Na noite da segunda-feira 15, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de um jantar na residência do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.
No encontro, ministros da Suprema Corte solicitaram o apoio do chefe do Executivo, diante de propostas no Congresso que confrontam o STF. Os magistrados veem tais medidas como uma forma de ataque à instituição. Na conversa, discutiram também as declarações do dono do Twitter/X, Elon Musk, em relação a Alexandre de Moraes.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Estiveram presentes no encontro os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin, sendo os dois últimos indicados por Lula para o STF. O presidente foi acompanhado por Ricardo Lewandowski, atual ministro da Justiça e Segurança Pública, e Jorge Messias, advogado-geral da União. As informações foram divulgadas pela Folha de S.Paulo.
No âmbito do Congresso, estão em andamento propostas que visam a limitar os poderes dos ministros do STF. Dentre elas, destaca-se a PEC das drogas, aprovada no Senado e que proíbe o porte e a posse de todas as drogas, incluindo a maconha. Além disso, há uma PEC que propõe mandato de oito anos para os magistrados da Suprema Corte e outra que restringe as decisões monocráticas, aprovada no Senado em 2023 e paralisada na Câmara.
Por que os ministros do STF recorreram a Lula
Em meio a esse cenário, surgem vozes no Congresso inclinadas a pedir o impeachment de ministros do STF. Em julho de 2023, Luís Roberto Barroso foi alvo de um pedido de impeachment depois de declarar a “derrota do bolsonarismo”. Recentemente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se posicionou contra o impeachment de Alexandre de Moraes, durante o programa Roda Viva.
Luís Roberto Barroso, aliás, não esteve presente no jantar na casa de Gilmar Mendes, o que evidencia um racha entre os membros da Corte. Em um julgamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o afastamento da ex-juíza da Lava Jato Gabriela Hardt, determinado pelo corregedor Luis Felipe Salomão, Barroso confrontou Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, aliados de Salomão. O CNJ decidiu suspender o afastamento dos juízes determinado por Salomão.
Leia também: “A um tuíte da liberdade”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 212 da Revista Oeste
Cardápio: Arepas ao molho freedom como entrada. Prato principal escondidinho de golpe. Sobremesa, torta de banana com retalhos de democracia. A democracia brasileira foi jantada nesse festim diabólico.
Fogo no Janja´s Night club!
O braço legal do narcogoverno pedindo ajuda do chefe da quadrilha. Bandido apoiando bandido, nenhuma novidade.
Pagar jantar para esse bando é humilhar o contribuinte. Dai nao saiu nada a nosso favor.
Formação de quadrilha. Gente desqualificada do mais alto nível!
Isso sim é formação de quadrilha da mais alta estirpe, mas caírão, Jesus não dorme!
Com todo respeito , até para que o comentário seja impedido de ser publicado, que país do mundo que reúna figuras como lula, dino, bessias, gilmar, e morais pode prosperar? Nem se fossemos a arábia saudita do petróleo .Jesus Amado!
É a própria quadrilha.
Tudo junto e misturado.
Essa mafiazinha não tem futuro o careca é o boca mole não conseguem nem aparecer na janela da casa do governo que ocupam os outros dois ainda pensam que são empregados do gatuno esclerosado
A nata da escória!
Que turminha essa ai. Quanto ao Flavio Bolsonaro se posicionar contra o impedimento de Alexandre de Morais, só tenho a manifestar minha opinião que os filhos do Bolsonaro foram em grau menor ou maior, a derrocada do governo do pai deles e do Brasil.
Na de novo no fronte.
Mais do mesmo para sustentação do sistema.
Lula não sobrevive sem Akexandre e vice versa.
Arrumando os detalhes do sistema , ou tá pensando no BRASIL? . REUNIAO ESSA É A PALAVRA CERTA
Prato principal foi lavagem.
SÃO UM BANDO DE DESGRAÇADOS !!!!!!
COMO DISSE O LILINHA DEPOIS DESSE ENCONTRO O GROSSO VAI ENTRAR COM AREIA E CACO DE VIDRO rssss