O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, neste domingo, 19, a vitória de Javier Milei (A Liberdade Avança) nas eleições argentinas, mas não citou o novo presidente do país nominalmente.
“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada”, escreveu o petista no X/Twitter. “Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar com nossos irmãos argentinos.”
Milei não era o candidato apoiado pelo chefe do Executivo, que possui maior preferência pelo peronista Sergio Massa (União pela Pátria), que ficou em segundo lugar na disputa presidencial.
+ “Javier Milei chama Lula de ‘comunista’ e ‘corrupto’
Com 93,39% das urnas apuradas, Milei tinha 55, 82% dos votos, contra 44,17% de Sergio Massa, ministro da Economia e candidato governista. A distância surpreende, pois as pesquisas eleitorais indicavam um cenário mais acirrado entre ambos.
O peronista reconheceu a vitória de Milei antes mesmo de os números serem divulgados oficialmente. “Javier Milei é o presidente eleito pela maioria dos argentinos”, disse Massa a apoiadores.
Milei vai tomar posse em dezembro para quatro anos de mandato. A vitória vem após uma virada no segundo turno, uma vez que Massa foi o mais votado no primeiro.
Presidente eleito da Argentina, Javier Milei, da direita, é crítico de “comunistas”
A vitória de Javier Milei representa um baque para esquerda de dentro e de fora da Argentina. Responsável por tirar o peronismo e o kirchnerismo do poder, ele tem histórico de criticar publicamente atores “progressistas” no cenário mundial.
+ “Argentina dá calote em bananeiros da Bolívia e do Paraguai”
Enquanto candidato, o membro da coligação A Liberdade Avança afirmou que deixaria de manter relações comerciais com o Brasil e com a China.
Na semana passada, ele classificou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, como “corrupto” e “comunista”. Partido de Lula, o PT anunciou formalmente apoio à candidatura do agora derrotado Sergio Massa.
Como presidente da Argentina, Milei terá de encarar problemas a serem deixados pela esquerda. Atualmente, o país registra inflação anual acima dos 140%. Desvalorizado, cada peso vale, no câmbio oficial, US$ 362. Indicadores divulgados em setembro mostram que a pobreza tornou-se problema para cerca de 40% da população.
Leia também: “‘As tentativas de argentinizar o Brasil serão frustradas'”, entrevista com o economista publicado na Edição 188 da Revista Oeste
Mensagem do Javier Milei para o Luladrao : PERDEU MANE.
Eleito por urna eletronica com voto nao auditavel nao reconhece sistemas legitimos e honestos de eleiçao.
E um cancer que precisa ser extirpado junto com sua alpinista.
graças a Deus !!! fora Peronismo, fora lula ladrão
É muita gargalhada, nada de ?
Não é ? é ????????????????
Pensei no que escrever, mas para não “ofender”, ????????????????????????????????????????????????????
Ele nunca vai dar a mão a tapa. Orgulhoso…
Mas que a MASSA de panqueca perdeu feio, perdeu.
Errar de vez em quando é humano, mas errar TODAS exige método.
Cada Peso vale US$362 ? Óbvio que está errado.
O Lula e a esquerda brasileira sãem MINÚSCULAS desse processo, o LIXO do Foro de SP saem ENFRAQUECIDOS, o corrupto de 9 dedos perdeu todo o poder no MERCOSUL. A DIREITA e o LIBERTARIANISMO estao a cada dia mais fortes, mesmo aqui, com os ABSURDOS do stf contra esses movimentos. O pt será ESMAGADO nas eleições Municipais e eh bom que os políticos percebam essa mudança no perfil dos eleitores pq aqueles que apoiam a esquerda NAO SE REELEGERAM!
Kkk… Mercosul ou Percosul?
Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida.