O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou de visitar ao menos oito Estados brasileiros em seu primeiro ano de governo. O chefe do Executivo visitou 18 Estados e o Distrito Federal, mas excluiu Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins e Minas Gerais de sua agenda no decorrer dos últimos 12 meses.
Leia também: “Lula vai para Dubai em nova viagem luxuosa para o exterior”
No fim de agosto, o petista confirmou, em uma transmissão ao vivo, que iria visitar Minas Gerais, mas a viagem ao Estado do Sudeste não aconteceu. Outra projeção da visita seria em setembro, mas também não se concretizou.
Em Goiás e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste, as visitas de Lula também foram canceladas. Em Santa Catarina, nenhum compromisso foi publicamente firmado no decorrer de 2023.
Lula soma 2 meses fora do país em 1 ano de governo
Enquanto não passou por oito das 27 unidades federativas em 2023, Lula passou 62 dias, no exterior. Em sua última viagem internacional do ano, ele passou por Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes e Alemanha. No terceiro país, o presidente participou da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas.
+ Leia as últimas notícias de Política em Oeste
Dessa forma, o presidente realizou 15 viagens internacionais desde o início do mandato, com direito a visitar 21 países. Em novembro, ele chegou a afirmar que teria cumprido seu objetivo de “recuperar a imagem” do Brasil no exterior.
Com essa “missão cumprida”, portanto, ele promete dedicar-se mais a percorrer o próprio país em 2024.
Leia também: “O viajante do Planalto”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 195 da Revista Oeste
Não veio e não fez falta. SC não precisa!
Aqui em SC ele vai causar um aumento no preço da dúzia de ovos.
Quem se importa com essa desgraça?
Ele não deve ter platéia amestrada nesses estados, seria vaiado aos gritos de Ladrão seu lugar é na prisão.