O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá, nesta quinta-feira, 23, o presidente da República de Benin, Patrice Talon.
O chefe de Estado do país africano virá acompanhado dos ministros Olushegun Bakari (Negócios Estrangeiros), Romuald Wadagni (Economia e Finanças) e Gaston Dossouhoui (Agricultura e Pesca).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
De acordo com o governo brasileiro, o encontro tem o objetivo de avaliar o estado da relação bilateral entre os dois países. Além disso, os dois presidentes discutirão formas de intensificar a parceria em áreas como agricultura, energia, cultura, turismo, comércio e investimentos.
Eles também discutirão assuntos como o combate à fome e a mudança do clima. Esses são os temas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP-30), marcada para acontecer na cidade de Belém, capital do Pará.
Leia mais:
Essa visita ocorre poucos meses depois da reabertura da Embaixada de Benin em Brasília, em fevereiro.
Com a visita do presidente de Benin ao Brasil, Lula se aproxima ainda mais com países da África
Desde que voltou ao Palácio do Planalto, em 2023, Lula viajou para Angola, África do Sul, Cabo Verde e Egito — todos países africanos.
Lula também participou da 37ª Cúpula da União Africana, formada por 55 países. O presidente brasileiro defende publicamente a reforma da governança global. O objetivo é dar mais representatividade para os países africanos em espaços de poder.
Ação bilateral, é palavra código para emprestar dinheiro que nunca será pago.
Bilhões de reais, é o preço que o Luladrão paga para comprar os políticos, suporte internacional e até um filme mudando sua história de corrupção para uma de heroismo, tudo isso para permanecer no cargo de presidente do Brasil e ter em suas maos a chave do cofre, é um governo tóxico e prejudicial as nossas vidas, ou alguém acredita que o charlatão possui alguma capacidade de governar e obter resultados positivos? Desde quando tomou posse, passamos a posição de devedores e pagadores de juros, hoje temos uma dívida pública de R$7.5 trilhões consumindo 80% do PIB. Estamos próximos do colápso da economia e consequentemente do regime perdulário esquerdopata. Se você pensa que a violência e crimes hediondos já estão a níveis insuportáveis, então prepare-se para o apocalípse, um sofrimento inimaginavel de cataclismos repetidos.