O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a elogiar publicamente o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que está de saída do PSDB e tem sido cotado como possível candidato a vice na chapa liderada pelo petista ao Palácio do Planalto em 2022.
Em entrevista à Rádio Gaúcha na terça-feira 30, Lula colocou novamente na mesa a hipótese de fazer uma dobradinha com o agora já quase ex-tucano nas eleições do ano que vem.
“Eu quero construir uma chapa para ganhar as eleições. E quero construir uma chapa para mudar outra vez a história deste país”, afirmou Lula, que protagonizou duros embates com Alckmin nas últimas décadas, principalmente quando os dois se enfrentaram no segundo turno das eleições presidenciais de 2006.
Leia também: “Lula e Alckmin, conversa fiada”
“Quando fui presidente, tive uma extraordinária relação com Alckmin. Eu não fazia diferença na minha relação com entes federados. Não queria saber de que partido era a pessoa”, prosseguiu o líder petista.
“Tive extraordinária relação com Alckmin, que foi um governador responsável aqui em São Paulo”, elogiou. “Ele está em uma definição de partido, estamos em processo de conversar. Vamos ver se, na hora em que eu definir se sou candidato ou não, é possível construir uma aliança política.”
No início da semana, Alckmin também voltou a dar sinais de que pode mesmo ser vice de Lula. O ex-governador paulista se reuniu com dirigentes de centrais sindicais ligadas ao PT e, segundo participantes do encontro, teria dito que as conversas estão em estágio avançado.
Inicialmente, Alckmin pretendia ser novamente candidato ao governo de São Paulo. Ele deve deixar o PSDB nos próximos dias, mas ainda não definiu seu futuro partido — seu nome é cogitado no PSD de Gilberto Kassab, no PSB e até mesmo no União Brasil, legenda recém-criada a partir da fusão entre DEM e PSL.
Caso vá para o PSB, a possibilidade de ser vice na chapa de Lula ganha força. A ideia do partido é condicionar a entrada de Alckmin na chapa ao apoio do PT à candidatura de Márcio França ao Palácio dos Bandeirantes — nesse caso, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) teria de abrir mão de sua pretensão de ser governador e se lançaria ao Senado.
“A política precisa ser feita com civilidade, com quem tem apreço pela democracia”, afirmou o ainda tucano em um evento recente. Questionado se Lula tem essa qualidade, respondeu: “É claro que tem, não só ele, é óbvio que tem.”
No entanto, como mostrou Oeste, em 2018 Alckmin disse em um vídeo ser “contra o PT e Jair Bolsonaro”. “Achamos que o Brasil só perde com esses radicalismos”, emendou. Veja:
O do mal com a nulidade!
Não é a toa que o apelido do Alkimin é picolé de chuchu, só um atordoado da ideia analisaria a possibilidade de ser vice do MAIOR LADRÃO,CORRUPTO E MENTIROSO já nascido no Brasil. Na verdade o picolé de chuchu está sendo enganado, o LADRÃO não vai ser candidato, ele sabe que vai ser escorraçado no Brasil inteiro, ele sabe que pra votar nele só um absolutamente idiota, e tem alguns, mas o que mais tem é PARASITAS esperando que ele ganhe pra continuar a ladroagem.
Lula pode ganhar até 4% de eleitores (importante votação de Alckmin para presidente) com esse novo teatrinho das tesouras; pra quem é, é muito.
Como ex tucano admirava Alkimim por sua conduta conservadora, extremamente religiosa e liberal, entendendo adequado em saindo do PSDB como eu, que compusesse uma chapa como vice de Bolsonaro em 2022 e invertida em 2026, consagrando a melhor centro direita vitoriosa. Agora, mesmo não sendo verdadeira essa associação com o Lula, perdeu qualquer crédito quando começa a conviver com centrais sindicais do PT. Era o que restava no PSDB.
Indivíduos primitivos, canibais, não são civilizados ainda, perigooo !!!
Ce ta loco. Sair às ruas e essa turma da extrema direita por aí, eles atacam igual cobra cascavel, quanto mais distância, melhor
Temos que começar o movimento #Lulanasruasjá – ai sim, quem sabe cai a ficha dele de que é cada vez mais o mais odiado do país e não o preferido…
Ótimo… se já estava mal, colocando o picolé de chuchu de vice, ai é que afunda de vez mesmo….
Bichos escrotos, saindo dos esgotos .
E o nove dedos, condenado em segunda instância, ainda fala em “construir”! Construir o que? Ele é especialista em destruir.
Deus nos livre e ao Brasil destas duas desgraças.
Sempre fui eleitor do PSDB até a chegada do Presidente Bolsonaro; hoje a decepção é grande. Se sujeitar há ser vice do maior ladrão do Brasil é não ter vergonha na cara.
Aqui em Florianópolis temos um dito que serve bem para o Lula e caterva: MOFAS COM A POMBA NA BALAIA
A fala deste senhor é enganação levada ao estado da arte.
LuLa nunca teve meu voto,já Alkimin acabou de perdê-lo
E eu nem posso critica-los pois votei no Bolsonaro que prometia acabar com o Centrão e agora ele está casado com W. Costa Neto. Que sinuca!
Geraldo Alckmin, e pensar que um dia apertei a mão desse indivíduo na qual tinha singela admiração, pois hoje tenho só desprezo e vergonha.
E o incrível que ainda existem pessoas que votam nessas duas nulidades. Um deles é ladrão condenado em três instâncias e posto em liberdade pelos seus capachos do judiciário. O outro, ainda não se pode dizer que é ladrão mas se trata de um incompetente que deixou a corrupção se alastrar em obras inconclusas e com custos superfaturados e também com escândalo de desvio de verbas para a merenda escolar, tirando a comida da boca das crianças carentes. Se ele se beneficiou disso eu não sei e acho que ninguém ainda sabe. Talvez seja daqueles que NÂO rouba mas DEIXA roubar.
A política tupiniquim é realmente muito nojenta. Depois de tudo que assistimos no governo do PT, o que o STF fez com a lava jato e com esse meliante bêbado inesrupuloso, ter que ver a fotografia dele em jornais, imagens de tv e ainda ter que ler e escutar essa sujeito irrelevante e ladrão todos os dias, é realmente triste. E mais, com uma mídia que apoia. O Geraldo Alkimin sempre se mostrou fã do molusco. Me lembro quando ele perdeu as eleições para o petista; só faltou dizer que foi um prazer perder pra ele. Ridículo!
Lularápio…….? Qual o lugar dele? Geraldo, uma pergunta: lembra das obras inacabadas do seu governo aqui em São Paulo? Nem o doria consegue terminar.
Não sei porque ainda dão espaço e manchetes para este bêbado ladrão!
Geraldo, voce tera um fim melancolico na sua carreira politica, se unindo ao maior criminoso da História. Lamentável, deveria ter permanecido na sua aposentadoria.
A pergunta a justiça : quando esse criminoso volta pra cadeia ou ele pensa que a maioria do povo é besta…
Xi Lin Dró e suas maracutaias.
Jo