O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta terça-feira, 30, a lei que institui o Dia Nacional do Funk no Brasil.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A data escolhida para comemorar o gênero musical foi 12 de junho. A data se dá como homenagem ao Baile da Pesada — evento que popularizou o gênero, realizado em 1970.
A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou o projeto no início do mês. Depois, seguiu para sanção presidencial.
Ministro Alexandre Padilha foi o autor do projeto que cria o Dia Nacional do Funk
A ideia de criar um dia para homenagear o gênero musical surgiu em 2021, quando o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, apresentou o projeto na Câmara dos Deputados. À época, ele era deputado pelo PT.
Ainda naquele ano, o petista justificou o projeto ao dizer que o funk engloba uma comunidade popular que possui 20 milhões de “adeptos” em todo o país.
Já nesta semana, depois da sanção do presidente Lula, Padilha afirmou, por meio de postagem no Twitter/X, que o gênero musical “nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo”. “O funk é voz, é identidade, é resistência.”
Lula também comemorou a sanção
Em vídeo publicado no Instagram ao lado de Padilha, Lula também comemorou a sanção da lei. “Viva o funk”, disse o presidente. De acordo com o chefe do Poder Executivo, esse tipo de música “é muito mais do que um gênero musical, é uma plataforma de transformação social”.
Conforme a lei, a criação do Dia Nacional do Funk “institucionaliza um espaço para discutir políticas públicas, que atendam às demandas das comunidades”.
O Dia do Funk já é celebrado no Estado de São Paulo, em 7 de julho. A escolha da data foi uma homenagem ao MC Daleste, assassinado em 2013, durante um show em Campinas (SP).
Leia também: “Lavagem cerebral na sala de aula”, reportagem de Branca Nunes publicada na Edição 181 da Revista Oeste
Nem sei é trágico ou cômico? Que país é esse….vamos rir para não chorar…
Coisa mais ridícula! Sem dúvida, todo o brasileiro deve estar vibrando de felicidade com a sanção de uma lei tão relevante para o país. Agora, finalmente, não tem mais pobreza: a saúde, a segurança e a educação são equivalentes ao que há de melhor no mundo. Todo brasileiro com dinheiro sobrando para fazer o seu lazer de qualidade junto a sua família e amigos. Realmente, quem fez o L está de parabéns, cegos são todos os que não concordam. O Brasil voltou a sorrir! Que felicidade! Concorda? Se não concordar, você está errado, deve ser golpista, é antidemocrata, é negacinista, fascista, etc… Deve até achar que o Maduro, aquela flor de pessoa, fraudou a eleição na Venezuela. Que horror! Exagerei, eu sei, mas…
Noooosssaa. Isso é tão importante para nosso país.🙄🙄
Que foto! Representa a fossa fecal atual do Brasil! Dois Marginais!
Ainda faltam o “ dia do ladrao” o “ dia do corno” o “ dia da corrupção “ o “ dia do rato” …
E só o “POGRESSU”. Senta, senta, senta, porque “nois” num “vai” a lugar nenhum!
Lixo! Subcultura!