O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que há a necessidade de “um processo educacional” da população brasileira quanto ao preço dos alimentos. “Uma das coisas mais importantes para que a gente possa controlar o preço é o próprio povo”, disse o petista, em vídeo publicado nesta quinta-feira, 6.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Lula insinuou que os alimentos estão caros por decisão arbitrária dos produtores e comerciantes. De acordo com ele, “é preciso que se tenha responsabilidade em todos os setores da cadeia produtiva”. Além disso, disse que “ninguém pode explorar ninguém”.
Lula defende ‘processo educacional’ da população sobre preço dos alimentos e sugere compra de “similares”.
— Metrópoles (@Metropoles) February 6, 2025
“Eu não posso comprar aquilo que eu
acho que está sendo exagerado o preço. Eu compro amanhã, eu compro outra coisa, eu compro similar”, afirmou o presidente em entrevista… pic.twitter.com/EgslWuhILi
Sob esse argumento, o presidente sugeriu que as pessoas forcem os comerciantes a baixarem o valor. Para isso, diante do preço alto de algum alimento, Lula recomenda simplesmente não comprar. “Eu compro amanhã, eu compro outra coisa, eu compro o similar.”
“Se você vai ao supermercado em Salvador e você desconfia que tal produto está caro, você não compra”, diz Lula no vídeo. “Se todo mundo tiver essa consciência e não comprar aquilo que acha que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender, porque senão vai estragar.”
Inflação de alimentos continua subindo em 2025
A inflação geral, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulou 4,83% de alta em 2024, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o subgrupo da alimentação em domicílio subiu 8,23% em relação ao ano anterior.
![picanha e café - oposição](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/02/picanha-e-cafe-oposicao.jpg)
Em 2025, a tendência se mantém. O IPCA-15, considerado a prévia oficial da inflação e produzido pelo IBGE, subiu 0,11% em janeiro. O grupo dos alimentos e bebidas foi o principal responsável pela alta, ao subir de 1,06% no mês.
O subgrupo da alimentação no domicílio subiu 1,10%. O encarecimento do tomate, que ficou 17,12% mais caro em relação a dezembro, e do café moído, que encareceu 7,07%, foram os produtos que mais pesaram no índice.
com cartão corporativo esse analfabeto, compra o que quiser, e o povo que se lasque…….
SIM ESSE SÃO OS VERDADEIROS CULPADO POIS FIZERAM O “L” TEM QUE SOFRER MESMO.
No ano 2000 pessoas caçavam ratazanas em ruas próximas de restaurantes em Buenos Aires como fonte de proteína, que eram preparadas após limpas e desinfetadas em água sanitária, guardei o recorte de jornal com essa notícia. Hoje a Argentina está em pleno processo de recuperação econômica e social, eliminando os vínculos dos governos passados com práticas socialistas, na contramão, o Brasil verá em breve parte da população recorrendo as latas de lixo e a fauna urbana para encontrar sua subsistência como se vê na Venezuela e Cuba.
Alguém avisa para o apedeuta beócio, energúmeno e mentecapto que os preços caem com maior oferta de produto e ganhos de produção, não o povo passando privações, como elem já disse antes ao criticar quem tem mais de um televisor. O SUS comprou um medicamento de terapia gênica utilizado para tratar crianças com distrofia muscular de Duchenne (DMD) que custou R$ 20 milhões a dose. Deixar o paciente sem a medicação não diminuiria o preço.
Não engana mais ninguém. Metade dos idiotas que votaram nele já se arrependeram. Os outros não têm cura mesmo.
Não engana mais ninguém. Metade dos idiotas que votaram nele já se arrependeram. Os outros não têm cura mesmo.
Processo educacional?! Como na China?
Precisamos saber a hora de parar com nossas atividades, caso contrário, vamos pagar mico a toda hora !
Precisamos saber a hora de parar com nossas atividades, caso contrário, vamos pagar mico a toda hora !
😂😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Vão ficar de mimimi até quando 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Entendi, a solução então é boicotar os supermercados, em vez de reduzir a gastança desenfreada do desgoverno. Se eu deixar de pagar os impostos, vocês vão abaixar também? é isso mesmo, desequilibrar oferta e demanda? Bora todo mundo fazer jejum e ajudar a falir o empresariado. Tá SERTO…
Se a gente deixar de comprar algum produto, além do fabricante e vendedor ter que baixar o preço, o governo também irá reduzir os impostos sobre o produto ou, só na b… dos outros e na sua nada ???
🚨🌈💩”Aparelho excretor não reproduz” Levi fidelis ,extrema esquerda maldita
Já que não dá pra dizer que a inflação é culpa “de um amigo”, o Lula rápido diz que a culpa é do povo!…Kkkk
Isso aí Luladrão, Pra que picanha se existe abobora?! Vamos ter uma população completamente vegana como sempre por força governamental, pois essa é a forma TOTALITARIA de todo ESTADO estimular o consumo de produtos VERDES hiper saudaveis. TOME LHE NABO PETISTAS MALDITOS, MUAHAHAHAHAHA