O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou pagar R$ 9 bilhões em emendas de relator que tinham sido negociadas pelo governo de Jair Bolsonaro. Na campanha presidencial, Lula classificou o pagamento das emendas como ‘excrescência da política’.
O mecanismo foi declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar disso, o Palácio do Planalto não colocou em prática nenhum procedimento que dê transparência à negociação. As verbas serão liberadas pelos ministérios das Cidades e da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, informou o jornal Estado de S. Paulo.
O movimento de Lula acontece depois das derrotas sofridas pelo governo federal no Congresso com o Projeto de Lei 2630 e o Marco Legal do Saneamento Básico.
Lula criticou o pagamento de emendas
Na campanha eleitoral, as emendas de relator foram duramente criticadas por Lula. Ele classificou o mecanismo como “Orçamento secreto” e disse que o pagamento “não é sério”. “Se você quer fazer algo sério, não é secreto. Isso nunca aconteceu, e acontece agora, porque o atual presidente não governa, é uma marionete”, escreveu no Twitter em julho do ano passado.
Em dezembro de 2022, o STF declarou inconstitucional o pagamento das emendas de relator, por causa da falta de transparência na indicação dos recursos. A Corte ainda determinou a devolução dos recursos para o controle total do governo.
Agora, pressionado pelos parlamentares, Lula decidiu liberar o saldo que ficou “pendurado” do ano passado. Os ministérios vão pagar os recursos atendendo às mesmas indicações dos parlamentares, o que na prática descumpre a decisão do STF.
Todos comprados e agora pagos! Observem a partir do pagamento os resultados das votações. Já foram pagos anteriormente o STF, a imprensa podre, a OAB, o STJ e o Rodrigo Pacheco. Agora a ditadura está garantida.
O Lula vai a FEIRA DO CONGRESSO NACIONAL, PARA COMPRAR MAIS PARLAMENTARES.
Com isto faz maioria no congresso e aprova tudo que este DESGOVERNO propõe.
Infelizmente temos um Senado e uma Câmara com vários membros CORRUPTOS E AMORAIS, envergonham o povo brasileiro.
Vai comprar muita gente
Este ato inescrupuloso, praticado por esta figura, é imoral sem dúvidas.
A aceitação desta negociata, é muito mais indecente, para aqueles que aceitam.
Resumindo, não passam de um antro de vermes ambulantes…
Esse é o ato de corrupção mais conhecido como: Quid-Pro-Quo, ao qual ele esta bem acostumado e já pratica a muito tempo.
ONDE ESTA A GLOBO / CNN / BANDEIRANTES AGORA E O NOSSO REI XANDÃO PRIMEIRO NÃO VAI DAR 24 HORAS PARA O CACHAÇA EXPLICAR.
O lema desse povo é: ACUSE-OS DO QUE FAZ… ELE AGORA ESTÁ FAZENDO, SIMPLES!
Esperamos q os parlamentares não vendam a alma ao diabo. O povo NÃO QUER CENSURA. HONREM OS VOTOS DOS SEUS ELEITORES, TENHAM DIGNIDADE. GOVERNO FEDERAL E STF QUEREM A QQ CUSTO IMPOR A DITADURA QUE JÁ ESTÁ EM CURSO.
Não existe mais orçamento secreto? Rssss
Esss dinheiro foi negociado no Governo Bolsonaro. Os parlamentares sabem a quem agradecer. Que aceitem as emendas e votem conforme a vontade de seus eleitores.
E aí xandao, o nine descumprindo a decisão do STF, vai dar 24 para o molusco se explicar?
👌
E ai deputados e senadores de Direita não vão reagir? Votamos em vocês qual a medida a se tomar, se fosse Bolsonaro eles já estariam pedindo cadeia.
Não é caso de impchement!
ENTENDA-SE EMENDAS DE RELATOR = ORÇAMENTO SECRETO. ELES PODEM, BOLSONARO NÃO.