publicidade
Política

Lula encerra 1º ano de governo sem visitar 8 Estados brasileiros

O presidente passou 62 dias de 2023 no exterior

No governo Lula, os altos funcionários federais, ou de estatais, ganham bem mais, em termos de renda salarial, do que os servidores humildes de municípios pobres | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
No governo Lula, os altos funcionários federais, ou de estatais, ganham bem mais, em termos de renda salarial, do que os servidores humildes de municípios pobres | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou de visitar ao menos oito Estados brasileiros em seu primeiro ano de governo. O chefe do Executivo visitou 18 Estados e o Distrito Federal, mas excluiu Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins e Minas Gerais de sua agenda no decorrer dos últimos 12 meses.

Leia também: “Lula vai para Dubai em nova viagem luxuosa para o exterior”

Receba nossas atualizações

No fim de agosto, o petista confirmou, em uma transmissão ao vivo, que iria visitar Minas Gerais, mas a viagem ao Estado do Sudeste não aconteceu. Outra projeção da visita seria em setembro, mas também não se concretizou.

Em Goiás e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste, as visitas de Lula também foram canceladas. Em Santa Catarina, nenhum compromisso foi publicamente firmado no decorrer de 2023.

Lula soma 2 meses fora do país em 1 ano de governo

congresso cortes orçamento
Novo PAC, carro-chefe de Lula, teve corte de R$ 6 bilhões | Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Enquanto não passou por oito das 27 unidades federativas em 2023, Lula passou 62 dias, no exterior. Em sua última viagem internacional do ano, ele passou por Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes e Alemanha. No terceiro país, o presidente participou da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas.

+ Leia as últimas notícias de Política em Oeste

Dessa forma, o presidente realizou 15 viagens internacionais desde o início do mandato, com direito a visitar 21 países. Em novembro, ele chegou a afirmar que teria cumprido seu objetivo de “recuperar a imagem” do Brasil no exterior.

Com essa “missão cumprida”, portanto, ele promete dedicar-se mais a percorrer o próprio país em 2024.

Leia também: “O viajante do Planalto”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 195 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. JOSE SALOMÃO KOERICH
    JOSE SALOMÃO KOERICH

    Não veio e não fez falta. SC não precisa!

  2. Cesar Augusto Borges
    Cesar Augusto Borges

    Aqui em SC ele vai causar um aumento no preço da dúzia de ovos.

  3. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Ele não deve ter platéia amestrada nesses estados, seria vaiado aos gritos de Ladrão seu lugar é na prisão.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade