O governo federal anunciou na segunda-feira 20 a liberação de R$ 50 milhões de crédito extraordinário para resgate e ajuda humanitária no Oriente Médio.
A medida provisória (MP) prevê que o Comando da Aeronáutica faça o “transporte aéreo logístico de pessoas, animais domésticos e materiais e apoio humanitário na região de conflito”.
A MP é assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pela ministra do Planejamento, Simone Tebet.
A iniciativa tem prazo de 60 dias e precisa ser votada pelo Congresso para começar a valer depois desse intervalo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Crédito para resgate de brasileiros
O governo federal pode abrir crédito extraordinário por meio de medidas provisórias em situações específicas, como em casos de guerra, comoção interna ou calamidade pública.
Segundo o governo, a medida diz respeito às viagens que já foram concluídas. Desde o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, 1.445 pessoas e 53 animais foram repatriados.
A Aeronáutica afirma que essa foi a maior operação de resgate de brasileiros em áreas de conflito no exterior.
O último avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com repatriados chegou ao Brasil em 13 de novembro.
No voo vieram 22 cidadãos brasileiros e dez palestinos, sendo três familiares próximos e outros sete com Registro Nacional Migratório (RNM), documento para residência temporária ou permanente de estrangeiros no país.
O governo também mandou kits de medicamentos, alimentos e purificadores de água para a Faixa de Gaza. No dia 30 de outubro, foi enviada 1,5 tonelada de alimentos. No carregamento, estavam sacos de arroz, açúcar, derivados de milho e leite.
Segundo grupo de repatriados
Na segunda-feira 20, o Ministério das Relações Exteriores atualizou a segunda lista de repatriação de brasileiros e familiares da Faixa de Gaza.
A relação passou a ter 86 nomes e está sendo encaminhada para os governos do Egito e de Israel. Assim como o primeiro grupo, a intenção é fazer com que essa segunda leva cruze a Passagem de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, para pegar um avião da FAB no Egito e viajar para o Brasil.
+ Leia também Itamaraty prepara nova lista com 86 brasileiros e familiares que querem deixar Gaza
Governo Federal como está o resgate do povo do RS e SC?
Esse pilantra é dono de companhia aérea? Deve ser bom fazer caridade com chapéu alheio, sair bonito na foto. Num passa de um velho fracassado farsante falso vigarista corrupto vagabundo asqueroso gosmento cachaceiro que só faz atrasar o país.