O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou Efrain Pereira da Cruz do cargo de secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia. O decreto, assinado pelo petista e pelo chefe da pasta, Alexandre Silveira, está publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 11.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Para ocupar a secretaria-executiva do ministério no lugar de Efrain, foi nomeado Arthur Cerqueira Valerio, que atualmente ocupava o cargo de consultor jurídico da pasta.
Processo teria influenciado Lula a exonerar Efrain
Em outubro do ano passado, o jornal Estado de S. Paulo informou que a Comissão de Ética Pública da Presidência da República havia decidido instaurar uma investigação contra Efrain da Cruz.
Leia também: “Ministro diverge de Lula sobre reestatização da Eletrobras”
Na ocasião, foi informado que seriam apurados “supostos desvios éticos decorrentes de eventual falta de transparência e imprecisões na agenda pública, referente à inspeção administrativa em empresa fiscalizada”.
Antes de se tornar o número 2 do Ministério de Minas e Energia, Efrain da Cruz foi diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O processo se refere ao período em que ele estava no cargo.
Leia mais: “Petrobras nega mudança na política de preços”
Revista Oeste, com informações da Agência Estado