O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja fazer trocas no primeiro escalão do governo, de acordo com informações da rádio Itatiaia. As mudanças vão ampliar o espaço da Câmara dos Deputados no Executivo como resposta à votação da reforma tributária e do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), foram aprovados no final da semana passada na Casa.
As alterações devem ocorrer no Ministério dos Esportes e no Desenvolvimento Social (MDS). Apesar de o MDS estar na mira da mudança e ter entrado na mesa de negociação, segundo reportagem da rádio, Lula não quer abrir mão da pasta.
Os cotados para assumir as duas vagas que deverão ser abertas no segundo semestre, depois do recesso parlamentar, são o deputado federal André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa (Republicanos-PE).
Para assumir a presidência da Caixa Econômica Federal, que também está na lista de trocas de Lula, o nome é o de Gilberto Occhi (PP) que foi ministro das Cidades no Governo Dilma, ministro da Saúde e presidente da Caixa Econômica Federal no Governo Temer.
Reunião com cerveja e uísque
Lula se reuniu com Arthur Lira (PP-AL) presidente da Câmara dos Deputados, e líderes partidários no Palácio da Alvorada na sexta-feira 7.
O encontro teve clima de descontração, uísque e cerveja à vontade, segundo informou o jornal Folha de S. Paulo.
O petista agradeceu aos parlamentares pelo esforço na aprovação das matérias nesta semana – em especial da reforma tributária. Lula também indicou aos convidados que deverá lançar durante o recesso parlamentar o chamado novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo relatos ouvidos pelo jornal, o clima do encontro foi amistoso e descontraído. O petista disse que pretende realizar novas “reuniões” como a de sexta e ressaltou a importância da manutenção do diálogo entre o Executivo e o Legislativo.