O presidente Lula sabia do risco de ataques na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A afirmação é do senador Marcos do Val (Podemos-ES), em entrevista ao programa Oeste Sem Filtro, exibido nesta segunda-feira, 16. O vandalismo contra os Três Poderes ocorreu em 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.
“O presidente da República, Lula, ciente da situação, deixou Brasília para que a tragédia ocorresse, podendo levar ao risco de pessoas morrerem”, revelou Do Val. “Ele queria que a oposição se autodestruísse.”
Segundo o parlamentar, o petista soube da possibilidade de ataque por meio de mensagens no WhatsApp, no sábado 7, um dia antes da invasão. “O que estaria fazendo um ministro da Justiça sozinho, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em um domingo à tarde, durante o recesso do Congresso?”, interpelou Do Val, ao afirmar que Dino, ministro da pasta, também sabia da possibilidade dos ataques. “Dino disse que abriu a janela, viu a bagunça que estava acontecendo e fez um ofício para o governador.”
O senador pediu ao Gabinete de Segurança Institucional uma cópia dos documentos que comprovariam que Lula e Dino já sabiam da possibilidade da invasão. Agora, o parlamentar vai pedir o afastamento e a prisão de Dino. Na semana passada, a Agência Brasileira de Inteligência informou que avisou o governo, dias antes, do risco dos atos que ocorreram na Esplanada.
“Em ofício enviado por Dino ao governador do DF, Ibaneis Rocha [MDB], o ministro assegura que, caso precisasse, ele acionaria a Força Nacional”, explicou Do Val. “No entanto, depois que tudo aconteceu, Dino diz para alguns repórteres que só poderia acionar a Força Nacional caso acontecesse uma intervenção federal.”
“Janela quebrada”
Durante a entrevista, o senador citou um estudo chamado “Os efeitos da janela quebrada”, de um policial norte-americano, para explicar o que houve em 8 de janeiro. “Quando escutamos o som de uma janela quebrada, temos a sensação de que não há ninguém em determinado local e que ele está abandonado”, disse Do Val. “Desse modo, entendemos que podemos quebrar as janelas. Isso é o efeito manada. Todos fazem as mesmas coisas.”
De acordo com o parlamentar, havia dois grupos entre as pessoas que depredaram os Três Poderes: os que filmavam de “forma inocente” e os que ficaram na grama, “sem entender o que estava acontecendo”.
“Não dá para dizer que toda a direita é anarquista”, disse o senador. “Já foi identificado que foi um número pequeno de pessoas que, de fato, praticaram os atos de vandalismo.” O parlamentar deseja pedir o impeachment de Lula pelo crime de prevaricação — quando um funcionário público retarda ou deixa de praticar ato de ofício em benefício próprio.
O 8 de janeiro
Em razão do ataque contra às instituições públicas, os policiais tiveram de fazer um esquema de “rede”, puxando inocentes e culpados, para estancar a crise, segundo o senador. “Os agentes colocaram todos dentro de alguns ônibus e começaram a procurar um lugar para fazer a separação do ‘joio e do trigo'”, contou Do Val. “Então, os policiais passaram em frente ao quartel-general e colocaram os manifestantes que estavam no local para entrar no ônibus. Essas pessoas foram de forma inocente, pensando que seriam levadas para a rodoviária.”
Nesse momento, de acordo com o senador, os agentes lembraram que a academia da Polícia Federal era o único local que teria capacidade para desembarcar os manifestantes e fazer a “separação” em algumas horas. Contudo, isso não aconteceu. Mas os agentes, conforme o parlamentar, pediram ajuda dos próprios familiares para o envio de colchões para os detidos.
O leitor pode acompanhar a entrevista completa através deste link.
Vendo imagens da TV e não se vê resistência alguma contra uma dúzia de pessoas que nem Armadas estavam. A impressão q se tem é que se deu um “Vamos deixar quebrar”
Todo mundo sabia dos atos de 08/01/2023. O Senador Marcos Do Val está certo em suas declarações. Querer destruir a Direita, principalmente depois de ressurgir com o Presidente Bolsonaro, é e sempre será objetivo da Esquerda. O programa da Esquerda é se perpetuar no poder e eliminar qualquer possibilidade de oposição.
Caro Senador! Achei muito estranho, o Luladrao indo até Araraquara em um domingo, dar a Bênção a um buraco na rua, feito por uma chuva. Estranho também um Ministro sozinho no Domingo em seu gabinete, principalmente em recesso. Agora torço que o senhor, tenha sucesso na sua empreitada é quê em fevereiro, o Rodrigo Pacheco não se reelega presidente do Senado. Se isso acontecer aí sim o Luladrao dança, caso contrário é lula e PT por mais 12 anos, no mínimo.
É provável que os supostos conhecedores dos locais invadidos sejam pessoas do governo atual que manipularam ou direcionaram os idiotas para os 3 locais invadidos. O governo juntamente com o STF se aproveitaram da ocasião para transformar também os acampados em frente aos quarteis em invasores criminosos e portanto viabilizar a imediata remoção e prisão dos mesmos.
Nossa justiça supostamente defensora dos direitos humanos, etc… mistura os que chegaram no domingo com os que já estavam a semanas na frente do QG do exército e agora os trata a todos como terroristas e ninguém da área jurídica não fala nada. Espero muito que o senador tenha sucesso em sua ação contra o dinossauro.
Agiram em quadrilha pata agravar a situação jurídica dos manifestantes. São criminosos.
Ele MUDOU O DISCURSO e parece ORIENTADO a citar algumas frases. Ordem de militares e policiais?
Essa classificação de manifestantes q ele fez é bem PRECONCEITUOSA e só aumenta a DIVISÃO na direita.
1. Os manifestantes do gramado são a “direita inteligente” q “não é bolsonarista”. What??
2. Os manifestantes q entraram inocente pra filmar são os “bolsonaristas”. Ora bolas!!!
Essa direita “limpinha” me dá náuseas.🙄
Caro Du Val, me questiono onde estão os senadores, seus pares de ideologia liberal de direita, seus pares de liberdade e respeito pela nossa CF, onde estão esses homens políticos? Como o Sr acredita que vai conseguir estremecer os alicerces desse governo, como o Sr espera ser acompanhado por esses homens políticos que esqueceram o que é ser um homem de família e valores, como?? Quero crer na força do bem, e creio, mas não subestimo mais a força desse inimigo gigantesco, vejo o medo caindo sobre o congresso pelas mãos do ser mais perigoso hoje desse país, onde jamais imaginei ser um ministro!
Deus o abençoe e o proteja contra toda armadilha sutil de satanás
Já devia estar preso sem voltar para a cela de Curitiba.
Seu lugar é na Papuda até morrer.
CAEM POR SÍ.
POR INCOMPETÊNCIA.
NEM PRECISA TORCER.
MAS APRENDEMOS COM A TV OFICIAL, A GLOBOLIXO, E NÃO ARREDAREMOS PÉ.
CONFIRMAREMOS A INCOMPETÊNCIA, A INSENSATEZ, A INCAPACIDADE DE GERIR UMA TARTARUGA ANDANDO DE RÉ.
Óbvio fez vista grossa p acontecer o pior. Conluio total . Espero q consigam levar as investigações a frente.
E viva as Frouxas Armadas que olha mas nada enxerga.
Existe um cheiro de podre no reino da Dinamarca, já diziam…