Incomodada com a “militarização” do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Bolsonaro, a equipe de transição de Lula (PT) considera esvaziar o GSI. A ideia é tirar a segurança presidencial e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) da pasta, atualmente comandada pelo general Heleno.
A equipe do petista “desconfia” dos militares e não quer dividir com eles a coordenação da segurança do presidente eleito na posse, informou reportagem do jornal Folha de S.Paulo, publicada nesta terça-feira, 6. Além disso, o PT avalia que o GSI tem “resquícios da ditadura militar” e muitos “aliados de Bolsonaro”.
Uma das hipóteses em estudo pela equipe de Lula é pôr a Abin na Secretaria de Assuntos Estratégicos, que deve ser ocupada pelo ex-chanceler Celso Amorim. Já a segurança presidencial ficaria com a Polícia Federal.
Há hoje dois planos para a segurança da posse sendo traçados. Um pela equipe da PF, aliada às corporações do DF, como Polícia Militar e Bombeiros; outro pelo GSI e pelo Exército. Mesmo sem terem sido acionados formalmente pela transição, os dois últimos passaram a elaborar um plano de segurança para a posse por tradicionalmente ter a responsabilidade de liderar esse processo.
Leia também: “A novilíngua da transição”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 138 da Revista Oeste
Estamos de acordo!
Força, presidente!!
Mais de 60 milhões te apoiam!!!!!
Lula quer usar o GSI contra os opositores e contra os cidadãos , e os militares são contra.
MUITOS DIZEM ODIAR A TIRANIA APENAS PARA
QUE PASSAM ESTABELECER A SUA … Platão
No país do cinismo, da hipocrisiae de povo ignorante algoz de si mesmo o LADRÃO sabe muito bem que o GSI identificou sua suja guerra revolucionária para escrabuzar a nação MAS infelizmentge um líder covarde e frpouxo
.. continuando ….. MAS infelizmente um líder fraco e frouxo acovardado debaixo das saias de sua digna primeira dama entregou a nação à sanha de uma quadrilha e ditadores capazes de qualquer coisa … nosso futuro são 4 anos de dura luta ou a simples escravização ao clepto-comuno-fascismo … pobre Brasil !!!
Acho que o Lula está mais que certo. Temos um povo covarde. Temos um congresso covarde. Temos Forças Armadas covardes. Por que não ir fundo? Eu se fosse ele botava pra fuder!
Se a Bolívia resolver invadir o Brasil, 80% desses militares vão borrar a farda.
LIBERDADE É UM BEM QUE NÃO SE DEIXA ROUBAR
Os bandidos vão colocar bandidos na ABIN. E os generais com cara de paisagem. O PT vai escarrar na cabeça deles e eles continuaram com cara de paisagem..
Toda estratégia de segurança, criada no governo Bolsonaro, será desmobilizada , para dar lugar as nulidades de plantão. Voltará a cena o velho senil .
Eles gostam de grupos guerrilheiros e paramilitares, até não tornarem o país dominado, daí pra frente criam seus exércitos e suas polícias
1964, 1964, pega o ladrão!
“A coisa tá feia…”
acho que deveria adotar uma coleira de cachorro com nome de cada comandante assim ficaria mais real a atual situação dois covardes da nação !!
a cada notícia a certeza maior de que, o ditadorzinho nine vem com tudo…