Uma nova pesquisa eleitoral divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas indica um cenário desfavorável para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Estado do Paraná. O levantamento mostra que a maioria do eleitorado desaprova a administração federal e que potenciais adversários da direita aparecem à frente do petista em simulações de voto.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Receba nossas atualizações
De acordo com o estudo, realizado entre os dias 1º e 4 de março com 1,5 mil eleitores em 55 municípios do Estado, a desaprovação ao governo Lula chega a 61,9%, enquanto 34,6% dizem aprovar a gestão federal. O levantamento tem margem de erro de aproximadamente 2,6 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.

Na avaliação qualitativa do governo, os números reforçam o desgaste: 44,3% classificam a administração como “péssima”, enquanto apenas 8,8% a consideram “ótima”. Outros 15,7% dizem que o governo é “bom” e 21,9% o avaliam como “regular”.
Ratinho Júnior lidera cenário estimulado
No principal cenário estimulado de primeiro turno, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, aparece na liderança entre os eleitores do Estado, com 38,1% das intenções de voto.
Na sequência surge o senador Flávio Bolsonaro, com 28,1%, enquanto Lula registra 20,9%. Os demais nomes aparecem com índices menores: Romeu Zema tem 1,7%; Renan Santos, 1%; e Aldo Rebelo, 0,3%.
O levantamento revelatambém que Ratinho mantém vantagem consistente em diversos segmentos do eleitorado paranaense, incluindo diferentes faixas etárias, níveis de escolaridade e grupos econômicos.
Vantagem ampla em simulações de segundo turno
A pesquisa também testou cenários de segundo turno. Em um eventual confronto direto entre Lula e Ratinho Júnior, o governador venceria, com 67,1% das intenções de voto, contra 22,7% do presidente. Quando o adversário de Lula é Flávio Bolsonaro, o senador também aparece à frente, com 53,3%, enquanto o petista registra 30,7%.
Voto espontâneo mostra fragmentação
Na pergunta espontânea — quando o eleitor responde sem receber uma lista de candidatos — 51,7% afirmaram não saber ou não opinar, indicando ainda alto grau de indefinição no eleitorado. Entre os nomes citados espontaneamente, Lula aparece com 13,3%, seguido por Ratinho Júnior com 13,5% e Jair Bolsonaro com 9,2%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 03778/2026.






































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.