Há gente bem-intencionada entre os que defendem a regulamentação da internet? É claro que há. Na verdade, seria anormal se houvesse indiferença diante do vasto lixo que faz parte da realidade diária das redes sociais. O anseio geral das pessoas pela verdade, a moderação e a honestidade, porém, está sendo utilizado para se colocar a liberdade de expressão sob o controle do governo. É isso, e nada mais, o que as ditaduras querem.
Na verdade os ditadores não temem as mentiras .. temem as verdades a lhes mostrar os hediondos crimes contra a nação,
=>”Nada revela tão bem essa experiência de engenharia social reversa quanto a última convicção das classes que se consideram progressistas, culturais e democráticas. A liberdade de expressão, no seu entender, tornou-se uma ameaça. É a pior inimiga da sociedade no século 21.”<=.
Engenharia Social – a maneira sorrateira do exercício da desfaçatez de pessoas com dificuldades da aplicação da matemática em comprovações empíricas que pudessem lhes manter os pés no chão e a cabeça menos fluída.
Não se espera muito das ciências sociais!
Desenvolvimento, infelizmente, de ideais utópicas, ideias fantasiosas e inatingíveis, com ou sem base em estatísticas viciadas, trabalhadas em campos absolutamente limitados (restritos) da vida no Planeta, e que, com fulcro em alucinações motivadas ou não por psicotrópicos, tenta formar um indivíduo padrão capaz de modificar sua natureza e a própria Natureza!
O maior perigo que nós vivenciamos é deixar esse pessoal dar as cartas!
Quem quiser derrubar a liberdade de uma nação deve começar subjugando a liberdade de expressão.
Se a liberdade de expressão for retirada, obstruida ou negada então, mudos e silenciosos, poderemos ser levados, como ovelhas ao matadouro.
Sr. Guzzo, parabéns, como sempre, impecável !!!
👏👏👏
Jrguzzo como sempre didático em sua explanação, mostrando a realidade ante a hipocrisia, de políticos , artistas ,autoridades que com palavras que são distorcidas tentam manipular o povo para aceitar a ditadura ,transvestido de democracia. Vocês povo são obrigados a aceitar a nossa visão das coisas em nome da democracia. Vocês povo serão calados em nome da democracia.voces povo não sabem interpretar o que é liberdade ,portanto liberdade é aquilo que eu definir como tal. Não é isto que uma parte da sociedade que se acha acima de todos pensam ?
A mim fica cada vez mais evidente que o negócio do consórcio esquerda-STF dos 9-TSE é um crime e crime não pode fazer parte da democracia, exceto atrás das grades
Revista OESTE, uma sugestão: disponibilizar a funcionalidade utilíssima de EDIÇÃO dos comentários de modo que os leitores possam corrigir eventuais e corriqueiros erros de digitação.
Apoio integralmente a sua ótima sugestão. E aproveito para reclamar, PELA DÉCIMA VEZ, contra a ausência da opção REJEITAR COOKIES, que em qualquer país de primeiro mundo é oferecida aos leitores. Não queremos terceiros bisbilhotando nossas preferências visando interesses comerciais.
Pois é, mas se é (E REALMENTE É) tão óbvio, por que essas pessoas fantasiadas com essa estranha toga e o moço que se assenta indignamente na cadeira presidencial NÃO ENXERGEM ou NÃO COMPREENDEM isso? Ou, ao contrário, eles ENXERGEM e COMPREENDEM, sim, mas querem de fato impor um estado DITATORIAL, querem RIDICULARIZAR a população brasileira, querem MANTER os privilégios daqueles que ocupam posição na política e no judiciário e, para isso, lançam mão de quaisquer malandragens, por atos ou por palavras fedorentamente torpes.
“indignamente na cadeira presidencial não ENXERGAM” (corrigindo)
“ao contrário, eles ENXERGAM” (corrigindo).
STF e LULA não existe adjetivos na GRAMÁTICA PORTUGUESA para QUALIFICA-LOS infelizmente essa é a verdade !!
#Censura não.
Não necessito de um Estado opressor para dizer o que devo ou não fazer estando eu dentro dos códigos legais já existentes.
Sei errar sozinho e assumo meus eventuais erros.
Sempre certeiro, mestre Guzzo. Obrigado por nos proporcionar esses belos textos!
Um presidente que mente sistematicamente, que foi condenado com provas irrefutáveis, condenado e “descondenado” pelo próprio STF… Eles mentiram para a sociedade quando afirmaram que o Stalinácio roubou milhões da Petrobrás e tantos outras falcatruas com o dinheiro público? Eles mentiram quando descondenaram um ladrão rodeado de delações aceitas pelo STF e , de repente, não mais aceitas? Quem é que mentiu mais?
O ladrão do PT ou o STF?
Consórcio Lula/STF o foco é calar o povo. DITADURA.
Essa hipocrisia de discurso de ódio, liberdade de expressão não é agressão, tudo para justificar a CENSURA.
Lula faz com frequência discurso raivoso e mente como respeita., o povo está atento e já entendeu tudo.
A liberdade de expressão e a verdade causa pânico na esquerda
A liberdade de expressão e a verdade causa pânico na esquerda